Pedido de autorização á ADRA para instalação de sistema de contagem de agua para domotica

Para eventuais pessoas que estejam interessadas aqui fica o orçamento dado pela ADRA para poder contar os consumos de agua com domotica.
Captura de ecrã 2024-09-07, às 14.36.29

Explicação da ADRA:
O primeiro equipamento é um emissor de impulsos com duas saídas: uma para a disponibilização do sinal de ligação para o cliente e outra reservada para o segundo equipamento. Este segundo equipamento é um dispositivo de telemetria externo, destinado à utilização e disponibilização de dados pela AdRA.

Questionei a adra sobre a necessidade do aparelho de telecontagem deles:
No seguimento da v/ comunicação de 04/09/2024, a qual mereceu a nossa melhor atenção, informamos que, caso v. exa. opte pela instalação de um sistema de telemetria no contador em apreço, tal implica a aquisição de um dispositivo de telemetria externo. Este dispositivo terá como finalidade transmitir os dados de consumo para os servidores da AdRA, sem prejuízo da saída de pulsos para disponibilização ao cliente.

Confirmamos que o dispositivo externo transmitirá diariamente as leituras do contador para os nossos servidores, o que permitirá a cessação das estimativas de consumo.

parece que quem queira fazer isto do modo correcto terá de pagar uma boa nota… em contra partida acabam com as estimativas.
Eu infelizmente vou pagar porque quero acabar com as estimativas e não gosto de problemas com estes Senhores.
Fica aqui a experiência para quem estiver interessado.

1 Curtiu

Não me surpreende demasiadamente o valor. Sendo algo relativamente novo e que não é de utilização ainda promovida pela companhia de distribuição de água.

Não estou hoje a recorrer a tal solução (não sei se a Tejo Ambiente também disponibiliza essa possibilidade), mas tenho andado a experimentar a abordagem da leitura óptica através do projecto ai-on-the-edge.

A câmara (ESP32-CAM) lê os digitos e reconhece os valores. Ao fim de um ciclo de reconhecimento, envia os dados por MQTT. Do lado do HA recebo os dados e uso em automações (e.g. preparar notificação a avisar-me de comunicar a leitura, ou fechar automaticamente a água, caso haja um fluxo ininterrupto de água por mais de x tempo).

Ainda não é 100% robusta a leitura dos digitos do meu contador actual, mas na experiencia com outro contador com digitos diferentes, não obtive quaisquer erros após bem afinado. Portanto penso que é algo que irá certamente melhorar com novas iterações do software e dados de treino, e para quem tenha contadores que hoje sejam mais fáceis para o reconhecimento, melhor ainda.

Quando tiver maior confiança nos reconhecimento da contagem, estou a considerar montar uma integração para mandar a contagem para a Tejo Ambiente usando a mesma API do site.

IMG_2081

2 Curtiram

Tenho a dizer que uso uma solução barata vai quase para 1 ano:

Neste momento estou a testar alimentar com 4 pilhas tipo C recarregáveis e tenho expectativa que durem 2 meses ou mais. Com 4 pilhas AA recarregáveis dura-me 1 mês e 1 semana.

1 Curtiu

Consegues medir caudal com isso?

Eu até usava um sistema desses mas a realidade é que eu não quero problemas com a companhia! E sem autorização deles eu não mexo em nada.

Também sou cliente AdRA e não tive problemas até à data. Repara que o sensor não tapa os valores do contador.

Mas tu pediste autorização para ter isso no quadro?

Nenhum pedido feito.

Sim. A aplicação para além de escrever num tópico que dá a contagem, também reporta o caudal em m3/h para além de algumas outras informações:

Tal como a contagem, o ritmo a que consegue calcular e actualizar o caudal está limitado a uma leitura a cada 5 mins que é o tempo que o esp32 leva a conseguir analisar as imagens e a reconhecer os digitos.

1 Curtiu

eu vou questionar amanha a adra sobre isso. não perco nada.

Eu optei por esta solução porque me pareceu menos proxima de intrusiva (é apenas uma câmara que “olha” para o contador). Na altura já tinha visto soluções como a indicada pelo @dgomes mas ficou um pouco esse receio de ter chatiçes com a companhia, mesmo que na pratica não se esteja a fazer nada no contador, apenas ter um sensor próximo o suficiente para capturar os impulsos à medida que o disco magnético gira (é inclusivamente a forma como os sensores comerciais funcionam).

Se tivesse que ir por uma solução baseada no sensor dos impulsos, penso que em vez do Rasberry Pi, iria procurar montar algo que usasse o ESP32 em modo deep sleep e usando o coprocessador ULP. Assim se a implementação for bem feita deve ser possivel alimentar a solução durante meses ou até anos até trocar as pilhas.

@Duarte_Santos depois mantém-nos informados do feedback que obtiveres. Penso que é útil saber como este tipo de soluções são vistas na óptica das companhias. Obrigado

De notar que no limite mesmo que a companhia não permita nada em contacto com o contador, o cliente pode sempre fazer o que quiser no lado da canalização a juzante do contador, pelo que pode por exemplo montar um sensor de fluxo de água, e obter informação a partir deste:

Ou este:

Porém fico sempre na dúvida se o interior do sensor é apropriado para água de consumo humano e aguardo por um produto de um fabricante principal ou dedicado a consumo humano. Para já parecem ser produtos para rega.

podes dentro da propriedade pelo que me foi dito, isto quer dizer no tubo de entrada no primeiro colector.

@vitaminac sim esses são mais apropriados para rega. E principalmente pela robustez (material plástico) não me parece boa ideia ter este tipo de válvula (combinação de válvula solenoide + sensor de caudal) constantemente sob pressão, que seria o caso. Eu tenho válvulas semelhantes para a rega (Giex zigbee valve), e tenho sempre antes uma válvula de esfera semelhante à da foto do contador que mostrei. A válvula de esfera é de metal e identica mecânicamente às valvulas manuais, com a diferença que são actuadas por um motor, pelo que não têm quaisquer problemas de aguentar continuamente a pressão da água.

A forma como tenho a automação para as válvulas zigbee de plástico, garanto sempre que as de esfera que estão antes, são fechadas quando a rega termina, e abro momentaneamente as zigbee para libertar a pressão.

O meu ponto aí é mais em relação a poder ou não colocar um sensor encostado ao visor do contador.

no quadro do contador tenho quase a certeza que não pode existir modificações. pelo menos a ADRA este ano mandou me um desenho do que deverá ser o quadro do contador e os equipamentos necessários.

A noção que tenho (e naturalmente cada concelho/companhia/outro terá regras que podem divergir uns dos outros) é que depois do contador o cliente é proprietário e tem controlo sobre a sua infraestrutura de água. É comum todavia encontrar determinados requisitos ou restrições, tais como a obrigatoriedade de existir uma válvula anti-poluição / retenção para impedir que água da instalação seja injectada na rede, bem como a proibição de a canalização que é abastecida pela rede pública, ao mesmo tempo estar ligada a canalizações com outras fontes de água, tais como circuitos de recirculação de água de piscinas, ou furos/poços.

1 Curtiu

resposta da ADRA sobre a possibilidade de colocar um aparelho meu DIY.

No seguimento da vossa comunicação de 09/09/2024, a qual mereceu a nossa melhor atenção, cumpre-nos esclarecer que os instrumentos de medição são propriedade da AdRA, pelo que só podem ser manuseados pelos n/ serviços. Assim, qualquer sistema adicional que se pretenda instalar nesses equipamentos, terá que ser adquirido e instalado pela AdRA, de acordo com as suas normas e regulamentação interna.

Nesse sentido, caso a vossa pretensão seja a aquisição de um equipamento para transmissão de pulsos, a solução apresentada é a única que se revela tecnicamente viável, cumprindo os parâmetros e critérios definidos pela AdRA para o efeito.

entretanto já os questionei, se os aparelhos de medida são deles porque tenho eu de pagar por um equipamento de telemetria! Vamos ver o que dizem…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade