Pedido de autorização á ADRA para instalação de sistema de contagem de agua para domotica

Boa. Excelente ponto :grinning:

Eu para já fico-me pela solução não intrusiva. Entretanto decidi compilar e experimentar a branch rolling do ai-on-the-edge, e até agora tem se revelado mais fiável a reconhecer os digitos. Tem agora a possibilidade de zoom tirando partido de toda a resolução do sensor de imagem, de modo que assim o firmware tem imagens mais detalhadas dos digitos para analisar:

Caso mesmo assim não fique satisfeito, terei na mão outra hipótese que é enriquecer o modelo AI (tensor flow) com as imagens dos digitos do meu contador.

Esclarece me se souberes SFF.
Estes sensores “contam” se não houver pressão?

Embora não tenha testado um destes, o que é de esperar é que não dependam da pressão. Vāo medir apenas o caudal da água a fluir através de uma pequena turbina. Esta por sua vez deverá ter um pequeno íman embutido, de modo que cada rotação seja detectada por um sensor de efeito de hall. Neste que mencionei, eles referem um caudal mínimo de 1 litro por minuto, o que até não é mau.

Em termos de pressão máxima que a peça aguenta, eles referem até 1.75 MPa (17.5 bar). Mesmo que estejam a exagerar, ainda assim é uma boa margem acima dos habituais 4 bar da rede pública (em alguns casos até 8).

esse sensores de caudal devem sempre ter um filtro antes, as vezes partículas de areia ou lixo vêm da tubagem da rede e como a turbina é de plástico parte as pas facilmente ou cria desgaste, pior ainda é que isso partido pode acabar numa valvula numa maquina de lavar ou nas torneiras.

o site que mandaste para comprar o sensor de flujo de agua na amazon só vai até 3/4" e 1/2", normalmente a entrada é feita a 1" = DN25 não estás a restringir o caudal da tua casa com um aparelho mais pequeno?

o que queres dizer se não houver pressão? para existir caudal é necessário pressão, sem pressão não existe caudal. o aparelho mede o movimento da agua (caudal), se a agua não se mover não existe contagem.

Sim, consoante o caso é preciso outras dimensões. No meu quadro por exemplo as roscas do contador e da valvula são 3/4 “, mas em outra habitação (apartamento) já reparei que a dimensão é 1” como indicou. É preciso escolher o que seja apropriado consoante o caso.

Perguntava porque tenho um depósito a 1 metro de altura e a pressão é pouco ou nada. A água passa pela torneira mas tinha dúvidas se a sonda iria contar alguma coisa . Mas só testando e afinando .

um metro de altura do ponto de saída corresponde a 0.1bar, vais ter caudal mas é uma coisa muito baixa, no entanto é suficiente para o sensor trabalhar.

Sim a pressão é indiferente e em nada afecta a leitura de caudal. Como já foi dito, a pressão até pode ser 8 bar, mas se estiverem as torneiras todas fechadas não há caudal.

Não confundir este género de dispositivo que é apenas sensor de caudal, com os dispositivos que integram valvula solenóide (e.g. Giex valve Zigbee). Neste caso sim há uma pressão mínima de operação, por causa do funcionamento da válvula solenoide (precisa dessa pressão para poder abrir ou fechar).

Há apenas a questão do caudal mínimo como referi, que naquele exemplo é de 1 litro/min, que é tipo uma torneira a escorrer água devagar. Os contadores de água comuns conseguem ter mais sensibilidades maiores (medir fracções de litro/min) mas têm mecanismos mais complexos e tendem a ser grandes, caros e ainda é preciso acrescentar a electronica para pô-los a contar automaticamente (no fundo voltando ao tema principal deste tópico).

Já agora a título de curiosidade, as especificações do contador de água Flow Systems SV-RTK que tenho no meu quadro:

Em termos de pressão, só existe como parâmetro o máximo que o aparelho aguenta (eventualmente alguma coisa há de avariar ou saltar fora caso a pressão seja excedida…). Neste caso 16 bar (bem acima do normal para uma instalação normal de fornecimento de água). Caudal mínimo de 6.25 litros/hora (= 0.10 litros/min), o que claramente supera estas pequenas sondas da aliexpress.

Desculpem ir um pouco para Off-Topic, mas pegando na ideia não intrusiva da sonda de caudal do Aliexpress, gostaria de também adicionar uma eletro-válvula de segurança, acionada pelo HomeAssistant, no entanto só me parece solução uma que mantenha a posição em que está, tenha ou não eletricidade.

As NC ou NC mais comuns têm uns contras que não me agradam:

  • Uma NO em caso de inundação e corte de energia (tipo curto circuito e o quadro vai a baixo) volta a abrir e a piorar a inundação…
  • Uma NC deixa-me sem água quando falta a luz.

Lembro-me de já ter visto destas válvulas em alguma loja online, mas agora estive à procura e nem sei o nome delas, pelo que nada encontro. Alguém consegue ajudar a encontrar?

primeiro ponto: isto é um pouco complicado de explicar, primeiro se te faltar a energia á electrovalvula ela não fecha nem abre, se o curto circuito no quadro for uma situação em simultâneo com a inundação a válvula não mexe. normalmente este tipo de válvulas não tem retorno por mola, primeiro porque não são de membrana e sim de esfera, já que queres o maximo de caudal e o menor perda de pressão na valvula e segundo não tem força para fechar com a mola. PS: até agora na minha pesquisa não encontrei nenhum actuado eléctrico com retorno por mola para válvulas de esfera.

segundo:

  • Uma NO em caso de inundação e corte de energia (tipo curto circuito e o quadro vai a baixo) volta a abrir e a piorar a inundação…

se isto for em simultaneo a valvula não mexe (fica sempre aberta) porque fica sem energia, caso a inundação seja detectada primeiro e dê tempo de fechar a valvula quando der o curto circuito a valvula ira permanecer fechada porque fica sem energia e não abre sem electricidade.

  • Uma NC deixa-me sem água quando falta a luz.

não propriamente porque a valvula que comprares pode ter o selector manual para abrir, neste caso eu comprei a Electric actuator A83 7-wires na HPcontrol e esta tem feedback aberto fechado e comando eléctrico e selector manual para abrir ou fechar no caso de falta de energia.

eu comprei a minha valvula de corte DN25 daqui. não foi barato ainda me custou 120€ no entanto eu tenho um plano para fazer um sistema de estanquecidade á rede de casa como procedimento semanal e preciso da valvula. eu aconselho o actuador Electric actuator A83 7-wires. a vantagem deste sistema é que a válvula é universal e o actuador em caso de avaria pode ser trocado.

tambem comprei varios detectores de inundação
e um transdutor de pressão

o objectivo será fazer o controlo em caso de inundação, analise e corte da pressão da rede em caso de pressões altas a cima dos 4bar, e teste semanal de estanquicidade da rede interior da casa (este sistema é um dos métodos usados na empresa em que trabalho para testar alguns produtos, quando terminar vou fazer um post com o meu sistema para partilhar a ideia).

1 Curtiu

onde é que o compraste?

Não comprei, isto é o contador da companhia

1 Curtiu

Obrigado pela partilha. É este tipo de válvula que procurava… Vermelho/Verde : Abre | vermelho/preto : fecha
sinaliza se está a abrir ou a fechar, …

As válvulas que eu referia (que foi as que tinha encontrado) devem ser de membrana, com mola e nessas acontece o que eu referi, pois têm a posição NC (normalmente fechada) e NO (normalmente aberta). São as que tenho no aquecimento central e em caso de falha de energia, fecham o circuito (NC).

Na Hidraulicart há um contador semelhante, barato e inclusive com opção de emissor impulsos (parece um reed switch).
https://www.hidraulicart.pt/loja-online/contadores/contadores-de-agua-jato-unico/

essas de membrana não são as indicadas para cortar a alimentação da agua da casa por alguns motivos:

Primeiro não permitem passar o caudal necessário para alimentar a casa e tem muitas quebras de pressão devido a sua construção.
segundo por serem de membrana correm sempre o risco de ter pequenas fugas quando o furo da membrana entope (por experiência já desentupi muitas onde trabalho, normalmente até temos filtros antes para prevenir isso) quando o furo entope a valvula não fecha totalmente. a membrana com o tempo tambem rasga.
terceiro ou são normalmente abertas ou fechadas, existe sempre um estado fixo, não são bi-estaveis.
quarto não existe comando manual fisico para as abrir, ou tens electricidade para as abrir ou não abres.

aconselho ires para a valvula de esfera com actuador, escolhe a valvula de esfera com o DN correspondente a sessão do tubo que tens na zona onde a queres meter para não restringir o caudal e compra inox. eu comprei actuador com feedback para aberto e para fechado, mas as vezes o feedback de fechado é o suficiente, não te enganes a escolher a tensão de funcionamento que pretendes, já que podes escolher entre 230Vac ou 24Vdc.

1 Curtiu

Não é muito caro, e se for por reed switch é fácil de integrar.

resposta da Adra a ultima questão

Se os instrumentos de medição são propriedade da ADRA porque tenho de pagar pelo aparelho de telemetria para vocês e não posso pagar pelo aparelho com as duas saídas de pulsos?

No seguimento da vossa comunicação de 10/09/2024, a qual mereceu a nossa melhor atenção, cumpre-nos informar que a AdRA não representa, nem comercializa, os equipamentos sugeridos por v. exa. No entanto, uma vez que o contador é propriedade da AdRA, qualquer equipamento relacionado com o mesmo deve ser instalado e monitorizado pelos nossos serviços.

Neste sentido, esclarecemos que a única forma de disponibilizar o sinal de ligação ao cliente será através da solução proposta nas nossas comunicações anteriores, a qual contempla a aquisição de ambos os equipamentos (emissor de impulsos com duas saídas e dispositivo de telemetria externo), conforme previamente indicado.

eles continuam a fugir á conversa mesmo sabendo que um dos equipamento que custa perto 130€ é unicamente para eles mas eu é que o tenho de desembolsar… enfim serviços “semi públicos” no seu melhor.
acho que está mais que visto que gostam de se aproveitar dos outros e não auxiliar o cliente… podiam continuar na mesma a ler o contador bi mensal e vendiam me unicamente o contador de impulsos, mais tarde se eles quisessem a telemetria pagavam eles do bolso deles, afinal eu não tenho de pagar por um equipamento da qual não vou usufruir nada…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade