primeiro ponto: isto é um pouco complicado de explicar, primeiro se te faltar a energia á electrovalvula ela não fecha nem abre, se o curto circuito no quadro for uma situação em simultâneo com a inundação a válvula não mexe. normalmente este tipo de válvulas não tem retorno por mola, primeiro porque não são de membrana e sim de esfera, já que queres o maximo de caudal e o menor perda de pressão na valvula e segundo não tem força para fechar com a mola. PS: até agora na minha pesquisa não encontrei nenhum actuado eléctrico com retorno por mola para válvulas de esfera.
segundo:
- Uma NO em caso de inundação e corte de energia (tipo curto circuito e o quadro vai a baixo) volta a abrir e a piorar a inundação…
se isto for em simultaneo a valvula não mexe (fica sempre aberta) porque fica sem energia, caso a inundação seja detectada primeiro e dê tempo de fechar a valvula quando der o curto circuito a valvula ira permanecer fechada porque fica sem energia e não abre sem electricidade.
- Uma NC deixa-me sem água quando falta a luz.
não propriamente porque a valvula que comprares pode ter o selector manual para abrir, neste caso eu comprei a Electric actuator A83 7-wires na HPcontrol e esta tem feedback aberto fechado e comando eléctrico e selector manual para abrir ou fechar no caso de falta de energia.
eu comprei a minha valvula de corte DN25 daqui. não foi barato ainda me custou 120€ no entanto eu tenho um plano para fazer um sistema de estanquecidade á rede de casa como procedimento semanal e preciso da valvula. eu aconselho o actuador Electric actuator A83 7-wires. a vantagem deste sistema é que a válvula é universal e o actuador em caso de avaria pode ser trocado.
tambem comprei varios detectores de inundação
e um transdutor de pressão
o objectivo será fazer o controlo em caso de inundação, analise e corte da pressão da rede em caso de pressões altas a cima dos 4bar, e teste semanal de estanquicidade da rede interior da casa (este sistema é um dos métodos usados na empresa em que trabalho para testar alguns produtos, quando terminar vou fazer um post com o meu sistema para partilhar a ideia).