Qual é o alcance do BLE? Esta solução só funciona na proximidade do dispositivo, não é verdade? Supondo o caso de um habitação com vários pisos, e necessário instalar repetidores (ESP32), para cobertura total do sinal bluetooth, certo?
O alcance vai variar muito, conforme o receptor e a construção da casa.
Eu tenho um RPI4, que não é conhecido pelas seu grande alcance do BT e mesmo assim apanha no mesmo piso um sensor com duas paredes pelo meio e com muito pouco sinal ainda apanha outro no andar superior.
Com um receptor externo, talvez ainda melhore bem mais.
É possível colocar ESP32 para interligar outros dispositivos BT, mas na prática não é repetidor, pois já não irá usar este componente.
Eu acabei por remover este componente e não usar o BT do Raspberry Pi 4 e tenho um ESP32 (com EspHome) no 1º piso onde “apanho” 3 sensores (dois em divisões no mesmo andar e outro no piso inferior), com muito melhor sinal. Por vezes com o PI deixava de ver o sensor…
O alcance do BLE varia muito do tipo de bluetooth e o local como o @Peixeiro comentou.
Moro em um apartamento de 65 m2, pega bem em todo o apartamento pq tenho sensores em todos os cômodos, uso o BT do meu mini pc.
Pela tua explicação, julgo ser melhor usar o ESP32. Tenho sensores de temperatura Dallas e LM35 em cabo, mas estes flutuam mto e estou a pensar substituir pelos Mi, por isso irei necessitar do BLE, com a agravante do HA estar numa ponta (garagem).
Para quem quer centralizar tudo no Passive BLE →
BLE Gateway component will allow you to forward BLE Advertising data packets for external processing to Home Assistant or other systems.
É também o meu caso, tenho o RPI na garagem. Com um D1 Mini ESP-WROOM-32 no 1º andar, consegui melhor cobertura para os sensores, tenho ainda lá ligado um sensor BMP280 e um led RGB, assim tenho a temperatura, humidade e pressão atmosférica nessa divisão, o LED RGB serve de luz de presença nocturna que é o quarto de um dos miúdos, e ainda apanha os 3 sensores BLE xiaomi.
Eu usei este componente no EspHome: https://esphome.io/components/sensor/xiaomi_ble.html
Sobre quantidade de dispositivos, já tenho 9 dispositivos e funcionam super bem, zero problemas!
Comprei um Fingerbot. Não consigo que seja integrado por BLE. Alguém com similar experiência? Tenho um sensor de humidade/temperatura, foi reconhecido na hora.
Olá, verificou na lista de dispositivos compatíveis se ele é compatível com essa integração? Se não estiver na lista é porque não é compatível.
É, companheiro, não está.
Mas quando o comprei não tinha em mente que seria mesmo mecessária a integração no HA. Infelizmente é. Paciência.
Obigado!
Com o HA numa maquina virtual proxmox como consigo detetar o bluetoth do hardware. Já instalei o BLE mas não consigo detetar o bluetoth.
Alguem sabe como isto se faz?
Tens de passar o hardware para dentro da VM antes de puder usar no HA.
E como se faz isso? Podes ajudar.
Antes de mais, muitos parabéns @LeandroIssa pelo tutorial que está espectacular! Obrigado!
Já cheguei a ter esta integração a funcionar perfeitamente com vários equipamentos. Julgo que foi após uma reinstalação de backup que deixaram de funcionar.
Agora, estou a reativar todos. Segui todos os passos, inseri a key respetiva e não consigo visualizar os dados. Continua como “desconhecido”.
Alguma dica?
O homeassistant tem bluetooth nativo agora
Ainda nem tudo é suportado.
E podes ter de usar o Bluetooth_proxy no esphome
Olá malta!
Num dos sensores de temperatura Xiaomi, não me estão a devolver o valor da bateria. Um deles inclusive, não me dá o valor da temperatura. Apenas da humidade.
Alguma dica?
abc
Boas, experimenta apagar o dispositivo e voltar a fazer o emparelhamento. Antes disso retira a bateria espera um pouco ± 1 minuto.
abc
Obrigado @Pedro_Valente pela dica.
Entretanto já aparecem todos os valores, apesar de ter demorado umas horas valentes a estarem todos atualizados. Julgo que será mesmo assim…agora está tudo operacional
abc