Opinião para compra de anemometro

Boas tardes.

Pretendo construir uma estação meteorologia e para tal pretendo adquirir um anemometro e um sensor de direção do vento.

Estava a pensar nestes:

No entanto tem ali 3 versões e nem sei bem qual será mais fácil de ligar e programar em Esphome.

Disponibilizam 3 tipos de Output que vejo possíveis de usar com ESP: RS485 ou 4-20MA ou 0-5V

RS485 obrigava a usar o conversor para ttl e talvez adicione mais complexidade.

Output 0-5v, penso que bastaria fazer um divisor de tensão com duas resistências e já o ligava ao esp (que só tem os 3v nos IOs).

O output de 4-20ma nem sei bem como funciona e como ligar ao esp.

Já alguém montou algo semelhante?

Alguma sugestão de esquema?

Tenho facilidade em seguir um esquema e montar a eletrónica numa perfboard, mas poucos conhecimentos de eletrónica para desenvolver.
A programação não deverá ser problema…

1 Curtiu

na minha humilde opinião esquecia o anemómetro e usava a informação disponível na integração do tempo, ja que tem a velocidade do vento lá e a maior parte das vezes não está muito longe da realidade já que essa informação é adquirida de antenas perto de ti.

mas se quiseres comprar o aparelho:
1º RS485, demasiado complexo para expressar um sinal linear, no entanto os aparelhos são mais baratos 3€ pelo que vi do link que enviaste.

2º 4-20mA bom caso queiras ligar a uma interface longe do anemómetro, precisas de uma interface para converter os 4-20mA para um sinal de 0-5V que o esp consiga ler.

3º 0-5V caso queiras ligar directamente a um esp perto do anemómetro, fácil integração sem interfaces assumindo que o anenometro tem um gráfico para calibrar o sinal.

4º após escolher o modelo que pretendes vais precisar de uma fonte de 12V mínimo ou 24V para alimentar o aparelho, e um conversor DC DC para converter essa tensão em 5V para alimentar o esp.

Eu estou super contente com o Ecowitt Wittboy:

Funciona lindamente e integra direitinho no HA.

Não comprei na Ecowitt porque vinha dos EUA. Em vez disso comprei na Froggit que é na Europa. Vem com outro nome mas é exactamente a mesma coisa:

A estação tem a particularidade de não ter partes móveis. Mede o vento através de ultrasons e mede a chuva através de sensores piezo.

Comprei o kit que traz a estação e o hub. Além disso comprei 6 sensores de humidade de solo que também falam com o hub.

Aconselho vivamente.

1 Curtiu

o homem pergunta a opinião dum equipamento de €10 e vocês sugerem equipamentos de €200+…

tenho um anemometro exatamente igual ao que colocaste (o meu custou cerca de 20€) , calibrei-o usando um anemometro portátil e coloquei um esp32 com mais alguns sensores (h&t, pressão, luz, UV) e meti-lhe o esphome.
funciona maravilhosamente e saiu abaixo dos €30.

2 Curtiram

É isso mesmo que pretendo! Não preciso dados exatos, nem certificados. É mera curiosidade minha…
Já tenho temperatura, humidade e pressão. Tenho um Pluviómetro proveniente de uma velha estação do Lidl, que envia por RF433 que vou também integrar.

Está-me a faltar o Anemómetro e direção do vento, mas não queria gastar muito.

Qual a versão que usaste? Output 0-5v ou 4-20ma?
Podes partilhar mais detalhes? Esquemas e código ?

usei a versão de 0-5v, na altura a única disponível. devo ter o esquema algures, quando chegar a casa, procuro e colocarei aqui.

Obrigado. Também estava mais inclinado para essa versão, mas como o ESP é 0-3.3v não estou certo de como ligar, se divisor de tensão com resistências ou outra solução.

Se também poderes partilhar o yaml do EspHome, seria excelente!

Ficava aqui um DIY para um “Cheap Weather Station, for HA” :slight_smile:

Não consegui ainda encontrar as minhas notas sobre o projeto, mas lembro-me que retirei muita informação deste projeto que está muito bem feito.

0-5V: Voltage divider

4-20ma: uma resistência de precisão

1 Curtiu

Obrigado. Tenho procurado info ou exemplos em Esphome com este anemometro e sensor de direção do vento, mas sem grande sucesso.

Mas, até já estou mais virado para o Modbus. Assim metia os sensores no telhado, para medir o vento livre de obstáculos e o esp já ficava dentro do sótão, bastava passar o cabo,para os sensores…

Se modbus der a velocidade final, às vezes mais vale

Depende da diferença de preço.

Nos Water Level com modbus fica muita mais caro

se comprares o aparelho de 0-5V não tem nada que saber:

um divisor de tensão e pronto.

Já agora, numa solução Modbus, os dois sensores podem sem ligados no mesmo conversor?

Se descobrires como mudar o endereço


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade