OpenEpaperLink : Tags Epaper wireless

Olá, primeiro que tudo um bom ano a todos!

Venho partilhar um projecto que provavelmente alguns já conhecem , que tenho estado a testar nas ultimas semanas e que acho muito engraçado, útil e fiquei surpreendido pela maturidade que tem e o quão bem feito está. O projecto é openPaperelink . Como podem ver é basicamente alterar o firmware a umas etiquetas de preços electrónicas (usadas nos supermercados) e colocar lá info que quisermos , sensores do HA, previsão de temperatura, imagens simples, mensagens motivadoras; piadas etc…

Sinceramente à primeira vista também não achei nada demais, parecia somente uma brincadeira de um dos seus Devs atc1441 ( conhecia-o pelo hack aos mi thermometer da xiaomi) , mas depois percebi que esta seria talvez uma maneira mais simples de fazer aquele projecto que, acredito, muitos de nós achamos graça que é ter um epaper numa moldura a servir de display do HA.

Desde já digo que tecnicamente ainda estou muito verde nisto, ainda nem sequer percebi bem tudo o que é necessário para alterar o firmware às tags epaper, tenho é estado atento ao Discord deles e consegui comprar algumas tags já flashadas. Desta última vez comprei mesmo um bundle com várias delas e irei colocar algumas à venda para quem quiser testar o projecto.

- O que é necessário para ter uma instalação openEpaperLink? :

Basicamente só um( ou mais) Acess point (ap). Se quiserem perceber quais as variantes que podem ter e as suas capacidades vejam esta tabela , mas segui a dica de um dos users que me vendeu umas tags e montei este AP e realmente foi super simples, basicamente foi só interligar dois esp32 ( atenção ao modelo certo) e está feito. Comprando mesmo os esp32 indicados na página até ficam logo com mais um display que podem usar para info variada.
Claro que haverá diferenças de funcionamento entre os diferentes ap,s e até diferença no range, mas com esse tenho conseguido um bom alcance , não cobre a casa toda é verdade mas consegue passar até duas divisões.

Tem também integração para o HA, que está muito bem feita também e tem várias entidades , inclusivé uma entidade camera para verem exactamente a informação que está a ser mostrada na/s Tag/s.

Há um video sobre esta integração no HA Aqui

Através da integração existem users que partilham maneiras de fazer upload de info do tempo, api de site de piadas (etc) countdown para eventos etc… por exemplo este user, aproveitei umas partilhas dele para umas tags 4,2" que comprei no discord:

Aí nas fotos ainda não estava a enviar info do Ha , ando a tratar disso com as tags mais pequenas.

- Duração das baterias ( pilhas 2x 2450 nas que tenho) ?

• As mais antigas que tenho têm pouco mais de um mês , com vários uploads por dia ( embora maximo de 1 por hora) ainda estão a 100%. Acho que podem durar até 2 anos, mas tudo depende dos uploads e mesmo assim se calhar não chegará a tanto tempo. Embora também tenham a opção de serem colocadas em deepsleep quando não estiverem a ser usadas.

- Imagens do webserver do Ap:

Está super completa, já com montes de funcionalidades standalone e um aspecto muito professional.

Não tenho muito mais a mostrar, como disse ainda estou muito verde nisto, e na verdade a minha intenção é mais partilhar para ver se alguém tem interesse também e ir partilhando ideias e avanços.

A integração no HA tem exemplos de automações. Usei alguns, mas como muitos de vocês prefiro Node red , deixo então um simples flow que pode ajudar a construir um texto de info , não existe muita coisa partilhada para usar em node red node red.

[{"id":"ec0ce7a6b60cd488","type":"http request","z":"02f70f83420e69de","name":"","method":"POST","ret":"txt","paytoqs":"ignore","url":"http://192.168.1.78/jsonupload","tls":"","persist":false,"proxy":"","insecureHTTPParser":false,"authType":"","senderr":false,"headers":[],"x":950,"y":480,"wires":[[]]},{"id":"9df255952d4c3e2b","type":"inject","z":"02f70f83420e69de","name":"","props":[{"p":"payload"},{"p":"topic","vt":"str"}],"repeat":"","crontab":"","once":false,"onceDelay":0.1,"topic":"","payload":"","payloadType":"date","x":560,"y":480,"wires":[["c354d8fcd8d35c34"]]},{"id":"c354d8fcd8d35c34","type":"function","z":"02f70f83420e69de","name":"function 15","func":"const haStates = global.get('homeassistant').ricardo.states;\nconst watertemp = haStates['sensor.bomba_de_calor_shelly_temperature'];\nconst watertoday = haStates['sensor.agua_quente_dia'];\n\nmsg.payload = [\n    { \"text\": [5, 5, \"Temp. da água:\", \"fonts/bahnschrift20\", 1] }, \n    { \"text\": [155, 5, watertemp.state, \"fonts/bahnschrift20\", 2, 1, 10] }, \n    { \"text\": [175, 5, \"C\", \"fonts/bahnschrift20\", 1] }, \n    { \"text\": [5, 30, \"litros hoje:\", \"fonts/bahnschrift20\", 1] },\n    { \"text\": [155, 30, watertoday.state, \"fonts/bahnschrift20\", 2, 1, 10] },\n    { \"text\": [175, 30, \"L\", \"fonts/bahnschrift20\", 1] }, \n\n\n    {\"line\": [10, 120, 290, 120, 1] }, \n    {\"line\": [10, 115, 290, 115, 2] }\n];\nmsg.headers = {};\n        msg.headers['Content-Type'] = 'multipart/form-data';\n        msg.headers['Accept'] = 'application/json';\n        msg.payload = {\n            'mac': '000002D42CC83615',\n            'json': JSON.stringify(msg.payload)\n        };\nreturn msg;\n","outputs":1,"timeout":0,"noerr":0,"initialize":"","finalize":"","libs":[],"x":750,"y":480,"wires":[["ec0ce7a6b60cd488"]]}]

Na imagem acima: Na primeira linha colocam o nome do server do vosso HA , o nome que colocaram nos nodes do HA ( o meu é ricardo). Depois nas constantes (const) em baixo colocam os sensores que querem puxar valores do HA para a tag e colocam um nome ( no meu caso foi “watertemp” e “watertoday” depois usam em baixo no payload em que posição querem colocar . Podem ver aqui a formatação do código .

no node http request é só colocar o IP do AP ( e preencher igual à imagem).

2 Curtiram

Muito porreiro .
Não conhecia isto .

1 Curtiu

Gostei da partilha.

Ainda há dias estava num hipermercado a olhar para uma TAG e a pensar “como é que atualizam isto” e “ficava bem lá em casa…”

Em termos de cobertura do AP, como se comporta em comparação com wifi? É semelhante? Ou é possível colocar “repetidores”?

Sim, também reparo agora nisso nos supermercados, os do Lidl por exemplo têm muito bom aspecto.

Esta treta é que é difícil de encontrar à venda, novos custuma aparecer no eBay mas só vale a pena comprar em grandes conjuntos. Estes pequenos que tenho para venda não é a mesma coisa com os de 7" e até os de 4,2" ( que já são bastantes elegantes) mas dá para algumas brincadeiras e testar o projecto. Depois para ter uns maiores é esperar por bons negócios e no Discord deles costumam divulgar isso.

A cobertura com aquele AP que indiquei até acho boa para o que faz, mas em minha casa que não é muito grande não cobre tudo, cobre talvez só metade da casa, acredito que com outro AP ficasse a casa coberta.
Isso da cobertura de sinal, acho que sim é tipo um mesh WiFi em que será escolhido pelo software qual o melhor ap para comunicar com a tag, mas ainda não confirmei isso.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade