Olá, estou a construir um pequeno prédio com apenas dois andares (R/C e 1º andar) que não será para eu habitar mas, visto que está a ser feito de raiz, gostava que me aconselhassem o que deveria ter em conta para o deixar pronto para futuras domóticas.
A única coisa que já pedi para ser feita foi usar CAT6 para levar RJ45 a todas as divisões.
No entanto gostava de saber que outras coisas me podem aconselhar a ter em conta. Principalmente as que sejam mais fáceis de fazer durante a construção.
Por exemplo: este novo conceito de ter 230V nas lâmpadas mas ter os interruptores apenas com 5V faz todo o sentido e pergunto-me se já é viável implementá-lo. Tenho no entanto receio que esta opção fique muito mais cara. Agora que penso, isto que descrevo pode ser conseguido através de KNX?
Nota: para já a ideia é alugar os apartamentos e por isso a ideia não é instalar HA nem configurar automações. Queria apenas garantir a infra-estrutura básica para que num eventual futuro seja mais fácil e conveniente montar domótica, seja a nível de iluminação, estores, climatização ou outros.
Conselhos, ideias e sugestões bem-vindas. Muito obrigado!
Cumprimentos,
Nuno