NUC vs NAS Synology

Bom dia malta,

Neste momento tenho um Rasp 4 1Gb com 1SSD ligado e já se está a arrastar só com uma camera ligada através do WebRTC.
O meu objetivo no futuro é ter o HA a correr entre 5 a 10 cameras, nodered, vpn, e mais algumas coisas e queria um hardware que não me deixasse ficar mal. para isto, penso que uma NUC seria melhor.

Entretanto também andei a ver e queria também criar uma NAS cá em casa.
Com isto descobri as NAS Synology que supostamente dá para ter a NAS e ter o HA ao mesmo tempo e é aqui que preciso de opiniões.

NAS Synology vale a pena para o que pretendo? Ou é melhor optar por uma NUC?
Se me conseguirem dar sugestões de hardware até aos 300€/350€, agradeço.

Boas,

Não te consigo ajudar muito em termos de comparação, mas sou utilizador de Synology há já uns anos valentes. Fiz o upgrade recentemente para um DS920+, e estou bastante satisfeito em termos de NAS.

Relativamente a usares o HA, é bastante fácil, uma vez que o Synology suporta containers Docker, e em menos de nada consegues pôr o HA a correr.
Poderás ter alguns desafios por questões mais de rede (equipamento que precise de ligação ponto a ponto por wifi, a titulo de exemplo), mas para coisas “mundanas”, parece-me bastante gerível.

Quanto a custo, provavelmente terás de optar por outro modelo para te manteres no orçamento, dado que este é um bocadito mais caro (sem contar sequer com os discos). Tenta ver nas gamas x20/x22/x23 (420, 422, 720, etc.) algo que já suporte o que queres, ou então tenta em 2ª mão (não arrisques em material muito antigo, que não suporte o OS DSM7 deles, dado que já entrou em End of Life).

Na minha opinião , se queres realmente ter essas câmeras todas separa o joio do trigo e coloca um bom NVR só para as câmeras.
Podes depois obviamente fazer algumas automações com elas.
Mas era importante ter essa quantidade de câmeras separado .
Synology com Home Assistant funciona mas tem um processador muito fraquinho nessa gama desse valor que tu queres.
Por esse valor , poderás comprar bons equipamentos já com um processador mais potente que te vai atender melhor para o futuro , uma solução porreira que uso e estou satisfeito é ter tudo numa só máquina mas só tenho duas câmeras. Coloquei como sistema operativo o Unraid que te permite , teres tudo isso de forma bem estável uma vez que também queres NAS.
Portanto eu esqueceria o synology porque são fraquinhos comparativamente com um nuc.

Será que um NUC, por exemplo com o Intel N5105, com o Frigate e a placa Coral não aguentaria as 10 cameras?

Já para NAS, talvez abdicando do Raid e metendo um M2 com o sistema operativo, VMs, HA, Frigate, … e um Sata 2.5" para storage da NAS.

No mercado de recondicionados há uns NUC com valores muito interessantes, incluindo alguns I5, já com 8GB de RAM, SSD, …

Obrigado pelas respostas malta.

Tenho andado a pesquisar um pouco nos tempos livres e tenho visto muita malta a falar para usar o Proxmox no NUC para instalar o HA e a NAS.
Aguém usa assim também?

Estive a ver algumas NUC e por +/- 450€ consigo arranjar um i5, com 16Gb RAM e um SSD.
Com este hardware acham que já conseguia correr bem, pelo menos o HA com Frigate para as cameras (sem coral)?

Edit: O que acham deste NUC para o efeito? https://www.amazon.es/-/pt/dp/B092QNV3LS/ref=sr_1_11?crid=GL7LPZSIXO4W&keywords=beelink&qid=1675330674&sprefix=bee%2Caps%2C99&sr=8-11&th=1

Pela frase no site do Frigate, eu consideraria sempre o Coral, até porque o investimento não é assim tanto (cerca de 60€):

" Offloading TensorFlow to the Google Coral is an order of magnitude faster and will reduce your CPU load dramatically. A $60 device will outperform $2000 CPU. "

No entanto, isto depende do que se quer fazer com o CCTV. Se for só para gravar as imagens, não precisa do Coral nem de tão potente CPU. Este hardware é para facilitar a deteção de objetos, onde o Frigate acaba por ser muito superior à grande parte dos gravadores de CCTV, que muitas vezes a única coisa que fazem é detectar alterações de luz ou cor entre frames. O Frigate distingue pessoas, animais, carros, … e é nesse tipo de processamento que o Coral é superior ao CPU.

Para o pretendido, o NUC indicado é mais que bom!

Essa página deve ter sido escrita à muito tempo porque os Coral têm andado com falta de stock e com preços na casa dos 100€. Está na Mauser a 95€ se não me engano.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade