NUC vs NAS Synology

Bom dia malta,

Neste momento tenho um Rasp 4 1Gb com 1SSD ligado e já se está a arrastar só com uma camera ligada através do WebRTC.
O meu objetivo no futuro é ter o HA a correr entre 5 a 10 cameras, nodered, vpn, e mais algumas coisas e queria um hardware que não me deixasse ficar mal. para isto, penso que uma NUC seria melhor.

Entretanto também andei a ver e queria também criar uma NAS cá em casa.
Com isto descobri as NAS Synology que supostamente dá para ter a NAS e ter o HA ao mesmo tempo e é aqui que preciso de opiniões.

NAS Synology vale a pena para o que pretendo? Ou é melhor optar por uma NUC?
Se me conseguirem dar sugestões de hardware até aos 300€/350€, agradeço.

Boas,

Não te consigo ajudar muito em termos de comparação, mas sou utilizador de Synology há já uns anos valentes. Fiz o upgrade recentemente para um DS920+, e estou bastante satisfeito em termos de NAS.

Relativamente a usares o HA, é bastante fácil, uma vez que o Synology suporta containers Docker, e em menos de nada consegues pôr o HA a correr.
Poderás ter alguns desafios por questões mais de rede (equipamento que precise de ligação ponto a ponto por wifi, a titulo de exemplo), mas para coisas “mundanas”, parece-me bastante gerível.

Quanto a custo, provavelmente terás de optar por outro modelo para te manteres no orçamento, dado que este é um bocadito mais caro (sem contar sequer com os discos). Tenta ver nas gamas x20/x22/x23 (420, 422, 720, etc.) algo que já suporte o que queres, ou então tenta em 2ª mão (não arrisques em material muito antigo, que não suporte o OS DSM7 deles, dado que já entrou em End of Life).

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade