Não existem tomadas ZigBee?

Boa noite,

Quero começar a “brincar” com automatismos, mas vou apostar na vertente ZigBee.
Para começar, tenho aqui uma RPi 2 na qual quero instalar o HA e uma ConBee II (já vem a caminho) com deCONZ e essas coisas. Encomendei também 2 smart plugs Xiaomi Aqara.
Com isto já dá pelo menos para começar a ver como funciona.

A minha questão é, já procurei por “toda a internet” por tomadas ZigBee e as únicas que encontrei são umas Aqara de formato americano e umas Livolo que, pelo que li, são incompatíveis com tudo e mais alguma coisa (a não ser o gateway próprio) porque forgem muito ao standard.

Porque não existem tomadas ZigBee com o formato de cá? Existe alguma explicação lógica para não se fabricarem?
Sempre ficavam mais discretas do que smart plugs.

Tens tomadas zigbee no IKEA… e são tão boas ou até melhores (na minha opinião) do que as da XIAOMI.

Quando falo de tomadas, refiro-me às que ficam dentro da parede e não Smart Plugs.
Já agora, são melhores em que aspecto? Na altura também vi essas mas são um bocado feias.

São melhores porque: o range é superior, preço e cumprem a norma zigbee (até permitem fazer update de firmware sem teres o hub do ikea).

Ok, já percebi. Conheces outros que também cumpram a norma ZigBee, mas que tenham um design mais minimalista/quadrado?
De qualquer forma, a grande questão que coloco neste tópico é o facto de não encontrar tomadas de parede (in-wall sockets/outlets) com comunicação ZigBee.

Agora sairam estas, não são in-wall mas são mais minimalistas: BlitzWolf BW-SHP13

1 Curtiu

Entretanto comprei 2 desses BlitzWolf e também os Aqara.
Os Aqara aparecem no HA como lights e switches (entities diferentes) enquanto que os BlitzWolf só aparecem como switches.
Para além disso, ainda não consegui ter leituras corretas dos consumos. Vou fazer mais uns testes.
Quanto ao propósito original deste tópico, é sempre uma coisa feia que se vê no meio da parede, tendo em conta que tenho vários só a fazer de Zigbee Router.

esta tomada da para flashar com tasmota ? ou integra directo no ha ?

Eu tenho integrado no HA através do deCONZ.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade