Boas malta,
Desde ja parabens pelo forum, a uns anos que não me dedicava a domotica e encontrar tanta e boa informação em PT foi um regalo
Vamos ao que interessa, a uns anos que brinco com raspberrys, sensores, automatização etc, sendo que o projecto mais ambicioso que tinha feito foi o controlo total de um aquário, pois bem estou agora a começar um verdadeiro ambicioso projecto, tendo finalmente uma casa minha e onde posso fazer o que quero, estou pouco a pouco a domotizar a coisa, comecei pelo mais simples que foi as luzes, e estou agora a partir para os estores/cortinas e aqui ja sai fora do meu scoop de conhecimento, preciso de converter estores convencionais em automáticos, pelo aliexpress ha varias coisas mas queria saber a vossa opinião sobre o que devo comprar onde sendo que o principal requisito é ser hardware aberto e nao estar pendente de nada, por isso pensei colocar motor + sonoff R2 (tenho preferencia por equipamentos sonoff), que motores aconselham?
Por outro lado tenho um “problema” no dia a dia que é a abertura do portão da garagem, é um condomínio por isso tudo o que faça não pode interferir com os demais, por isso o mais básico seria um rele e soldar um comando mas ao mesmo tempo pensei haver transmiters RF que podesse copiar o comando e ligalo a uma rasp ou arduino, ha alguma coisa do genero? A ideia é por localização o portão comecar a abrir, de casa consigo abrir o portão com o comando por isso a diatancia não é problema.
Desde ja obrigado pela atençao.
Cumprimentos
LS