Motores de cortinas/estores e Portao condominio

Boas malta,

Desde ja parabens pelo forum, a uns anos que não me dedicava a domotica e encontrar tanta e boa informação em PT foi um regalo :slight_smile:
Vamos ao que interessa, a uns anos que brinco com raspberrys, sensores, automatização etc, sendo que o projecto mais ambicioso que tinha feito foi o controlo total de um aquário, pois bem estou agora a começar um verdadeiro ambicioso projecto, tendo finalmente uma casa minha e onde posso fazer o que quero, estou pouco a pouco a domotizar a coisa, comecei pelo mais simples que foi as luzes, e estou agora a partir para os estores/cortinas e aqui ja sai fora do meu scoop de conhecimento, preciso de converter estores convencionais em automáticos, pelo aliexpress ha varias coisas mas queria saber a vossa opinião sobre o que devo comprar onde sendo que o principal requisito é ser hardware aberto e nao estar pendente de nada, por isso pensei colocar motor + sonoff R2 (tenho preferencia por equipamentos sonoff), que motores aconselham?

Por outro lado tenho um “problema” no dia a dia que é a abertura do portão da garagem, é um condomínio por isso tudo o que faça não pode interferir com os demais, por isso o mais básico seria um rele e soldar um comando mas ao mesmo tempo pensei haver transmiters RF que podesse copiar o comando e ligalo a uma rasp ou arduino, ha alguma coisa do genero? A ideia é por localização o portão comecar a abrir, de casa consigo abrir o portão com o comando por isso a diatancia não é problema.

Desde ja obrigado pela atençao.
Cumprimentos
LS

Bem vindo ao fórum da CPHA @passado e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Relativamente à tua primeira questão, transformar estores convencionais em automáticos por vezes não é uma tarefa de todo fácil e barata, para além dos motores das persianas , precisas de ter junto dos estores electricidade para que possas instalar a parte electrica dos estores… (não sei se já estudaste essa situação). Em relação aos motores eu próprio não tenho uma marca que te aconselhe, mas anda na ordem dos 50 € só o motor.
Em relação ao dispositivo para comandar depois os estores, “hoje” a recomendação passará pelo Shelly 2.5, no fórum tens muita informação relativa a este assunto.
Ainda a falar no mesmo tema, aconselhamos interruptores de pressão (vulgo campainha) por especiais razões que vais depois lendo pelo fórum.

No que toca a segunda questão , mais uma vez é falta de leitura… podes adoptar algo idêntico a este tutorial. Esse tema também já foi falado no fórum várias vezes, pesquisa por favor.

Boas @RodolfoVieira, obrigado pela resposta, sim os pontos de luz consigo la colocar sem precisar de grandes obras (felizmente) e eu proprio o consigo fazer. Shelly também me serve, vou ver a mais valia sobre os sonoff, quando substitui interruptores acabei por comprar sonoff precisamente porque interruptores de pressão + shelly ficava mais caro que os sonoff :slight_smile:
Relativamente ao motor, nem ha nenhum vendedor/loja recomendado?

Obrigado pela dica do portão, vou estudar :wink: qualquer forma queria saber se alguem ja tinha estudado a possibilidade de com um transmiter RF ligado directamente a rasp ou arduino sem fazer falta um rele e depois um comando (que os comando que consigo copiar ainda sao 40€ para tentativas erro)

Primeiro tens que vêr se o teu comando do portão é Rolling Code, se for nunca emite o mesmo código e por essa razão é melhor seguires o tutorial que te coloquei anteriormente.
Caso não seja não precisas de arduinos nem RPI´s nem nada do genero existe outros equipamentos no mercado que emitem RF caso dos Broadlink e sonoff bridge.

@RodolfoVieira obrigado uma vez mais, sim é rolling code :confused:

Relativamente aos motores alguma indicação de tamanho Vs potencia em NM?
E nao sei se faz sentido mas pensei nos sonoff tambem porque nao queria colocar interruptores, queria so comando e wireless

Como te disse anteriormente, não te vou aconselhar acerca de motores. É algo que podes fazer um TPC e procurar em várias casas…e fazeres as perguntas que tens a fazer junto dos profissionais. Agora essa questão de não teres interruptores…será algo que nunca vi… são opcões.

Também ando à procura de o motor para converter uns estores convencionais em electricos. Vou ficar atento a este post

@RodolfoVieira
mesmo montados de raiz automáticos hoje em dia muita gente opta por ter um comando directo para o estor e depois aplicação, isso existe no mercado, no meu caso para colocar botao tinha de fazer mais obras por isso pensei na opção de um comando simples RF que senão me engano o sonoff R2 oferece e por outro lado pela automação/wifi, corrigi-me se estiver errado :slight_smile:

@tapisso
Ainda não tenho os motores escolhidos, ja percebi que para os estores maiores que tenho em casa vou precisar de motores de 20NM, pela diferença de preços entre eles acho que vou optar por colocar todos de 20NM, mas quando escolher alguns partilho caso sirvam a alguém

@passado sim eu sei que existe no mercado, apenas nunca vi presencialmente algo do género.
Caso queiras envergar por essa via, opta pelo Sonoff Dual , existe bons resultados com esse device devidamente flashado com Tasmota, acredito que terás espaço dentro da caixa de estores para conseguires colocar o mesmo lá dentro. Não é caro.

Relativamente ao comando, sim podes arranjar uns comandos 433 e um Sonoff Bridge para que quando emitires os comandos RF o sonoff Bridge os receba e manda o Sonoff Dual actuar consoante o teu pedido, ou optares por botões da xiaomi tipo interruptores que funciona também sem fios e através do HA desde que tenhas um HUB zigbee consegues também o mesmo resultado ou até melhor.
Contudo não sou a pessoa mais entendida para dar esse tipo de ideias, pois nem estores tenho :wink: Mas tou curioso como vais passar electricidade para a caixa dos estores , podes partilhar uma foto dessa ideia?

@RodolfoVieira posso, quando fizer a passagem coloco fotos, mas posso explicar já. Basicamente as minhas janelas são todas para varandas, nas varandas tenho pontos de luz com caixa de distribuição própria o que vou fazer é dessa caixa fazer uma puxada para outra caixa que distribui para os estores, para cada caixa de estores é só um furo junto á placa e os fios entram, os cabos irão em calha sempre junta ao teto, as varandas são tapadas por isso as intempéries nao serão problema

1 Curtiu

Eu serei um deles porque também estou a preparar para automatizar os estores (a minha casa no geral).
Mas ainda estou a preparar o sistema principal (HA)

Bem vindo ao fórum da CPHA @nbranquinho e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Acho que estás a tomar a melhor opção ao quereres primeiro preparar o HA antes de começares a adicionar equipamentos. Essa é uma parte muitas vezes descurada e que normalmente causa alguns dissabores e até gasto desnecessário de dinheiro.

Se precisares de dicas tens muitas aqui no fórum e se quiseres conversar sobre algum tema para tirar duvidas tens sempre o nosso servidor de Discord! Mas para questões especificas, opta sempre por abrir um novo tópico aqui no fórum pois as respostas às tuas duvidas poderão posteriormente ajudar outros utilizadores.

1 Curtiu

Bem esta pedido um motor e um sonoff dual para o primeiro POC: para que interessar vou colocar estes motores em todas as janelas MOT30SC (amazon.es)

1 Curtiu

So para atualizar a malta, o portao os condonimos deram-me autorizaçao para mexer no motor, apos investigar vi que é facil colocar um rele para o open e close, em breve meto o esquema pois nao encontrei nada semelhante para nice spin40 sna4/a

@RodolfoVieira Estou a começar os ensaios para a montagem dos estores e pensei em substituir uns botoes que tenho para ligar/desligar luz das varandas pelos botoes de pressão para os estores (a passagem de cabos etc nao e probema) a minha questao é, poder colocar um sonoff T3 e usar dois para o estore e o outro para a luz? nao ficaria estranho um sonoff t3 ligado a um sonoff dual? alguma outra sugestao?

Os Sonoff Touch não são recomendados para usar com os estores. Para os estores recomendo os Shelly 2.5, ou sonoff Dual caso tenhas espaço dentro da caixa de estores, é um assunto que já está muito falado aqui no fórum, podes perder um tempo a ler sobre isso.

Boa noite Rodolfo, certo isso ja tinha lido ter os dual para mim nao é problema, e vou seguir o esquema que anda aqui pelo forum. Nesse esquema ha possibilidade de colocar um botao, por isso perguntei, e nao me faz sentido ligar um sonoff touch a um dual…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade