Motor para estores - persianas

Qual o modelo de motor voces recomendam para estores - persianas?
Estou olhando esses dois modelos, se tiverem outras sugestões serão bem vindas:

este tem 26mm de diametro e possui 30rpm com 1,0Nm:
https://pt.aliexpress.com/item/32988985343.html?spm=a2g0o.detail.1000016.1.691b609ftSNz2A&isOrigTitle=true

este tem 38mm de diametro e possui 20rpm com 0,7Nm:
https://pt.aliexpress.com/item/32825483475.html?spm=a2g0o.detail.1000016.1.8ce9450fYdVpxx&isOrigTitle=true

É posível incluir um esp8266 para funcionar por wifi também ?

O que é mais rápido, um tubo de 38mm com 20rpm ou um de 26 com 30rpm?
Gostaria da opinião de vcs

Essa conta é muito fácil de fazer…
38 x pi x 20=2388mm/min
26 x pi x 30=2450mm/min

Podes ligá-lo a um wemos com uma placa de 2 relés ou a um sonoff dual, por exemplo…

A acrescentar ao que o @Maddoctor disse, apenas para teres muita atenção à potência dos relés. Faz as contas ao consumo do motor e dá uma margem de segurança.

1 Curtiu

E como seria essa ligação, teria que desmontar o mecanismo e ligar diretamente no motor, ou posso ligar direto no plug da tomada?

nesse caso para esse motor eu poderia usar esse modulo relay wifi:
https://www.pcbway.com/project/shareproject/BH_OnOfre___Open_Source_Wi_Fi_Dual_Switch.html

obs: aqui no Brasil a energia elétrica é 110V

Boa noite.
Pretendo substituir os estores manuais por elétricos. De forma a evitar a abertura de roços, vou utilizar comandos RF. No entanto , quero deixar em aberto a possibilidade de futuramente controla-los por wifi., sem deixar de utilizar RF.
Que cuidados devo agora na instalação?
E no futuro, como devo proceder. Utilizar shelly,sonoff,…?
Agradeço as vossas sugestões.

Bem vindo ao fórum da CPHA @JOAO_CANTAO e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e também a nossa FAQ.

Se precisares de ideias, conselhos, tutoriais, projectos, dicas, etc tens muitas aqui no fórum. Caso tenhas alguma questão especifica, opta por abrir um novo tópico aqui no fórum pois as respostas às tuas duvidas irão posteriormente ajudar outros utilizadores. Antes de abrir um novo tópico usa a pesquisa do fórum para saber se o tema já foi tratado. Se já foi tratado usa um tópico já existente, lembrando sempre que o assunto a que os tópicos dizem respeito deve sempre ser respeitado. É prático ir colocando várias questões diferentes no mesmo tópico, mas depois torna-se inútil para os outros utilizadores a curto prazo e isto faz também com que seja difícil encontrar a melhor solução nos resultados da pesquisa do Fórum. A regra é: Novo Assunto = Novo Tópico .

Se quiseres conversar sobre algum tema que não diga respeito directamente ao Home Assistant ou para tirar uma duvida rápida, tens sempre o nosso servidor de Discord!

O nosso fórum usa como base a plataforma Discourse. Caso nunca tenhas utilizado esta plataforma, lê aqui como utilizar da melhor maneira o Discourse.

Conforme vais participando, a plataforma ir-te-á conhecendo melhor e as limitações a que os novos utilizadores estão sujeitos irão sendo levantadas gradualmente. Com o tempo, e com a tua participação, ganharás Níveis de Confiança que te darãohabiidades especiais para nos ajudar a gerir toda a nossa Comunidade de utilizadores. Para saberes mais sobre os Níveis de Confiança dos Utilizadores, clica no link.

As mensagens privadas não deverão NUNCA ser utilizadas para colocar questões que deveriam estar no fórum, e os Moderadores irão ignorar essas mesmas questões. As mensagens privadas deverão servir apenas para trocar informação que de outro modo não possa ser publicada (por conter dados pessoais como passwords, links, moradas ou outros).

Deixa ver se percebi: vais mudar estores manuais por eléctricos mas não queres abrir roços… E como a electricidade vai chegar aos estores??

Fui eu que percebi mal ou tu que não te explicaste bem?

Boa noite.
Não quero abrir roços para ligar os interruptores. A alimentação para os motores está tratada.
Obrigado.

@JOAO_CANTAO mas já tens os estores com RF ou ainda não chegaste a comprar?
Se compraste o comando que tu tens é 433mhz?

Ainda não comprei.
Estou exatamente a informar-me melhor sobre este assunto.

A minha sugestão seria esqueceres os estores RF. E visto que dizes que já tens electricidade no sitio onde vais por o motor. Compras um motor normal sem RF, instalas um Shelly 2.5, Bh , Sonoff Dual… E depois existe várias alternativas para comandares os estores fisicamente… Podes usar interruptores zigbee (sem fios) para comandar esses estores. Existe mais alternativas , é apenas uma ideia.

Boa noite Rodolfo.
Gostaria de começar por ter mesmo comandos rf e no futuro evoluir para wifi utilizando, pe, os shelly.
Será viável esta solução ? É possível colocar os shelly a controlar os estores, mantendo em funcionamento os comandos ?
Obrigado.

Acho que não tens vantagem nenhuma em gastares mais dinheiro em uns motores que funcionem com RF , aquando os convencionais mais baratos (acho) te serviriam.
Porque fazes tanta questão de serem RF ? Por terem um comando? Existe como disse várias alternativas para vários cenários…incluindo também poderes controlar esses estores ligados a um dispositivo wifi (shelly ou outro) com comandos RF se fazes assim tanta questão… A primeira solução que te apresentei poderás ter um interruptor fisico junto da janela sem fios, como tambem controlares os estores de diversos modos…seja com outro tipo de comandos,botoes,etc…

Pretendo usufruir da versatilidade, conforto e facilidade de utilizaçãode oferecidos pelo comando, sem abdicar de no futuro fazer uma utilização mais sofisticada oferecida pelo wifi.
Isto é viável? Quais os cuidados a ter? Acredito que os custos seejam maiores mas estou disposto a considerá-los. Era isto que pretendia, sem por em causa a correção das propostas que apresentou.

Não existem cuidados importantes nenhum a ter se queres ir por esse caminho…é instalar e usar.

1 Curtiu

Sou da mesma opinião do @RodolfoVieira. Para quê investir em rf se tens opções melhores e mais flexíveis? Com um shelly ou bhonofre tens aberto outros caminhos que se calhar são mais fáceis e vantajosos. Mas se estás com essa ideia ninguém te a tira…

Olá malta, venho “reavivar” este tópico sobre os motores de estores.

Atualmente os meus estores são manuais e quero convertê-los em electricos… A instalação electrica não está preparada para tal, por isso vou ter de fazer uma puxada de uma tomada que tenho relativamente perto da janela, está numa zona que até consigo esconter o cabo em torno da janela até entra na caixa do estore… A minha questão agora é a seguinte, qual é a melhor solução para um interruptor? Para o interruptor já não consigo fazer uma puxada sem que o cabo fique visivel e também teria de fazer buracos na parede, o que quero evitar. Sei que poderia instalar um shelly por exemplo e depois controlar com um interruptor sem fios, a questão é que não queria ficar dependente do wifi para abrir a janela… Será que não existe uma opção tipo shelly ou sonoff mini que tenha RF que permita ligar um interruptor sem fios ou um comando?

Tens os modulos rf para controlar. Eu preferia abrir rossos e instalar interruptores. A instalação foi feito por mim. Não sei se dará para ligar em paralelo com um shelly mas penso que sim.

1 Curtiu

E quais são esses módulos rf? Concordo que era melhor abrir rossos a questão aqui é que é na cozinha, com azulejos é um filme, pelo menos para mim…

Edit- já vi uns módulos desses no LEROY, mas são 30 e tal euros

Sim. Em azulejos não é fácil… Sem usares Wi-Fi não estou a ver assim nenhuma solução… O que estava a pensar era usar shelly com botões zigbee…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade