Motor de teto OmniPro

Boas,

Comprei recentemente uma casa nova e comecei por automatizar os interruptores da iluminação.
O proximo passo seria automatizar o portão da garagem.
O motor é um omnipro (https://omnipro.pt/omni-2-600-1000-1200/)
pretendia abrir e fechar com um botao fisico e via interface e automações do HA.
Também preciso de saber o estado (open/close).
O que aconselham? de preferência zigbee

shellys plus 1.
ainda hoje montei dois em dois portões… a única coisa que precisas é de uma boa infra estrutura de rede e bom Wifi pela casa.

para saber se está aberto ou fechado no teu caso o ideal é um reed switch algures numa zona do portão… como o teu portão não parece ter a hipótese de tranca eléctrica terá de ser assim.

1 Curtiu

pois, não tenho boa cobertura wifi, daí querer zigbee…

não tenho equipamentos zigbee… não te posso ajudar mais.
a unica coisa que te posso dizer é que precisas de um aparelho com um relê de contacto seco para comandar o portão.

1 Curtiu

Duarte, só isso já ajudou muito. obrigado

após alguma pesquisa encontrei o aqara t2 (https://www.aqara.com/en/dual-relay-module-t2).

Se percebi bem, tenho que ligar o L1 (aqara) ao PB (motor), o Lout (aqara) ao GND (motor) e os L e N (aqara) a uma ficha, certo?

Já que estou no tema das ligações do motor, aproveito para perguntar (se não for abusar) como se liga uns sensores ao motor (porque pelo manual de instruções do motor, não chego lá).

O positivo e negativo dos sensores ligam ao +12 e GND do motor, certo?
e o COM e OUT?

Peço desculpa por esta segunda parte da questão, já que n é com relacionado com o HA

tens o pinout desse aparelho? porque o manual no site é muito fraco, não diz o pinout para poder fazer as ligações e sem isso é dificil confirmar se estás a fazer bem as coisas ou não.

1 Curtiu

nao tenho. enviei um mail para o suporte deles e eles responderam. sica aqui a ligação para quem precisar:

Para os sensores:

• positivo → +12
  • negativo → GND
  • COM → GND
  • OUT → PE

Também precisa de ativar a funcionalidade de fotocélula no motor. Pra isso Pressione o botão DOWN continuamente até aparecer duas barras. Pressione o botão UP até ficar as mesmas duas barras com um traço a meio, tipo um H, depois pressione em SET.

para ligar o aqara T2 é só ligar o Lout e L1 ao PB e GND do motor

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade