Minipc para HAssis

Boa noite,
Instalei o HA numa VM para testar e agora queria adquirir um mini pc para estar sempre onfire. Podem dizer-me se o mini pc da Gigabyte Gb-bxbt-2807 com 8gb ram e ssd de 240gb funcionaria bem ? Tenho duvida se este processador irá servir mas tendo em conta o preço (80 eur) era o ideal pra começar ou então ir para box android e optar pela Tanix TX3 que também me parece uma boa opção tendo em conta que existem aqui excelentes tuturiais para começar.
Obrigado desde já pela ajuda.

O meu conselho é optarem sempre por uma plataforma que te permita ter expansão no futuro caso precises de mais memória, disco e AM algumas plataformas até outro processador.

Se for para correr exclusivamente o HA esse Gigabyte é o suficiente mas se a tua instalação crescer e quiseres correr outras coisas em paralelo com o HA utilizando Proxmox ou Unraid não vai dar.

E lembra-te, uma coisa é o que tu achas agora que vais precisar. Outra é, daqui a seis meses, o que achas que vais precisar.

O nosso fórum está cheio de utilizadores que achavam que uma máquina era boa porque “é só para uns Shellys e controlar o AC” e passado algum tempo queriam ligar uma camera ao HA e o sistema pendurava (quem diz camera diz outra coisa qualquer).

Pensa bem no assunto e lembra-te que as casas não se constroem do telhado para baixo. São precisos bons alicerces para ter uma boa casa. Infelizmente a infraestrutura onde o HA vai assentar (equipamento, rede, cablagem, etc) é sempre esquecida quando se começa nestas coisas. Há sempre a tentação de comprar muita coisa e depois aparecem os problemas que só se conseguem resolver quando se gasta dinheiro… Um dos principais exemplos que dou é pendurar a domótica no router do operador…

1 Curtiu

Boa tarde, e peço desde já desculpa ao @Humbfish por estar a intrometer-me no tópico dele.

@j_assuncao, então o que podes aconselhar? claro que todos têm as suas carteiras e o que para um é caro para outro pode não ser…
Mas se existisse um tópico com alguns, não precisam de ser todos, 2 ou 3 aparelhos aconselháveis para o HA, por valor, estilo:
de 50€ a 100€ - “x” e “y” modelo
de 101€ a 200€ - “z” e “W” modelo
etc, etc
É uma ideia para o pessoal com conhecimentos poder aprofundar e dar a conhecer aos novatos, como eu.

Isso seria engraçado de fazer não fossem os modelos estarem no mercado apenas alguns meses e depois deixarem de ser vendidos… Nestas coisas cada caso é um caso e não há soluções que sirvam a todos, seja pelas características ou pelo preço.

Se for para correr Proxmox com uma VM do HA e mais uma ou duas VMs com outros serviços com baixos consumos de recursos, um NUC com processador baseado no N5xxx com 8gb de RAM e 256gb de disco serve perfeitamente.

Agradeço desde já a resposta Jorge, estou a iniciar-me também neste mundo e como não tenho experiência vou optar por um destes equipamentos de custo mais reduzido, pesquisei um pouco e um Nuc já com algumas características razoáveis já vão para preços para mim proibidos para me iniciar. Como disse todos começamos com meia duzia de Shellys o que tambem é o meu caso. Vou ganhar mais alguma experiência como HA, instalação e addons.

Julio sem problemas, assim aprendemos todos e que visite o tópico.

1 Curtiu

Sobre mini pc, no grupo do telegram do Home Assistant Brasil o pessoal tem recomendado esse modelo:

Beelink GK Mini:

O modelo que tem processador J4125, 8GB de ram e SSD de128GB.

Tenho ele e recomendo, uso o Home Assistant no Debian 11.

Para nós brasileiro hoje compensa + pelos valores comprar um mini pc, como esse Beelink, do que um raspberry pi4 de 8gb, um SSD e uma case argon one.

Posso falar por mim, mas pelos preços de mercado:

Para mim, ainda é muito caro para o inicio.

Amazon é caro né… rsrs

Eu tenho um NUC i5 comprado em 2a mão por 150 euros (com portes incluídos) e um beelink GK55.

Os beelink são bons, mas a qualidade de construção não tem nada a ver com o NUc. O beelink tem melhores características que o meu NUC, mas prefiro muito mais o NUC.

Tenho o Beelink como standby do NUC caso aconteça alguma coisa.

Tenta encontrar um NUC i3 ou i5 no eBay em 2a mão e ficas muito bem servido

Encontrei alguns NUC usados, pelo preço até estão dentro do orçamento, mas depois penso… e será que isto serve mesmo?

Intel® nuc Kit NUC6CAYH

Pc Intel NUC i3 DDR3 8GB mSata 64GB

Um 1n7Cu5, que julgo corresponder a Infocus OPS - PC67, é aconselhável para correr o Home Assistant?

Serve perfeitamente, 64GB de ssd serve mas é um pouco curto. Acho que é melhor ter no mínimo 128. I3, i5 ou i7 serve muito bem.

Eu comprei um ssd de 240GB mas tenho instalado o HA e 3 VPN servers, portanto 4 máquinas virtuais em simultâneo. Funciona muito bem :slight_smile:

Eu até acho que é melhor comprar em 2a mão um nuc ou equivalente do que um RPI com Ssd. Fazendo as contas não fica muito mais caro, já que tem que se comprar o ssd, caixas, transformador, etc.

Oi Julio, esses dois NUC que colocou os links são bem antigos!

O nuc com i3 que colocou o link é de 2012 (já vai fazer 10 anos), é só olhar o modelo dele na foto.

O outro nuc tem um celeron de 2016 e são bem inferiores em processamento ao mini pc da Beelink que coloquei o link!

O mini pc da Beelink tem um processador do ano passado, 2020.

Nesse site podemos ver a comparação de performance.

Atenção na hora de comprar o mini pc pra não acabar pagando caro por algo antigo. Pesquise antes, procure saber sobre o processador, só porque é i3 ou i5 não quer dizer que seja melhor, o ano de fabricação e tecnologias no processador importam muito mais.

2 Curtiram

Comprei isto:

OPS i7-6500 PC - 2 x 4GB RAM 256GB SSDWith Windows 10 Pro

Se não estou em erro.

Sobre a instalação no mini PC Beelink gostaria de partilhar que indico muito!
Adquiri recentemente um Beelink 8279u, Intel i5, com 8Gb de RAM.
Virou outro Home Assistant e Node-Red.
Para melhorar mais ainda adicionei memória RAM e está rodando com 16Gb.
Mas, não tem necessidade disso tudo. Acredito que o i3 com 8Gb já seria mais que suficiente.
Ainda tem a vantagem de duas saídas de vídeo HDMI, 4 Portas USB, bluetooth, opção de adicionar um SSD, etc.
Utilizo o Home Assistant rodando em VM no Windows e Node-Red add-on.

Tenho aqui um Beelink T34 que não sendo nenhum maquinão está a dar conta do recado: Proxmox com WireGuard, Home Assistant, Unifi, Traefik e ainda vai correr um Asterisk.

Celeron N3450, 8GB LPDDR3, 512GB SSD, não tem ventoinha, consome 12 W e tem opção de arrancar sozinho após falha de energia (importante embora esteja ligado a UPS). Custo foi 170 € em 2020 mas se soubesse poderia ter poupado no SSD, a versão de 256 GB era suficiente.

Boa noite Leandro Issa, tem algum tutorial como instalar o homeassist no Beelink GK Mini.
Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade