Migração de Hass.io para Hassbian

Boas,

O Hass.io para começar foi bom mas sempre achei lento (mesmo que n tinha termos de comparação) e demasiado “protegido/limitado” para quem quer explorar um pouco mais.
Agora li algures que o Hass.io é mesmo muito mais lento que o Hassabian e portanto queria mudar. A questão que tenho é que não queria perder o histórico… especialmente por causa dos consumos electricos.
Como só tenho um SD Card disponivel não posso inventar muito e queria saber se funciona eu fazer um Snapshot no Hass.io, copiar o ficheiro para o PC,. depois instalar o Hassbian, copiar o ficheiro de volta e report o snapshot.

Obrigado,
Diogo

Tendo em conta que os snapshots são exclusivos do Hassio o que queres fazer não funciona. Ou copias todas as pastas e ficheiros de configuração para o teu PC e depois colas de novo na nova instalação ou utilizas isto para teres o melhor de dois mundos: um SO para fazeres o que quiseres e a facilidade de utilização do Hassio:

Nunca usei hassbian, mas tb não tenho lentidão no hassio. Demora o seu tempo a fazer restart, mas a funcionar é imediato.

Cada vez existem menos motivos para reiniciar. O Lovelace é imediato sem restart, os grupos e automações também podes ‘reiniciar’ sem restart ao ha (desde que estejam todas no ficheiro default). Só precisas mesmo de reiniciar para adicionar ou alterar equipamentos.

Imagino que vás perder mais tempo com o hassbian do que à espera dos restarts do hassio, mas é uma questão de experimentar.

Não te esqueças que o hassbian não tem addons, pelo que se usares algum neste momento vais ter de configurar manualmente o serviço e ligar ao HA.

Quanto ao facto de só teres um cartão, eu ia resolver isso rapidamente, porque por vezes dão problemas e podes ficar sem forma de colocar o ha em funcionamento.

Obrigado pelo feedback.
Como estou muito no inicio e a gradualmente evoluir os restarts ainda são alguns :slight_smile: mas efectivamente depois de estar a rolar não noto problemas de performance.
Vou ponderar instalar o Homeassistant no meu PC para ir pre-configurando tudo e depois passar para o Pi quando estiver estável.
@j_assuncao, no caso da primeira sugestão de copiar as pastas e ficheiros… para manter o histórico calculo que copiar o file da Base de dados e repor directamente é capaz de não funcionar… não? deve ter lá ids únicos e outras referencias há instalação propriamente dita… digo eu… (aqui se calhar tenho mesmo de libertar outro dos SD cards para testar)

Copy/paste e fica 5 estrelas.

1 Curtiu

@dpjrodrigues vi o teu comentário onde ponderavas a instar do HA no teu PC e depois passar para um PI.
Não sei se o vais comprar ou se já tens algum, caso ainda vás efectuar a compra dá uma olhadela em:


És capaz de ficar muito melhor servido.

1 Curtiu

Viva. mais bem servido com a box do que com pi3b+ ?

Se a box tiver as características que são referidas no tutorial é melhor que o Rpi.

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade