Olá,
No apartamento quero instalar um painel de ~600Wp e gostava que o microinversor comunicasse com o HA.
Têm alguma sugestão de hardware que possa utilizar?
O painel solar é o seguinte:
Olá,
No apartamento quero instalar um painel de ~600Wp e gostava que o microinversor comunicasse com o HA.
Têm alguma sugestão de hardware que possa utilizar?
O painel solar é o seguinte:
Eu tenho nos meus micro inversores um shelly 2pm e funciona bem
Obrigado. Tens da saída do microinversor para o grid da casa ou tens entre o painel solar e o microinversor?
Não percebi a tua pergunta .
O que queres saber?
É possível instalar 600W de painéis solares sem ter de fazer o registo com a DGEG por parte de um instalador certificado?
até 700w não precisas de registo ou instalador certificado. basta montar e ligar a uma tomada, tens é de consumir a electricidade toda que produzes ou vais ter uma bela surpresa na factura da luz.
O meu contador é digital/recente. Vai contar excedente de produção como consumo? É que tem de ser propositadamente programado para funcionar assim, que parvoíce…
É que ter de pagar 200 ou 300€ por um papel e um registo num site torna a coisa muito mais cara com zero necessidade.
Continuas sem perceber! Até 700w não precisas de fazer nenhuma registo. Não tens nada para pagar!
Mas como não existe registo o contador pode contar a energia que exportas como consumo, mesmo sendo um contador inteligente! Uma forma de veres isso é desligares todos os equipamentos em pico solar e deixares os paineis ligados e veres se o contador incrementa os consumos, ou então no portal da e-redes.
Se tiver de fazer o registo como UPAC, porque afinal o contador inteligente conta injeção como consumo, então tenho de pagar a um eletricista para me fazer o registo da mesma.
E é raro o eletricista que vai fazer o registo sem ter sido ele a fazer a venda do material e a instalação.
Era a isso que me referia…
Se funciona na base de roleta russa prefiro não arriscar.
Porque o contador pode não ser bi direcional!
O contador é digital, o não ser bi-direcional é uma decisão totalmente arbitrária sem qualquer lógica…
Já desenhei e implementei front-ends de medição de energia, tanto com MSP430 como com chips da AD(ADE91xx e ADE94xx), tens de fazer código de propósito para interpretar injeção como consumo.
É estupido, mas dado o horror que é lidar com a E-Redes lá terei de ir pagar a alguém, estou a ver que é a única solução.
por exemplo: a minha sogra tinha contador electromecanico, como ela consegui o apoio vale eficiência instalou painéis fotovoltaicos (1300w), num espaço de pouco tempo a dgeg deve ter pedido á e-redes ou ao comercializados para trocar o contador por um digital bi-direcional.
como a instalação tem mais de 700W teve de ser registada, mas o registo normalmente as empresas que instalam pedem entre 100€ a 150€ pelo registo (isto do que tenho visto em varios orçamentos)
no entanto se tiveres uma instalação solar de mais de 4000w já tens de pagar o contador bi-direcional do teu bolso e do que tenho visto custa uns 400€ (tambem foi o que me pediram para um orçamento de um sistema solar de 6000W)
Boas,
Não percebo nada de HA, ando cá apenas para ver se vou apanhando alguma coisa. Mas solar já é a minha área
Então relativamente a não ser necessário o registo até 700W, há alguns detalhes:
De acordo com a legislação em vigor:
A UPAC com potência instalada igual ou inferior a 700 W está isenta de controlo prévio, **desde que não esteja prevista a injeção de excedente na Rede Elétrica de Serviço Público (RESP)**;
Ou seja, aqui no teu caso está prevista a injeção de excedente na rede e o que dizes sobre o contador poder contar a injeção por consumo está correto. Se quiseres podes tirar uma foto ao contador e confirmo-te se é bidirecional ou não.
Agora do ponto de vista técnico, normalmente os microinversores não tem função de export zero de energia, pelo que até podes conseguir comunicar com o microinversor mas provavelmente não tens como limitar a produção.
A forma mais prática de fazer isso é com um gestor de excedentes e canalizar toda essa energia para aquecer a água de um termoacumulador por exemplo. Posso dar uma ajudar nessa parte se precisares!
Isso não garante.
Esse bug é uma configuração no contador.
Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt