@codedmind, se fosse eu:
1 - Não utilizaria Ceph em baixa densidade de discos; Ceph, para fazer sentido, requer uma cópia em tempo real e necessita de arbitragem para decidir que tudo está ok. Como só tens 1 disco por servidor, sempre que escreves um o dado no mesmo isto é imediatamente refletido via rede para mais um disco (cópia) e para a arbitragem. Enquanto o Ceph não garantiu a qualidade da cópia e arbitragem, ele reduz a capacidade (velocidade) de escrita.
2 - No teu caso específico, eu utilizaria ZFS (nativo do Nutanix). É absolutamente rápido e faz compactação sem que tenhas de fazer qualquer coisa, cópias de segurança, etc.
3 - Se puderes, compre um disco menor e instale o Proxmox nele; utilize o disco SSD de 450GB só para ZFS. Quantos mais discos por máquina tiveres, mais rápido fica; entretanto, se fores por aí tentes ter os discos de dados iguais em capacidade e desempenho.
Acho que te vais assustar com a performance se fizeres isto… Só para teste, experimente instalar um dos teus servidores com 2 discos, sendo um exclusivo para o sistema operativo Proxmox. Depois levante uma máquina virtual e faça testes de stress.