Memory Leak no raspberry 3

Bom dia

Tenho vindo a usar o HA com grande entusiasmo, é de facto um produto muito versatil.
Estou a usar neste momento um raspberry pi 3, com zigbee2mqtt e mariaDB.

Nos ultimos tempos tenho sentido um problema de consumo de memoria crescente até ao ponto em que o rasp deixa de responder por volta dos 95%, so resolve com hard reboot.
Tenho cerca de 20 dispositivos zigbee
Historico na BD de apenas 2 dias

Alguem ja enfrentou este problema ?

Obrigado
HF

Raspberry Pi 3 não é + recomendado para uso, o ideal seria o Raspberry 4 ou um mini pc!
É possível usar mas não é + recomendado.
Lembrando que a cada atualização o Home Assistant fica + pesado e pensando a longo prazo eu recomendaria um mini pc.

Eu acho que trocar de raspberry não resolverá o problema de um processo com memory leak. Tens de tentar determinar qual o processo que está com memory leak. Já agora, como verificas que há um aumento de consumo de memória?

Pois um rasp de 4Gb ou mesmo 8Gb em principio não ira resolver, so vai demorar mais tempo até que a memoria esgote (de vez de ser a cada 48 horas passara a ser 1 vez por semana, talvez).

Eu coloco sempre isto no meu configuration.yaml
sensor:

  • platform: systemmonitor
    resources:
    • type: processor_use
    • type: processor_temperature
    • type: memory_use_percent
    • type: disk_use_percent
      arg: /
      para ler estes 4 sensores e depois basta ir ao history
      (substituam pf as º de identação pelo - normal da linguagem yaml)

Não respondeste algumas perguntas fundamentais:

1 - Como chegas a conclusão de que há um “memory leak” (qual a ferramenta que utilizas para tal)?

2 - Seja lá como verificas que há um aumento de consumo de memória, consegues definir qual o processo que está a consumi-la?

Digo isto porque a comunidade do HA rapidamente pode dar uma resposta se conseguires identificar qual o processo/configuração que está com “memory leak” mas que, se for apenas por uma observação na tua máquina, que não se consegue reproduzir, ninguém te poderá ajudar.

A ter em atenção que o HA é um produto muito maduro e utilizado no mundo inteiro!

1 Curtiu

@Helio quando publicares código ou logs deves fazê-lo como texto. Depois deves sublinhar o texto que queres transformar em código e clicar no icone </>. Deverá existir um espaço antes e outro depois do bloco de código para que funcione correctamente. O código em Yaml é muito sensível aos espaçamentos e sem o código devidamente formatado não te poderemos ajudar. E nos logs há pormenores que só devidamente formatados se conseguem ver. Além disso, existem regras no fórum que devem ser cumpridas e que podes ler nos nossos Termos do Serviço/Regras e na FAQ.`

Vê um exemplo:

3333333

Obrigado Jorge!

Ca vai de novo para quem quiser fazer o copy/paste, eu recomendo ter sempre estes 4 indicadores. Se temos sensores para outras coisas da casa tb faz sentido termos no nosso querido HA :slight_smile:

sensor:
  - platform: systemmonitor
    resources:
      - type: processor_use
      - type: processor_temperature
      - type: memory_use_percent
      - type: disk_use_percent
        arg: /

Moacir,
Se colocares este sensor de memoria pode acompanhar o historico do seu consumo e perceber se tb tens o leak ou nao. Pois … saber qual o processo é talvez a parte mais dificil pq mesmo com um top por ssh não é evidente qual o processo que tem este comportamento

Nikito,
Obrigado, vou explorar isso e depois digo qq coisa

Nikito,
Com o _swap de facto o problema de memoria melhorou, antes tinha uma rampa crescente de consumo de memoria, em que passado uns dias tinha de fazer restart e agora tenho uns picos de consumo crescentes mas que ate ao momento nao aparentam dar problemas.

Em todo o caso não consigo perceber pq estes picos acontecem

image

Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade