Abri este tópico com o intuído de conhecer e também se poder debater quais as melhores configurações para ter um HA minimamente seguro.
Eu utilizo o Haskka desde o inicio por causa da alexa e dai ainda ter a API_Password activa.
Acedo sempre via https://xxx.duckdns.org mesmo estando em casa dentro da rede
Deixo abaixo a minha configuração, gostaria de saber o que posso melhorar.
@nfreire este tópico vai dar muito que falar até porque alguns elementos da Equipa de Gestão do fórum já andavam a falar sobre o assunto e a planear uma publicação sobre o tema.
Vou deixar quem sabe mais do que eu responder-te mas posso desde já dizer-te que aceder com o endereço do DuckDNS dentro da tua própria rede é algo que NUNCA deverias fazer.
Se acederes com o endereço IP dentro da tua rede do telemóvel ao HA, a ligação vai ser feita do telemóvel ao router e daí ao HA.
No entanto se acederes com o endereço do DuckDNS do telemóvel ao HA, a ligação vai ser feita do telemóvel ao router, do router ao servidor do DuckDNS, do servidor do DuckDNS para o router novamente e daí ao HA. E esta situação provoca dois problemas: o primeiro é que para acederes ao HA a rota é maior e provoca uma maior lentidão do acesso; o segundo é o facto de saíres da “segurança” da tua rede interna para fora e voltares a entrar independentemente de usares HTTPS.
sinceramente usei durante muito tempo o duckdns para aceder por fora
agora entro so por fora atraves de VPN nao tendo assim nenhumas portas abertas no router
Eu acedo sempre pelo endereço externo, mesmo estando na rede interna. Para evitar lentidões, criei uma entrada DNS no meu router e configurei todos os dispositivos da rede a terem como dns primário o meu router. Desta forma, quem está dentro da rede e acede ao endereço duckdns vai diretamente ao IP do HA sem ter que ir para o exterior
Para mim existem sempre 3 níveis de segurança que devemos garantir:
1- Fora para dentro. Por VPN segura, firewall, DPI, IPS, IDS,…
2 - Dentro para dentro. Isolar redes e comunicações com VLANs e firewall interna.
2- Dentro para fora. Impedindo comunicações de devices (sonoffs e afins ) falarem com a web. Para tal, a utilização de vlans e firewall externa.
O mais habitual quando falamos de segurança é pensar em fechar tudo de fora para dentro. Contudo, não podemos esquecer de que temos equipamentos a “falar” internamente com toda a rede e com acesso ao exterior. Assim, promovemos uma das maiores vulnerabilidades: equipamentos que potencialmente podem ser comandados do exterior, com total liberdade e acesso interno.
Era bom alguém mais entendido na matéria criar um toturial para tornar o nosso HA mais seguro. Eu também estou a usar uma vpn mas contudo também tenho 1 porta aberta para o HA.
Ter uma porta aberta não é o fim do mundo, desde que tenhas uma rede mosquiteira.
A internet é feita de portas abertas
O nível de segurança com que normalmente sonham ( digo isto dos vários posts sobre o assunto) implica gastar muito dinheiro em bom hardware e software e requer conhecimentos específicos para a configuração e manutenção dos mesmos e não é de todo uma solução para ter em
Dito isto, não se ponham a abrir portas a torto e a direito, usem passwords complexas e sempre que possível usem VPN ( e fecham as portas que não precisam).
É mais provável terem a rede lixada por malware que apanham no PC via emails, software pirata, etc. do que pelo HA. Mesmo!
Exacto. Entrar por VPN (e com certificados cliente instalados nos dispositivos cliente`) é a forma mais segura. Tudo o resto é brincar com o fogo. Mesmo esses serviços “cloud” disponibilizados pela Synology e afins que permitem aceder remotamente ao NAS sem abrir portas têm algum risco.
Mas lá está, depende do nível de paranóia de cada um. Dizem que o meu é relativamente elevado. Mas tendo em conta as notícias que se vai lendo e olhando para os logs da minha Firewall… parece-me realista
E atenção que o risco não é entrarem no HA mas sim entrarem na rede. Por isso meter 2FA no HA não resolve. Basta haver uma vulnerabilidade qualquer no servidor web e no dia seguinte tens a torradeira infectada e um mês depois ela acorda e encripta-te o NAS e pede-te 1BTC para o desencriptar.