Melhor forma de configurar uma Wemos® Mega + WiFi R3 ATmega2560 + ESP8266

Olá pessoal!!!

Recetemente comprei um Wemos® Mega + WiFi R3 ATmega2560 + ESP8266 para se comunicar com o meu Raspberry Pi rodando Home Assistant, através do protocolo MQTT.

Meu intuito é controlar alguns relays e pegar o status de alguns sensores de tensão para verificar se a luz está acesa ou não. Pretendo fazer dessa forma pois os relays ficarão em paralelo tornando o sistema completamente independente. Sei que isso torna o projeto muito mais complicado mas foi a forma que encontrei de tornar o sistema independente de qualquer dispositivo.

A principio utilizei o firmata em um Arduino Mega mas o tempo de atualização dos sensores não era satisfatório então minha intenção agora é utilizar MQTT.

O problema é que estou repleto de dúvidas sobre qual a melhor forma para realizar a comunicação entre esses componentes. Estou seriamente pensando em mesclar alguns códigos para obter o que desejo mas antes disso gostaria de saber se existe alguma forma automatizada.

Sei que essa placa possui dois microntoladores portanto a intenção é utilizar o ESP8266 como um MQTT Bridge que por sua vez se comunicará via serial (serial3) com o Arduino MEGA. O arduino então executaria os comandos, faria as leituras de alguns sensores e enviaria os dados pro ESP via serial (serial1), que por sua vez enviaria os dados por MQTT ao Home Assistant.

Sou leigo no assunto (apenas um curioso) então gostaria de saber a opinião e sugestões de vocês. Será que estou viajando?

Muito obrigado!

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade