Melhor abordagem para interruptores inteligentes

Bom dia,

Um familiar meu está a acabar de construir uma casa e pediu-me para tornar a casa inteligente, com isto, era colocar as luzes automáticas, estores e também integrar uma assistente de voz.

Eu gostei dos smart switches da sonoff em espelho, os sonoff tx, mas o problema é que a casa tem várias comutações de luz, até poder ter 3 interruptores a comutar as mesmas luzes. Também, a ideia era colocar todos os interruptores iguais (estéticamente).

Uma possível solução das comutações era colocar ou na aplicação eWeLink, scenes, e fazia comutar, ou então na camada do home assistant também podia fazer uma automação. O problema que vejo nisto é que torna a casa muito dependente da home assistant, e a longo prazo não é fiável.

Existe alguma abordagem melhor? Eu já vi os 3 way switches, mas não achei tão bonitos e são bastante mais caros.

O que acham que seria a melhor abordagem?

Eu vejo que existe muitos smart switches para os US mas não encontro tanto para a europa.

Obrigado pela atenção,
Marcelo

Bom dia,

se queres independência o melhor que veja é por exemplo: Shelly + interruptores normais.
Assim o HA vai recolher e enviar dados para o Shelly, fazendo comutar. E através dos botões do interruptor consegues comutar mesmo não havendo Home Assistant disponível

Obrigado ricardo pela resposta,

Num sítio que tenha três interruptores a comutar as mesmas lampadas não da para seguir essa abordagem pois nao? Eu já vi como fazer em caso de ser dois interruptores, por exemplo, com o sonoff mini, mas como fazer com o shelly?

Os interruptores a comutar as mesmas luzes é que me preocupam.

Com shelly dá para fazer isso, tens de meter o shelly na caixa que vai para as lampadas. É nessa caixa que está o ON e o OFF das lampadas, para o shelly isso só será um interruptor

Ah, basicamente o shelly está em séria com os interruptores, e a controlar as lampadas, assim conseguimos ligar as lâmpadas a partir do shelly ou dos interruptores, certo?

O output dos interruptores em vez de ir para as lampadas, vai para o shelly. E o shelly interpreta o valor dos interruptores e envia o comando para as luzes.

1 Curtiu

Muito obrigado ricardo.

E tenho visto aqui a falarem dos botões de pressão, certo? Acaba por ser a melhor opção para interruptor em parceria com o Shelly.

Alguém tem fotos desses botões? Também vou começar a apostar nisso.

@Skribble tanto pode ser os tradicionais como os de pressão, dá das 2 formas.
Há pessoal que gosta dos de pressão porque ficam sempre direitos, os tradicionais, umas vezes ficam para baixo, outras para cima

@jmmb @Skribble para completar um pouco o que o @ricreis394 disse, o shelly pode ser usado sem problema algum, mas para tirar maiores vantagens do mesmo… este poderá ser flashado com um firmware alternativo por exemplo Tasmota, depois o interesse seria “casar” o mesmo com interruptores de pressão existe mais que uma gama no mercado, e até com interruptores com 4 botões…
A ideia para perceberem é usar múltiplos cliques ou clique longo para fazer determinadas funções, podem consultar este post para terem uma melhor ideia do que se trata.
Sem dúvida que na minha opinão e a “baixo” custo uma solução a considerar.

Obrigado por todas as respostas.
Mais uma dúvida, é possível utilizar o shelly quanto temos 3 interruptores a comutar, ou seja um 4 way switch? Mas os interruptores continuarem físicos e o shelly para a luz?

Para cada ponto de luz tens de ter um relé associado, por isso a resposta é não. O Shelly 1 tem um relé e o Shelly 2.5 tem 2 relés…

Excelente, o tasmota já uso nos sonoff já conheço :stuck_out_tongue:

Alguém tem fotos desses interruptores de pressão? Queria ter uma ideia de como são.

Obrigado pela explicação.

@Skribble os interruptores de pressão são idênticos aos normais só que por dentro têm uma mola que faz que a sua posição volte ao inicio quando é pressionada.
Tipicamente usam-se nas campainhas, ou nas luzes de escadas de prédios.
Só que há varios modelos no mercado, é uma questão de pesquisares.

Acham que é possível utilizar um sonoff tx t2 para um estore, eu cá em casa utilizo o shelly 2.5.

Eu estive a ver as ligações de um 4 way switch que tenho aqui e de facto só daria com o shelly 2.5. Porque tem o seguinte esquemático:
image

Ricardo, sabes dizer-me como ligo um interruptor “normal” e um shelly de forma a conseguir ligar/desligar as luzes pelo HA ou pelo botão físico sem que o interruptor esteja a fazer contacto?
Pensava que iria precisar de trocar os meus interruptores por interruptores de mola para que a contacto fosse sempre possível, mas confesso que os meus conhecimentos “não são vastos:crazy_face:

Ligas normalmente, o firmware é que tem de estar configurado para só accionar o output quando mudar o estado do interruptor.
No caso do tasmota tens o switchmode 0 que já vem por defeito, no firmware da shelly, não sei se vem por defeito

@Flink o firmware da Shelly tem essa opção também.

@jmmb, sobre a questão dos 3 interruptores a comutar, estás a falar de 3 interruptores de escada, certo? Se assim for, sim, dá. Colocas o Shelly entre a lâmpada e o interruptor “principal” e funciona como é esperado. Relativamente ao objectivo, testei diferentes abordagens (lampada inteligentes, Sonoff T1 e Shelly com interruptor normal) e optei pelos Shelly com interruptor normal pois são os que cumprem todos os requisitos. Permitem controlar remotamente sem alterar o método de funcionamento tradicional através do interruptor. Esta parte é muito importante para quem tem miúdos, pessoas quando vão a tua casa e também quando tens de carregar nos interruptores com os cotovelos (por estranho que possa parecer, acontece mais vezes do que pensamos) :slight_smile:

Eu vou automatizar a casa do meu familiar que ela vai-se mudar e estive a ver e em princípio vou usar os shelly 2.5 para os estores todos e shellys para os interruptores das luzes. Tenho é de ver quais interruptores precisam de ser shelly 2.5 ou o shelly normal. Isto é onde tenho mais dificuldade. Tenho de perceber melhor o circuito que está-me a fazer um bocado de confusão.

Estou indeciso também entre a google assistant e a alexa. Eu tenho no meu quarto uma google home e tenho um android e gosto do facto de poder controlar tudo com a google assistant. Mas a alexa deve ter mais diversidade. O que acham?

Para não estarmos neste tópico a falar de assistentes de voz, o melhor será consultares o fórum usando a lupa do lado direito em cima, e pesquisares por esse assunto.
Ambos os assistentes são bons não há um melhor que o outro… cada um tem as suas vantagens e desvantagens.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade