Mele Fanless Mini PC Quieter2

Vivam todos, este é o meu primeiro post, tal como muitos de vocês estou a inciar-me nestas internet das coisas, as duvidas são muitos como não poderia deixar de ser, conto com a vossa ajuda e à media que for aprendendo também vou ajudando.

Vou usar para correr o HA o referido equipamento as características dele são as seguintes:

• Cpu: Intel Celeron J4125
  • Memória: 8GB DDR4
  • Disco: 128GB eMMC
  • SO: Windows 10 Pro
  • Ligações: RJ45, Wifi e BlueTooth 4.2

A ideia para já é deixar ficar o Windows 10 e correr o HA numa VM, no entanto, tenho algumas duvidas:

• Como o mini PC tem bluetooth e eu tenho os sensores de temperatura e humidade da Xiaomi, consigo arranjar forma de os ver no HA?
  • Também tenho um RPI3, consigo usá-lo para servir de GW para zigbee e bluetooth?

Obrigado pelas ajudas que me possam sar.

Esquece o Windows e passa para uma distro de Linux ou para Proxmox. Desses 8gb de memória, se mantiveres o Windows, vais ficar sem 4gb ou mais de memória que o SO vai “comer”.

Quanto às perguntas. Primeira, se passares o hardware para a VM podes usar no HA. Segunda, sim podes usar mas no caso do zigbee tens de comparar hardware específico. E esse hardware pode ser ligado directamente na máquina do HA…

1 Curtiu

Fosse eu, instalava Linux (i.e.: Ubuntu) e rodava o Windows e o HA em máquinas virtuais (KVM). Assim controlavas o disco e memória que cada um poderia ter. De notar que a memória é pouca e o disco é pouco…

1 Curtiu

Acho q instalação mais fácil (tens muitos manuais na net) é Ubuntu com o virtualBox.

No Linux podes ter problemas com os drivers de Linux.

Em relação ao raspberry funcionar como GW, eu tenho isso a funcionar como GW de Bluetooth para os meus sensores xiaomi. O que fiz foi por no HA o NUC a registar tudo em base de dados influxdb e tenho a visualização de temperatura e humidade a ser buscada à base de dados. No raspberry instalei outro HA e configurei-o para escrever na base de dados do NUC (somente dados de humidade e temperatura).

Deve haver outras opções, eu fiz assim.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade