Medidor de Consumo Multicanal Trifasico

Boas malta estou a tentar implementar um medidor de consumo Multicanal Trifasico para gerir o consumo,e tambem a produção de painéis fotovoltaicos ,eu vi este topico no forum Medidor de Consumos multi canal - #9 por Jota existe alguma coisa mais atualizada para fazer.
Vi alguns projetos a usar raspberry pi https://github.com/crjens/PiPowerMeter
e outro software o Ecomoncms.
Meu problema e que nao percebo muito bem de eletronica e nao sei o que tenho que fazer , qualquer ajuda sera bem-vinda :slightly_smiling_face:

Usar 3 pzem’s

Vê o do https://bhonofre.pt

no natal comprei em promoção os shellys 3EM, 66€ se não estou em erro. foi um boa aposta. eu gosto de DIY mas em tensões de 230V não gosto de brincar muito com equipamentos DIY é fácil alguma coisa correr mal.
aconselho vivamente o shelly 3em instalei em 3 quadros e até agora tenho um bom feedback dos equipamentos. fácil de instalar (alguns erros no manual, mas nada que não se tenha resolvido com pesquisa), fácil de configurar e integrar com o home assistant, alem de que são equipamentos testados e com certificação.

queria era adicionar os dados que as placas recebem em uma base de dados local

podes usar a grafana com influxDB justo com o home assistant, embora o home assistant já guarde tudo numa base de dados.

O que eu tenho instalado é efetivamente o https://github.com/crjens/PiPowerMeter , mas a parte de eletrónica foi comprada (via email) ao autor do projeto. A parte de instalação efetuei por cá e depois liguei ao HA com MQTT (o projeto github já tem uma base de dados sql lite própria). A vantagem que tem é que efetivamente possui 16 canais (se bem que cada 1 só é lido por 1 segundo a cada ciclo de comunicação). Se for só para uma monitorização trifásica (e não para múltiplos canais) o Shelly é uma melhor opção.

mas o shelly nao teria que ter varios se tivesse que usar muitas pinças ?

Relativamente ao Shelly teria de ser 1 por cada equipamento trifásico. Se o pretendido é mais que 2 circuitos trifásicos o custo da solução https://github.com/crjens/PiPowerMeter é mais barato. No entanto a precisão de leitura é menor pois o shelly lê os 3 canais de corrente em simultâneo, enquanto o PiPowerMeter lê cada canal ativo em forma sequencial. Se o pretendido é ter uma noção bastante real do consumo o PiPowerMeter serve, se o que é pretendido é ter uma noção efetivamente real do consumo terá de ser um equipamento similar ao Shelly (1 por cada equipamento trifásico a monitorizar).

tens assim tantos equipamentos trifasicos em casa?

o projeto e para uma empresa por isso nao sei qual seria o melhor projeto ?

Medir amperes é mais ou menos simples.
Medir watts nem por isso.

nem por isso, já ouviste falar na lei de ohm? P=VxI
P-> power em Watts
V-> Voltagem em Volts
I-> Intensidade em Amperes

por isso é que se diz medir a intensidade. medir amperes não é correcto porque ampere é uma unidade de medida.

a parte da eletrónica pode se fazer a placa secalhar com o projeto que tem la no eagle?,
e a parte da instalação como fizeste?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade