Medição de consumo de água

Alguém no fórum com experiência em medir consumo de água por ponto específico? Por exemplo, interessa-me medir o consumo de água quente que foi gasta em um dia. Neste caso, o medidor tem de ser posto à saída do esquentador e não interferir no fluxo de água. Obviamente, a integrar no HA…

Bom dia,

Com um ESP8266 (pe um Wemos Mini D1 e com fluxómetro é possivel fazer isso.

Podemos usar Tasmota ou ESPHome.

Uma pesquisa na net devolve projeto nessa matéria.

Optei por adquirir um contador de consumo da Genebre, modelo 6111C + o cabo de leitura 6100. Para além de ter o contador físico disponível, o mesmo fecha/abre um contacto seco à cada 10 litros de água.

Alguém pode dizer-me se há alguma imagem de Tasmota disponível que leia contactos secos e possa traduzir isto em litros?

Obrigado!

Qualquer versão do tasmota vê isso, basta escolher o GPIO como Counter e depois definir o tipo de Counter na consola. Para passar a litros tens de usar um sensor template no HA.

@j_assuncao, creio que então é:

1 - “Flashar” o ESP32 com a imagem “sensors”;
2 - No “Module parameters” configurar ele como 18 (Generic);
3 - Ligar o contacto seco entre “ground” e um GPIO (i.e.: D1 GPIO5);
4 - Configurar este GPIO como counter.

Certo?

Já agora, há algum GPIO que tenha pull-up de raiz ou seja, que não seja necessário por uma resistência para VCC?

Obrigado!

Não é necessário responder… Já testei e vi que funciona.

Só fico em dúvida se não devia colocar um condensador para evitar o “boucing” do contato seco…

Também já não é necessário responder sobre o bouncing. Resposta segue abaixo.
image

Não precisavas da versão sensors, a normal também funciona.

Presumo que tenhas feito CounterType0 (alguns .bin vêm com o type a 1)
image

Caso vejas que precisas de afinar o debounce tens também, além do CounterDebounce, o CounterDebounceLow e o CounterDebounceHigh.

1 Curtiu

@j_assuncao , obrigado! Já tinha visto… Toma um imenso tempo chegar até a informação, mas ela está lá. Acho que agora é ajustar o debounce e fica tudo resolvido.

Para finalizar bem o tópico, deixo aqui umas dicas:
1 - Comprei o contador de água quente (até 90ºC), certificado para a CE, que tem os contadores normais como todo contador que conhecemos;

2 - O mesmo tem um dispositivo (sonda inserida no contador) que fecha/abre à cada 10 litros de água;

3 - O preço (porque eu tinha pressa) foi de 40,00 euros.

O contador é da marca Genebre, modelo 6111C + a sonda 6100.

Assim vou medir, com a precisão de um contador doméstico, o consumo de água quente e poder entender os perfis de consumo da casa e adaptar o automatismo em função deste consumo, até mesmo com base nas horas que eles ocorrem. Ao preço atual da energia/gás, acho que vale o investimento.

2 Curtiram

Pegando na ideia inicial da medição de consumo que neste caso é de água quente e sabendo que a água não é fornecida sempre á mesma temperatura, alguém conseguiu traduzir essa leitura num medidor de entalpia? Pistas de abordagem?

Confesso que foi a primeira vez que li esta palavra: entalpia :joy: Até o corretor de texto não sabe o que é. Entretanto, fui ler…

Acho que é um desafio válido, medirmos a temperatura da água à entrada e à saída. Poder depois calcular qual o volume de potência para devolver a água do tanque ao nível de temperatura anterior. Já agora, era um Shelly com duas sondas de temperatura, de alguma forma instaladas à entrada e à saída do tanque.

Mas não sei não… Para mim só serviria para implicar mais com os tempos de banho dos meus filhos…

Tenho um problema de representação gráfica do consumo…

Defini o contador como um utility meter e, logo, o valor da contagem vai sempre incrementando. Consigo sempre saber o quanto consumi no total.

Entretanto, eu gostava de ter um outro gráfico que me desse uma barra do consumo por hora, permitindo-me assim facilmente avaliar o custo, por exemplo, de um banho.

Alguém tem alguma sugestão de como definir um sensor no HA para este efeito?

Obrigado!

um sensor utility_meter com período horário


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade