Medição de consumo de água

Alguém no fórum com experiência em medir consumo de água por ponto específico? Por exemplo, interessa-me medir o consumo de água quente que foi gasta em um dia. Neste caso, o medidor tem de ser posto à saída do esquentador e não interferir no fluxo de água. Obviamente, a integrar no HA…

Bom dia,

Com um ESP8266 (pe um Wemos Mini D1 e com fluxómetro é possivel fazer isso.

Podemos usar Tasmota ou ESPHome.

Uma pesquisa na net devolve projeto nessa matéria.

Optei por adquirir um contador de consumo da Genebre, modelo 6111C + o cabo de leitura 6100. Para além de ter o contador físico disponível, o mesmo fecha/abre um contacto seco à cada 10 litros de água.

Alguém pode dizer-me se há alguma imagem de Tasmota disponível que leia contactos secos e possa traduzir isto em litros?

Obrigado!

Qualquer versão do tasmota vê isso, basta escolher o GPIO como Counter e depois definir o tipo de Counter na consola. Para passar a litros tens de usar um sensor template no HA.

@j_assuncao, creio que então é:

1 - “Flashar” o ESP32 com a imagem “sensors”;
2 - No “Module parameters” configurar ele como 18 (Generic);
3 - Ligar o contacto seco entre “ground” e um GPIO (i.e.: D1 GPIO5);
4 - Configurar este GPIO como counter.

Certo?

Já agora, há algum GPIO que tenha pull-up de raiz ou seja, que não seja necessário por uma resistência para VCC?

Obrigado!

Não é necessário responder… Já testei e vi que funciona.

Só fico em dúvida se não devia colocar um condensador para evitar o “boucing” do contato seco…

Também já não é necessário responder sobre o bouncing. Resposta segue abaixo.
image

Não precisavas da versão sensors, a normal também funciona.

Presumo que tenhas feito CounterType0 (alguns .bin vêm com o type a 1)
image

Caso vejas que precisas de afinar o debounce tens também, além do CounterDebounce, o CounterDebounceLow e o CounterDebounceHigh.

1 Curtiu

@j_assuncao , obrigado! Já tinha visto… Toma um imenso tempo chegar até a informação, mas ela está lá. Acho que agora é ajustar o debounce e fica tudo resolvido.

Para finalizar bem o tópico, deixo aqui umas dicas:
1 - Comprei o contador de água quente (até 90ºC), certificado para a CE, que tem os contadores normais como todo contador que conhecemos;

2 - O mesmo tem um dispositivo (sonda inserida no contador) que fecha/abre à cada 10 litros de água;

3 - O preço (porque eu tinha pressa) foi de 40,00 euros.

O contador é da marca Genebre, modelo 6111C + a sonda 6100.

Assim vou medir, com a precisão de um contador doméstico, o consumo de água quente e poder entender os perfis de consumo da casa e adaptar o automatismo em função deste consumo, até mesmo com base nas horas que eles ocorrem. Ao preço atual da energia/gás, acho que vale o investimento.

2 Curtiram

Pegando na ideia inicial da medição de consumo que neste caso é de água quente e sabendo que a água não é fornecida sempre á mesma temperatura, alguém conseguiu traduzir essa leitura num medidor de entalpia? Pistas de abordagem?

Confesso que foi a primeira vez que li esta palavra: entalpia :joy: Até o corretor de texto não sabe o que é. Entretanto, fui ler…

Acho que é um desafio válido, medirmos a temperatura da água à entrada e à saída. Poder depois calcular qual o volume de potência para devolver a água do tanque ao nível de temperatura anterior. Já agora, era um Shelly com duas sondas de temperatura, de alguma forma instaladas à entrada e à saída do tanque.

Mas não sei não… Para mim só serviria para implicar mais com os tempos de banho dos meus filhos…

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade