Maquina para HA

Eu segui o mesmo caminho que você, parece que foi alterada a forma de instalação.
Que bom que conseguiu, divirta-se!

1 Curtiu

2 posts were merged into an existing topic: Aconselhamento NUC

Bom Dia,

Recentemente fiquei muito interessado na automação da minha casa. Após a conversa com um amigo, ele falou-me do Home Assistant e das potencialidades que eu ia tirar deste sistema. Após uma pesquisa aqui no vosso fórum, encontrei vários tópicos que vão de encontro ao que eu necessito.
No entanto, verifiquei que vocês têm setup’s diferentes uns dos outros. Há quem faça a instalação em máquinas virtuais com o Proxmox (por exemplo), em máquinas com o Ubuntu ou até mesmo em Raspberry Pi. Queria saber qual a solução mais prática e funcional que aconselham para iniciar, nomeadamente, se tiver algum problema, ter um sistema que me reponha as configurações para uma versão anteriormente funcional. Se por acaso tiverem algum tópico já com esta situação, agradeço que me aconselhem, pessoalmente, não encontrei.

Muito obrigado pela ajuda.
Boa continuação.

@Hamsururu bom dia o teu tópico foi movido para aqui. Como leste e bem existe várias máquinas onde podes instalar o HA, caso tenhas algum equipamento em casa que possas instalar o HA podes começar por aí, caso não tenhas recurso e necessites de comprar algo para iniciar prático e funcional como procuras (repito) para iniciar tens no mercado dos usados aqui na seccão compras/vendas equipamentos bons para iniciares. É só ligar a ficha e começar a configurar o HA.

@RodolfoVieira muito obrigado pela ajuda. Eu vou ler tudo e seguir as vossas indicações.

Para essa situação em particular só com Proxmox (ou algum outro sistema de virtualização). Antes de fazeres as alterações fazes um snapshot da VM no Proxmox (não confundir com o snapshot do HA) e se alguma coisa correr mal revertes para o snapshot.

Qualidade preço o que aconselham de NUC ou barebone? No mínimo um i3?

Um dos mais baratos serve como por exemplo um celeron N4000. Contudo, se pretendas evoluir, ter mais VMs,… o ideal será algo com capacidade de levar mais RAM e um CPU melhor como um i3 relativamente recente. A escolha de um melhor CPU irá também ter um reflexo direto nos consumos de energia.

Na gama dos i3 o que aconselhas qualidade preço?

São todos muito idênticos… o que entenderes que possa ser mais vantajoso para o teu caso em concreto. As marcas mais conhecidas como a asus, msi, intel,… são boas opções.

bom dia Tiago,
tem algum conselho a dar a quem vai agora adquirir um QNAP?
Obrigado

Garantir que tem capacidade de virtualização (criar máquinas virtuais). É a sugestão mais importante na minha opinião.

muito obrigado,
mas permite à ligar a pen zigbee ConBen II?

Boas,
Sou novo por aqui e ainda ando aos papéis.
Eu tenho uma Qnap TS-453A / 16GB e instalei o AH numa conteiner com o Docker.
Funciona impecavelmente, mas não tem a supervisão e não me deixa instalar o DuckDNS, obriga a usar o Nabu Casa.
Por mero acaso conseguiu dar a volta a estas limitações?
Acabei por instalar num Raspberry Pi 2 e posteriormente num 4B 4GB e estou em fase de colocar um SSD.
Obrigado desde já

eu no meu só tenho pena de não conseguir descodificar no plex conteudo 4k e não tenho VM’s

Olá.

Eu tenho um TS-251A. Uso o HA numa máquina virtual. Há quem instale o HA no Debian. Eu tenho usado a OVA oficial e zero problemas.
Já tentei em docker, mas a gestão é um terror.

Com o teu Qnap penso que podes usar a opção de correr o HA numa VM (como eu e muitos outros).
Nota: no meu qnap apenas tenho 8 GB de RAM. Ao HA apenas dou 2GB.

Relativamente ao acesso ao HA faço apenas por VPN. Não sinto necessidade de outra qualquer solução.
Não exponho o HA ao exterior. O que penso ser mais seguro (ou menos inseguro).

Espero ter ajudado.

Obrigado pela gentil resposta.

Tentei a instalação do HA numa VM e correu muito mal, pois o Qnap é o servidor de DHCP e ao instalar a VM com o HA apagou o servidor de DHCP e criou um novo para a VM.

Tive de remover o HA a VM e reinstalar o DHCP e introduzir à mão as tabelas todas… uma seca!

Eu tenho de ter aberto ao mundo pois uso o Smartthings que necessita comunicar por SSL ou Nabu Casa com o HA.

Por isso não vou arriscar, por enquanto, e vou continuar com o Raspberry pi 2B, só que lhe vou meter um SSD de 120GB.

Obrigado pela ajuda

Um forte abraço e boas automações


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade