MadBlinds v1 - Como ligar estores eléctricos a um Sonoff Dual (descontinuado)

Com a opção que referi, se os botões forem de “pressão” não é preciso fazer mais nada, se forem “normais” (ficam na posição que os puseres) é preciso alterar o “switchmode” - de qq forma, não deve ser usado o dual R2 (da forma descrita) com botões “normais” sob risco de ele entrar em flash mode ao reiniciar… Seria necessário usar outro gpio em vez do gpio0…

1 Curtiu

Consegui programar o cover para o sonoff dual, não consigo é obter o estado dos canais.
se ativar a opção optimistic fico com o estado só que se alterar estado manualmente no HA não altera.
Se ativar estado para descer e fizer stop não consigo voltar a ativar a mesma opção.

cover:

  • platform: mqtt
    state_topic: “tele/sonoff51/STATE”
    command_topic: “cmnd/sonoff51/Backlog”
    name: “Persiana1”
    qos: 0
    retain: true
    payload_open: “power1 ON”
    payload_close: “power2 ON”
    payload_stop: “power1 OFF;power2 OFF”
    optimistic: false
    state_open: “open”
    state_closed: “closed”Texto pré-formatado

Boas pessoal,

Conseguem-me dizer se este é o R2? É que não encontro escrito R2 em lado nenhum e procurando por Dual R2 só aparece esse:

Não , não é .o sonoff dual não tem esse fusível.

Obrigado. Já agora sabes se é possível usar o Sonoff touch dual para controlar os estores?

Um destes:

Já vi em alguns que sim mas nao sei como ligar, mas por favor abre um tópico em dúvidas para perguntares algo sobre esse assunto este tópico é unicamente para falar do dual.

Entretanto chegou-me o Dual R2 a casa, flashei o tasmota já configurei o MQTT e já adicionei o código ao HA, aparece no dashboard mas quando carrego nas setas não faz nada. Penso que tenha a ver com os topics que coloquei no tasmota. Podes-me ajudar nessa situação pf?

O que tenho de momento é isto:

Para bater certo com o teu código quais são os tópicos que tenho de colocar?

Obrigado

@Fl4v10 segue este tutorial 📑 Como criar um cover para estores com indicação e controlo da percentagem de abertura (aproximada) - desactualizado

Obrigado. Graças a esse tutorial consegue meter isto a funcionar.

1 Curtiu

O meu conselho é que ligues usando o seguinte esquema em vez de ligares nos headers dos button (baseado largamente no esquema do Rodolfo…) - válido para dual R2 (aparentemente não funciona no original):


Partindo do princípio que são interruptores “normais”, depois no module configuration tens de escolher switch 1 para o gpio3 e switch 2 para o gpio9

e no tasmota tens de escrever na consola:
SerialLog 0
Switchmode1 2
Switchmode2 2
No caso de botões de pressão, em vez de “switch” escolhes “button” e na consola apenas precisas de SerialLog 0.
Depois usa a configuração do meu tutorial, que o Rodolfo sugeriu acima (não te esqueças de seguir os passos adicionais de “preparação” lá indicados)

Estou com dificuldade nas ligações eléctricas. Não consigo fazer com que o Sonoff receba energia.

Isto é o interruptor que tenho:

Liguei o L (fase) ao L IN do Sonoff e os dois fios (sobe e desce) ao L out 1 e L out 2 também ao Sonoff mas ele não liga. Não é suposto ter algo ligado ao Neutro?

O Sonoff ligado ao PC funciona portanto não é problema do aparelho.

Falta te o neutro… Só tens aí a fase que é o “L”

Foi o que eu pensei, mas nos estores só tenho esses três fios. Como faço?

Tens que puxar um fio.

na parede onde tens esse interruptor, junto ao tecto, deves ter uma caixa de derivação. Tens de passar um cabo da caixa até ao interruptor com o neutro.

Obrigado pela explicação. Vou já tratar disso :wink:

Continua tudo a funcionar na perfeiçao?

tens fotos da instalação real ou video tutorial?

Sim… Está prestes a sair um tutorial com tudo explicado… No fim de semana já deve estar disponível! :wink:

1 Curtiu

Neste tópico encontra-se uma melhoria para o código para estores:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade