Lista de dispositivos / interfaces para conectar ao HA

Acho que seria interessante termos um tópico onde reunir os dispositivos que temos ligado ao nosso HA.

Eu por exemplo sou um Fá dos Sonoff mas no mundo da automação e da domótica há muito outros equipamentos que podemos ligar, como sensores de luminosidade, sensores de detecção de fumos e gases, detectores de movimentos, abertura de portas e janelas, etc.

Convido a comunidade a deixar aqui as vossas sugestões. Ou mesmo pedir recomendações sobre onde comprar, etc.

1 Curtiu

Boa ideia @helderk!

Eu uso Sonoff (8x), H801 (1x) e imensos ESP12… Só uso equipamento wifi, não tenho zigbee, zwave nem RF.

1 Curtiu
1 Curtiu

https://www.hadevices.com

2 Curtiram

Uso vários sonoff vários Modelos, basic,touch,dual,bridge tenho alguns sensors RF
zigbee ainda so tenho gateway da xiaomi,pois ja tinha comprado sensores rf que para mim têm me atendido.
Vários Nodemcu,wemos…

1 Curtiu

Bom dia a todos.
Estava a pensar em adquirir umas Philips Hue E12.
Para além das lâmpadas, o que é preciso fazer para pôr a funcionar com o HA. É necessário mais algum dispositivo?

@miruim

Tens várias alternativas. As mais utilizadas são:
1 - Utilizar a bridge da Philips hue. É muito simples e direto.
2 - Utilizar o cc2531. Com a hipótese de conseguires adotar mais dispositivos zigbee de outras marcas.

Recomendo a utilização do cc2531, não só pelo preço (mais barato) mas também para não ficares limitado em utilizar outras marcas e tipo de equipamentos no futuro. Contudo, a integração da Philips hue bridge é muito mais simples, apesar das suas limitações e valor (muito mais elevado) deste equipamento.

1 Curtiu

Boa tarde

Peço desculpa “desenterar” este tópico
Mas tenho algumas lâmpadas HUE Bluetooth (na altura não conhecia os shelly)

Mas uma vez que ainda tenho as lâmpadas procuro uma solução mais em conta que a Bridge da Philips

Que solução mais económica compatível para utilizar no meu HÁ ?

Depende do pretendido. Tens por exemplo as do ikea… são zigbee e compatíveis com a hue bridge e muito mais baratas.

Mas com o dongle CC 2531 é só ligar ao Raspberry Pi que está a correr o HA
Já o getaway do Ikea é mais um equipamento ligado
E o CC consegue o mesmo efeito que o Bridge Certo ?

Caso pretendas um coordenador zigbee que seja “universal”… o ideal será um conbee II. O cc2531 é muito limitado no alcance, processamento, …

A conbee II é na minha opinião a melhor opção, sem margem de dúvidas, para qualquer utilizador (iniciante, intermédio e avançado), caso pretende ter vários devices de vários tipos, podendo trabalhar não só com o deconz (sw nativo) como zha e z2m. Do meu conhecimento, não existe nada no mercado tão versátil. Muitos outros, vão dizer que o melhor coordenador será um qualquer outro qualquer CC (uma velha guerra de “fã boys”). Mas, pelos motivos que identifiquei acima e muitos outros, não existe defesa possível, para a maioria dos casos.

Contudo, se tiveres objectivos e equipamentos específicos, podes ter outras opções melhores e mais específicas.

Não havendo soluções únicas e perfeitas para todos os casos, o melhor será sempre estudar bem todas e tomares a decisão de forma informada e consciente. No fórum tens muito conteúdo sobre diversos coordenadores e suas vantagens/ desvantagens.

PS: O post original foi criado a 2 anos… e na altura o que foi referido era válido. Muito mudou nestes últimos anos.

Bem explicado não sabia que funcionava no zigbee2mqtt qual achas dos melhores a funcionar com a conbee tenho a ideia que zigbee2mqtt agrega mais variedade de dispositivos

O melhor deverá ser o oficial: deconz. Contudo, conforme referi acima tens sempre oportunidade de utilizar com o z2m e zha, conforme as tuas necessidades específicas, tendo cada um as suas vantagens e desvantagens. Não existe soluções perfeitas para todos. O que melhor servir as tuas necessidades será o ideal para ti.

Pessoalmente, prefiro o deconz. Caso tivesse necessidades mais específicas como outros equipamentos não suportados,… dificilmente mudava e optaria por ter uma segunda rede com o z2m e algum outro coordenador.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade