Ligar Shelly1 mini Gen3 no Motorline

Bom dia malta,

Comprei o Shelly 1 mini 8A Smart switch (https://www.amazon.es/gp/product/B0CQCHS2QS/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o00_s00?ie=UTF8&th=1) para ligar ao motor do meu portao motorline rosso, mas precisava da tua ajuda para uma questão.

Tenho estas portas da foto abaixo no Motor, e gostava de saber se consigo usar alguma destas portas como power supply pro Shelly ou se tenho mesmo de puxar do fio que liga a energia ao motor.

Encontrei outras postagens mas nenhuma especificamente deste Shelly 1 mini 8A

Agradeço desde já

Bom dia,

Eu fui á procura do manual e encontrei esta figura mais funcional

Liga onde está a botoneira/ selector com chave ou onde está o receptor externo (ou seja entre o GND(4) e PB(2) vais ligá-los no Shelly no I e no O)
O shelly 1 mini só pode ser alimentado a 240VAC, enquanto o Shelly 1 pode ser alimentado a 240VAC como 24VDC (como no receptor externo)

Ver esquema interno simplificado
Ver esquema

Para ligares o shelly tens que o alimentar a 240VAC
Na informação complementar da Amazon é a corrente que o relé suporta se entre I e O estiver uma linha de 240VAC aceita até 8A se estiver uma linha de ate 30VDC só vai aceitar 5A.
No seu caso irá estar entre I e O do shelly uma linha de GND.

Um bem haja

Acho que disse tudo.

1 Curtiu

Boas @mromulo,

Obrigado pela tua ajuda, fiz hoje a ligação da forma que indicaste.e funcionou perfeitamente.

Cumprimentos,
DM

1 Curtiu

Olá a todos do Fórum. A título de curiosidade vou compartilhar aqui a minha instalação. Eu utilizei de 3 Shellies 1 Gen3 e um Add-On. O meu motor é um Motorline Rosso Pro. Por que 3 Shellies a não utilizar outras soluções mais robustas como o Sonoff 4CHR3/PROR3? Tinha estes Shellies gen3 sobrando em casa pois estou trocando os de dentro de casa por gen4 para utilizar Matter.

Para referencia utilizei o manual que se encontra na página oficial neste link. Mais especificamente as páginas 12 e 23

Fiação

Esta é a fiação que fiz. Todos os Shellies estão em uma caixa fechada fixada sobre o motor. Como estão sendo alimentados por 24v esquentam menos e não tive problemas temperaturas.

Dica: Use um cabo ethernet e o desmonte. Os pares coloridos ajudam na identificação e como a potencia nos sensores e comandos é muito baixa os fios aguentam bem. Já para linha e terra utilize fios um pouco mais resistentes.

Configurar as Saidas

As saidas Y, R, G e B devem ser configuradas no motos de forma a darem os ouputs corretos. Como referencia veja a página 23 do manual do motor (link no início do post). Na minha instalação coloquei da seguinte maneira:

YF = 00 (Portão aberto)
RF = 02 (Portão a abrir)
GF = 01 (Portão fechado)
BF = 03 (Portão a fechar)

Criar o Cover no Home Assistant

Após a instalação. tive de criar um cover dentro do Home Assistant:

- platform: template
  covers:
    garage_box_door:
      device_class: garage
      friendly_name: "Garage Box Door"
      unique_id: garage_box_door
      open_cover:
        service: switch.turn_on
        data:
          entity_id: switch.garage_box_open_switch
      close_cover:
        data:
          entity_id: switch.garage_box_close_switch
      stop_cover:
        data:
          entity_id: switch.garage_box_stop_switch
      value_template: >-
        {% if is_state('binary_sensor.garage_box_opened_input', 'on') %}
          open
        {% elif is_state('binary_sensor.garage_box_closed_input', 'on') %}
          closed
        {% elif is_state('binary_sensor.garage_box_opening_input', 'on') %}
          opening
        {% elif is_state('binary_sensor.garage_box_closing_input', 'on') %}
          closing
        {% else %}
          unknown
        {% endif %}

Resultado

Tenho agora um cover card que mostra o status do portão e consegui mais tarde fazer automações como acender as luzes da garagem quando o portão abre e apagar quando fecha.

Infelizmente se o portão parar no meio devido aos sensores de segurança o status fica como unknown, oq ue não é de todo ruim.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade