Olá a todos do Fórum. A título de curiosidade vou compartilhar aqui a minha instalação. Eu utilizei de 3 Shellies 1 Gen3 e um Add-On. O meu motor é um Motorline Rosso Pro. Por que 3 Shellies a não utilizar outras soluções mais robustas como o Sonoff 4CHR3/PROR3? Tinha estes Shellies gen3 sobrando em casa pois estou trocando os de dentro de casa por gen4 para utilizar Matter.
Para referencia utilizei o manual que se encontra na página oficial neste link. Mais especificamente as páginas 12 e 23
Fiação
Esta é a fiação que fiz. Todos os Shellies estão em uma caixa fechada fixada sobre o motor. Como estão sendo alimentados por 24v esquentam menos e não tive problemas temperaturas.
Dica: Use um cabo ethernet e o desmonte. Os pares coloridos ajudam na identificação e como a potencia nos sensores e comandos é muito baixa os fios aguentam bem. Já para linha e terra utilize fios um pouco mais resistentes.
Configurar as Saidas
As saidas Y
, R
, G
e B
devem ser configuradas no motos de forma a darem os ouputs corretos. Como referencia veja a página 23 do manual do motor (link no início do post). Na minha instalação coloquei da seguinte maneira:
YF = 00 (Portão aberto)
RF = 02 (Portão a abrir)
GF = 01 (Portão fechado)
BF = 03 (Portão a fechar)
Criar o Cover no Home Assistant
Após a instalação. tive de criar um cover
dentro do Home Assistant:
- platform: template
covers:
garage_box_door:
device_class: garage
friendly_name: "Garage Box Door"
unique_id: garage_box_door
open_cover:
service: switch.turn_on
data:
entity_id: switch.garage_box_open_switch
close_cover:
data:
entity_id: switch.garage_box_close_switch
stop_cover:
data:
entity_id: switch.garage_box_stop_switch
value_template: >-
{% if is_state('binary_sensor.garage_box_opened_input', 'on') %}
open
{% elif is_state('binary_sensor.garage_box_closed_input', 'on') %}
closed
{% elif is_state('binary_sensor.garage_box_opening_input', 'on') %}
opening
{% elif is_state('binary_sensor.garage_box_closing_input', 'on') %}
closing
{% else %}
unknown
{% endif %}
Resultado
Tenho agora um cover
card que mostra o status do portão e consegui mais tarde fazer automações como acender as luzes da garagem quando o portão abre e apagar quando fecha.
Infelizmente se o portão parar no meio devido aos sensores de segurança o status fica como unknown
, oq ue não é de todo ruim.