Ligar Shelly1 mini Gen3 no Motorline

Bom dia malta,

Comprei o Shelly 1 mini 8A Smart switch (https://www.amazon.es/gp/product/B0CQCHS2QS/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o00_s00?ie=UTF8&th=1) para ligar ao motor do meu portao motorline rosso, mas precisava da tua ajuda para uma questão.

Tenho estas portas da foto abaixo no Motor, e gostava de saber se consigo usar alguma destas portas como power supply pro Shelly ou se tenho mesmo de puxar do fio que liga a energia ao motor.

Encontrei outras postagens mas nenhuma especificamente deste Shelly 1 mini 8A

Agradeço desde já

Bom dia,

Eu fui á procura do manual e encontrei esta figura mais funcional

Liga onde está a botoneira/ selector com chave ou onde está o receptor externo (ou seja entre o GND(4) e PB(2) vais ligá-los no Shelly no I e no O)
O shelly 1 mini só pode ser alimentado a 240VAC, enquanto o Shelly 1 pode ser alimentado a 240VAC como 24VDC (como no receptor externo)

Ver esquema interno simplificado
Ver esquema

Para ligares o shelly tens que o alimentar a 240VAC
Na informação complementar da Amazon é a corrente que o relé suporta se entre I e O estiver uma linha de 240VAC aceita até 8A se estiver uma linha de ate 30VDC só vai aceitar 5A.
No seu caso irá estar entre I e O do shelly uma linha de GND.

Um bem haja

Acho que disse tudo.

1 Curtiu

Boas @mromulo,

Obrigado pela tua ajuda, fiz hoje a ligação da forma que indicaste.e funcionou perfeitamente.

Cumprimentos,
DM

1 Curtiu

Olá a todos do Fórum. A título de curiosidade vou compartilhar aqui a minha instalação. Eu utilizei de 3 Shellies 1 Gen3 e um Add-On. O meu motor é um Motorline Rosso Pro. Por que 3 Shellies a não utilizar outras soluções mais robustas como o Sonoff 4CHR3/PROR3? Tinha estes Shellies gen3 sobrando em casa pois estou trocando os de dentro de casa por gen4 para utilizar Matter.

Para referencia utilizei o manual que se encontra na página oficial neste link. Mais especificamente as páginas 12 e 23

Fiação

Esta é a fiação que fiz. Todos os Shellies estão em uma caixa fechada fixada sobre o motor. Como estão sendo alimentados por 24v esquentam menos e não tive problemas temperaturas.

Dica: Use um cabo ethernet e o desmonte. Os pares coloridos ajudam na identificação e como a potencia nos sensores e comandos é muito baixa os fios aguentam bem. Já para linha e terra utilize fios um pouco mais resistentes.

Configurar as Saidas

As saidas Y, R, G e B devem ser configuradas no motos de forma a darem os ouputs corretos. Como referencia veja a página 23 do manual do motor (link no início do post). Na minha instalação coloquei da seguinte maneira:

YF = 00 (Portão aberto)
RF = 02 (Portão a abrir)
GF = 01 (Portão fechado)
BF = 03 (Portão a fechar)

Criar o Cover no Home Assistant

Após a instalação. tive de criar um cover dentro do Home Assistant:

- platform: template
  covers:
    garage_box_door:
      device_class: garage
      friendly_name: "Garage Box Door"
      unique_id: garage_box_door
      open_cover:
        service: switch.turn_on
        data:
          entity_id: switch.garage_box_open_switch
      close_cover:
        data:
          entity_id: switch.garage_box_close_switch
      stop_cover:
        data:
          entity_id: switch.garage_box_stop_switch
      value_template: >-
        {% if is_state('binary_sensor.garage_box_opened_input', 'on') %}
          open
        {% elif is_state('binary_sensor.garage_box_closed_input', 'on') %}
          closed
        {% elif is_state('binary_sensor.garage_box_opening_input', 'on') %}
          opening
        {% elif is_state('binary_sensor.garage_box_closing_input', 'on') %}
          closing
        {% else %}
          unknown
        {% endif %}

Resultado

Tenho agora um cover card que mostra o status do portão e consegui mais tarde fazer automações como acender as luzes da garagem quando o portão abre e apagar quando fecha.

Infelizmente se o portão parar no meio devido aos sensores de segurança o status fica como unknown, oq ue não é de todo ruim.

antes de gastar os 3 shellys viste no manual se o modo de actuação do portão não podia ser trocado para open-stop-close com um único input??? a maioria dos portões tem essa opção…

Sim ele tem essa opção mas eu quero poder comandar quando abrir parar e fechar para ter melhor controle. Foi opção minha fazer desta forma, existe sim forma mais simples no conector frontal do motor em uma conexão do tipo remote.

Como pode ver na imagem abaixo existe o conector A que oferece esse suporte e nem é necessário abertura do motor.

Fiz desta forma pois também gosto do desafio de faze-lo.

1 Curtiu

so estava a alertar caso queiras utilizar os outros dois shellys para outra coisa, ou caso não soubesses.

Obrigado pela dica. Mas gosto mais do desafio. Você ainda não viu o que fiz com a minha Caldeira estou preparando o tópico e vou colocar em breve no ar.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade