Ligar shelly 2.5 comutador de escada duplo

Olá a todos !

Finalmente chegaram os meus Shelly 2.5 para ligar a um comutador de escada duplo.
Os meus conhecimentos de eletricidade (instalação destas coisas) é nenhuma, embora perceba o esquema que lá está e já tenha estado com um multimetro num comutador que tenho aqui a mais a ver como são as ligações e já percebi como é.

No entanto, na imagem que anexo, liga 2 lampadas - já percebi que uma delas é um simples interruptor e na outra, liga e desliga outra lampada, mas essa mesma lampada pode ser ligada e desligada por mais 2 interruptores localizados noutras paredes.

A minha duvida é que , eu acho apenas tenho fase aqui e nenhum neutro… O neutro deve ir da caixa de derivação aqui perto, diretamente às lampadas. Estarei correto ? Com o multimetro eu medi quase 218v, mas nunca 220 ou superior…
Estarei enganado ?

Na foto, os cabos de cima e o preto no segundo orificio vêm do mesmo local. Todos os restantes vão para o mesmo sitio.

Agradecia uma ajudinha com esta situação!

Viva,
Sem neutro o shelly nao vai funcionar. Por vezes da para ir buscar um neutro e passar cabo de uma tomada/caixa mais perto.
Já agora, mediu a tensao onde? Nos terminais do comutador? Aí, é normal que nao consiga os tipicos 220-230v ja que está a medir com a(s) lampada(s) em serie, e é de esperar uma queda de tensao.

1 Curtiu

Coloca aí fotos de toda a caixa… Pelo que me parece, essa não é a caixa apropriada para o shelly se quiseres controlar a tal lâmpada que é controlada por outros interruptores… O ideal é pores fotos de todos…

1 Curtiu

Obrigado pelas respostas.

Como já referi, este comutador funciona como interruptor simples para uma lampada, e comutador para outra.

As outras 2 caixas que também controlam uma das lampadas estão em anexo…

Eu reparei que numa delas so tem 4 cabos castanhos, mas passa um preto no tubo, que desconfiio é o mesmo que está na outra caixa… É a ultima da parede…

mostra também o interior das caixas para se verem onde e quais os fios que passam dentro delas (tira fotos em que se veja a parte de trás dos “interruptores” e o interior das caixas, na mesma foto)

o @Maddoctor está a tentar identificar qual dos interruptores é que envia corrente para a lâmpada e qual é que só faz comutação no primeiro. Aconselho-te também a marcar os interruptores com 1 e 2 para facilitar a troca de informação aqui no fórum.

Na prática o que vais ter de fazer é colocar o shelly a ‘cortar’ o fio que sai do interruptor para a lâmpada. Desta forma, a parte da comutação de escada fica a funcionar sem problemas. Vais sempre precisar de fazer uma puxada do neutro para ligar ao shelly. Não sei como são as lâmpadas mas podes equacionar colocar o shelly na lâmpada, uma vez que já lá tens a fase a chegar do interruptor, e o neutro. Dependendo do tipo de lâmpada pode ser a opção mais fácil (por exemplo se estiver num tecto falso).

1 Curtiu

Obrigado por ambas as respostas.

@Maddoctor O interior só consigo na proxima semana tirar fotos (mas vou colocar, não me esqueco).

@tmarquespt Era porreiro, mas estas lampadas são paineis de LED salientes. Como é a garagem, nada de encastrar… :expressionless:

Sim, irei fazer a puxada, pois junto tenho uma caixa eletrica que sei que estão lá fios que já a abri.

Agradeco a ambos pela ajuda. Para a semana, assim que puder, coloco as fotos do interior das caixas e já analiso melhor .

Já agora, é possivel colocar o shelly e manter os interruptores a funcionar na mesma, certo ? O shelly fica antes ou depois ?

Abraco e obrigado

Sim. O interruptor funciona na mesma. A única diferença é que podes apagar no HA também. Ou app da shelly se optaste pelo firmeware original.

Ainda não alterei nada… Pelo que li, o firmware original já suporta MQTT , não sendo por isso necessário flahasr tasmota, por exemplo. O objectivo é ligar tudo ao Home Assistant

1 Curtiu

Confirmo que funciona muito bem com firmware original, via mqtt sem necessidade de flashar.

Tanto o shelly1, 2 e 2.5

1 Curtiu

Obrigado a todos. Conforme combinado, seguem as imagens do interior das caixas dos restantes interruptores.

A primeira foto é o ultimo interruptor. A segunda foto é do outro interruptor .

Noto que na foto do interruptor intermédido, o fio preto vem do interruptor duplo e passa diretamente para o ultimo…

Ultimo interruptor

Interruptor intermédio

PS: Já tenho um shelly v1 ligado, onde tive que ir buscar o neutro á caixa de distribuição. Já tenho uma noção de como se liga, talvez neste seja semelhante, mas em vez de 1, serem 2 canais… Será ?

Encontrei esta página que explica muito bem como ligar um shelly v1, em interruptores simples, e comutadores:

https://hassiohelp.eu/2018/12/10/guida-shelly1/#7_SCHEMA_SEMPLIFICATO_DEVIATA

Olá a todos !

Já está tudo resolvido. Shelly 2.5 ligado e a trabalhar corretamente. Canal #1 liga uma das lampadas - normal - Canal #2 liga a outra e os restantes 2 interruptores estão a trabalhar normalmente. Tudo a funcionar.

Assim que tiver pronto, coloco aqui o esquema de ligações que usei para ligar ao shelly 2.5 para caso alguém precisar

Daqui a uns tempos, é aventurar pelo estores elétricos ! :smile:

3 Curtiram

Boa! Também tens aqui no fórum imagens de ligação a estores…

2 Curtiram

Tenho uma instalação parecida com a tua mas sem o interruptor intermédio. Também tenho um Shelly 2.5 para colocar lá.
Vou aguardar que coloques aqui o esquema de ligações.
Obrigado.

Sim, esta noite já coloco !

Bem, aqui está o esquema que fiz. Espero que esteja percetível e ajude alguém como ligar 2 lâmpadas ao shelly 2.5

Os fios a castanho que saem do comutador e vão para a caixa (a azul) são os que vão para os outros comutadores. Da minha primeira foto (primeiro post), os fios a preto são fios que vão para os outros comutadores. Pelo que percebi, são FASE igual, mas os eletricistas usam para algum tipo de indicação (pelo menos foi que que percebi - algum eletricista que corrija) .

Outros comutadores poderão ter umas ligações diferentes… Têm que ir por tentativa/erro, talvez.

O lado esquerdo é interruptor normal, o lado direito é o que trabalha juntamente com mais 2 interruptores.
A lampada é ligada de qualquer um deles (ou desligada caso esteja ligada)

Eu já não tenho a certeza (mas confirmo logo) que o shelly sabe sempre quando a lâmpada está ligada ou não.

Espero que ajude alguém

PS: Eu só liguei uma fase ao shelly. Não sei será o melhor, mas é como fiz.

Dei uma vista de olhos ao esquema e parece-me estar percetível. Logo já vou pôr mãos à obra.

Obrigado Bruno. Vou tambem passear nesse esquema eheh :slight_smile:

Caríssimos, pegando numa comutação de escada já montada, curiosamente mesmo numa escada, em que temos um interruptor ao inicio da escada e outro no fim, como identificamos o que recebe a fase e o que vai à lâmpada?

mostra as ligações dos 2 por trás

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade