Ligar o sofá ao HA!

Hello!

Parti na missão de ligar ao HA uma chaise longue, com reclinação elétrica. Inútil? Talvez! :slight_smile:

Ela é alimentada por 24 VDC e tem um motor linear que, em função da inversão da polaridade, abre ou fecha o sofá.
Para ligar ao HA, tenho um ESP8266 ligado a uma board de 4 relés. Já integrado no HA.
Pretendo manter a funcionalidade dos botões físicos, a par da nova integração com o HA.

A minha dificuldade está nas ligações elétricas entre as coisas. Se fosse para ligar os relés SEM os botões físicos existentes, faria isto:
image

Contudo, para conectar em simultâneo com os botões físicos existentes, tenho medo de provocar um curto-circuito. Os botões existentes são 2 microswitchs neste circuito:


(da esquerda para a direita na imagem, são Comum, NO, NC)

A informação que apresento é suficiente para alguém me dar uma dica de como devo ligar as coisas?
Fico disponível para dar mais info, se me disserem o quê!

Obrigado!

1 Curtiu

Os 4 fios da placa onde estão os 2 micro-switches do sofá ligam à zona do motor através deste socket:

Os 2 fios que alimentam os 24 VDC também entram nessa zona de motor.

Não desmontei o motor para perceber o circuito que lá existe porque, honestamente, pareceu-me um desafio (suspeito que tenha engrenagens e outras coisas que possa não conseguir voltar a montar) e, esperançosamente, desnecessário, caso consiga fazer a ligação através dos switches/board.

Olá @RuiP, bem vindo! Já viste este projecto que participou no nosso ultimo concurso?

1 Curtiu

Wow! Não conhecia e está brilhante!
Numa primeira leitura na diagonal, parece ter resolvido o problema transformando os botões existentes no sofá, de switchs dos 24VDC (ou 29VDC), para “meros” inputs do ESP32/ESP8266.

Assim, de facto, deixa de haver risco de curto-circuitos.

Vou ler o tópico com toda calma. Obrigado

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade