Boas a todos,
Sei que há bastante tempo que não há novidades por aqui sobre o DataWatt. Pausei o projecto durante uns tempos, mas voltei a pegar nele recentemente e há progresso real para partilhar.
Como se devem recordar, a empresa fechou portas sem nunca chegar a libertar o código-fonte da cloud que prometeram, deixando todos os equipamentos sem forma de continuar a funcionar assim que o serviço original caiu. Entretanto consegui adquirir o domínio “datawatt.pt” (que tinha expirado) e, fazendo engenharia reversa ao firmware do equipamento, consegui perceber exactamente como ele fala com a cloud, desde a autenticação até à forma como os dados dos sensores são enviados.
Boas notícias: já tenho uma versão de testes do servidor a funcionar e a receber dados reais de um equipamento físico, ponta a ponta. Já não é só teoria, está confirmado a funcionar.
Para o futuro, estou a equacionar dois caminhos possíveis (não necessariamente exclusivos):
- Disponibilizar uma imagem Docker para quem tiver conhecimentos técnicos correr o servidor na sua própria rede, sem depender de mim nem de mais ninguém. Cada um trata dos seus próprios dados, em sua casa.
- Abrir um serviço público centralizado no domínio, mais simples para quem não quer (ou não pode) gerir um servidor, mas isto implica ainda construir uma interface própria para cada utilizador consultar só os seus dados (não existe isso hoje, é trabalho a fazer), além de pensar bem na parte de privacidade/separação de dados entre utilizadores.
Para já não tenho uma data fechada nem decisão final tomada, depende também de perceber quantos de vocês ainda têm o equipamento e teriam interesse num ou noutro caminho. Se ainda tiverem o aparelho aí parado numa gaveta e quiserem ajudar a testar, ou simplesmente tiverem uma opinião sobre qual das opções preferem, digam alguma coisa aqui no tópico.
Mais novidades em breve.