Inversor Huawei + Shelly 3 EM

Boas,

O objectivo final é conseguir interligar a informação do Shelly no HA, mas para já o passo ainda é anterior. Se os moderadores acharem que é off-topic, peço desculpa, e encerrem o tópico ou eu tento removê-lo.

Tenho uma instalação trifásica, e um sistema fotovoltaico de injecção monofásica (não tenho interesse em mudar para um inversor trifásico).
O inversor Huawei (SUN2000-4KTL-L1) comunica com um Huawei Smart Reader (DDSU-666-H) para fazer alguma gestão. Este smart reader, infelizmente, é monofásico também (pequeno aparte: durante a instalação, havia a hipótese de instalar o DTSU-666, que é trifásico, mas infelizmente os instaladores apenas tinham a versão de 250A, que implicavam 3 pinças enormes, para as quais não tenho espaço).

A minha ideia era conseguir substituir este Smart Reader por outro, preferencialmente um que eu tenha espaço (terá de ter pinças pequenas). Como tal, a ideia recaiu sobre um Shelly 3 EM.
Alguém tem ideia (e idealmente, experiência), em fazer a ligação entre o Shelly 3 EM e o Inversor ? Penso que comunicam via um protocolo standard.

No caso de terem uma ideia doutro equipamento que não o Shelly, mas que também tenha interligação com o HA, aceito sugestões!

Obrigado!

O Shelly não comunica com o inversor e o contrário também não se aplica. A comunicação é feita de ambos para o HA, e é depois no HA que programas (através de automações) o que queres que aconteça.

Dependendo do que queres. A HAN do contador da EDP.

Atenção que o DDSU-666-H poderá ser necessário ao funcionamento do inversor.

Bem, para já, complementei a solução com o módulo EoT ligado à porta HAN do contador.
Vamos ver o que dali sai em termos de métricas.

No entanto, gostava de poder também ver o lado do inversor, para comparar. Provavelmente terei de pensar no Huawei DTSU666.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade