Interrutores inteligentes SonOff - Escadas

Olá pessaol!

Antes de começar, deixem-me dizer que não percebo praticamente nada de eletricidade.
Estou neste momento a pensar comprar os interrutores inteligentes da SonOff.

Na loja onde ia comprar disseram-me que não dava para funcionar em escadas.
Isto é, não dá para ligar no interrutor do cimo das escadas e desligar em baixo, ou o contrário. Deve ter a ver com comutação.

Aconselhou-me os Relay da Shelly.

Mas não fiquei muito convencido que os interrutores não funcionem. Consigo perceber que por si só os interuutores não permitem a comutação, mas não dará para solucionar isso de outra maneira?
Queria mesmo esses interrutores, mas não faz sentido ter dois tipos de interrutores diferentes.

Obrigado desde já pelas dicas.

Olá @RicardoMoura tens a certeza que esses interruptores cabem nas tuas caixas? Não sei onde resides, mas isso parece me formato americano.
Outra questão vais utilizar os mesmos com o Home Assistant?

Olá Rodolfo Vieira,
De facto não fui preciso na imagem, mas será a versão EU.

Não pensei ainda se vou utilizar o HomeAssistant.
Não sei se esses interrutores são sequer compatíveis. Sei que são compatíveis com Google e Alexa e também sei que se pode controlar pela APP da eWelink.

@RicardoMoura, este fórum é sobre a plataforma Home Assistant toda a ajuda aqui dada será nesse sentido. Esses interruptores , dão para usares, tens que pesquisar que aqui no forum tens essa informação.

Ok.
Sendo assim, se dá, provavelmente irei utilizar.

@RodolfoVieira penso que com tasmota dá para fazer essa automação até fora do HA, correto?

Não entendi. Podes explicar?

Acho que já vi em algum lado, um sonoff desligar/ligar outro com a automação feita no tasmota em vez de ser no Ha, para continuar a funcionar em caso de falha do serviço.

Sim, é possível usando Rules, visita o wiki do tasmota que lá tá a explicar.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade