Interruptores Efapel para controlo de luzes no tasmota

Boas,

Para automatizar as luzes cá de casa vou colocar Shelly 1 e 2. Já tenho 2 interruptores com a funcionar, estou a usar interruptores efapel de mola. Admito que não sou fã ao clique da mola, e gostava mesmo de poder conseguir o mesmo efeito mas com interruptores normais. Toda a minha casa está equipada com Efapel Logus 90 e não me queria desfazer do estilo.
Como é que vocês estão a fazer? Que interruptores usam? É de mola ou nem por isso?
Ah, vale a pena salientar que 2 interruptores podem estar ligados ao mesmo shelly, e com mola eu sei que funciona.

Quando dizes 2 interruptor ao mesmo Shelly, ligam a mesma lâmpada? Estás a te referir ao shelly1, certo?

Eu ando nesse dilema mas por enquanto meti uns BH.

Tanto dá no shelly 1 como no 2. Basicamente ligo as duas teclas (pode ser as quantas quiser) que quero ao mesmo switch no shelly.
Estás a usar interruptores de mola?

Podes usar os interruptores que quiseres,isto partindo do princípio que vais usar tasmota como firmware…

Não mencionei mas sim estou a usar tasmota.
É possível fazer mesmo com 2 ou mais teclas ligadas ao shelly?
Para fazer ativar o switch é preciso envia corrente para o shelly, dependendo da configuração do tasmota, no meu caso está para impulso, ou seja, se recebe um impulso altera o estado, isto porwue estou a usar interruptores de mola. Se usar interruptor normal, e se ligar 2 ou mais teclas ao shelly, vai chegar a um momento em que tenho a receber Fase por duas teclas, mesmo que mexa numa tecla, o shelly continua a receber corrente, ou seja, não sabe que mexi na tecla então não altera o estado

Não percebi a dúvida… O shelly, como outro relé inteligente qualquer usa fase e neutro para a própria alimentação, independente da parte dos interruptores… Partindo do princípio que vais usar shelly 2, podes ter interruptor de 2 teclas, uma para cada relé… Esses interruptores podem ser de qualquer tipo. Tens é que usar um switchmode específico para cada tipo…

O que estou a tentar explicar é que para um relé tenho 2 ou mais teclas ligadas a ele. Teclas que estão noutro sitio da casa mas que tenho o fio dela perto do shelly

Se tens mais de 1 interruptor a controlar cada relé, não podes ter interruptores sem ser de mola… Antes de quereres iotizar a casa, como é que havia mais de 2 interruptores a controlar uma lâmpada? Relés “burros”? Nesse caso já terias os de mola…

Antes de querer iotizar a casa, tinha interruptores de escada. Não é de mola mas deixa ligar a desligar em diferentes sitio da casa

Então se tinhas comutadores de escada, na practica eles funcionam como um único interruptor… Basta que ponhas o shelly na “saída” do “conjunto”…

1 Curtiu

e qual o switchmode que utilizo?

Para interruptores “normais” deves usar o 7. Não esquecer que nos de vários relés deves fazer switchmode1 7 e switchmode2 7

Não tinha pensado na possibilidade de usar os comutadores de escada. Vou ver o esquema e tentar replicar uma situação para testar. Consegues me ajudar com este esquema?

Fiz agora o teste com 2 comutadores de escada duplo e a usar o switchmode 7 no tasmota.
Works like a charm!
Obrigado!
Deixo abaixo o meu esquema

3 Curtiram

As ligações ao neutro é que não sei… Mas nao tenho nenhum shelly…

O neutro está sempre ligado à lampada e ao shelly. No esquema meti o neutro a ligar ao S1 e ao S2 mas foi lapso.

Assim estou mais descansado… Corrige o esquema sff ou tira-o para não induzires outros em erro…

@Maddoctor Sim, já corrigi!

Viva. Estou aqui a tentar manter no meu hall de entrada em que tem comutação de escada, os interruptores originais da legrand da série suno. Estava a ver o esquema do @ricreis394 mas os comutadores não são iguais e no meu caso tenho neutro que segue directo à lampada e a fase entra num comutador e daí segue para o outro e por isso estamos a fala de 3 fios. A pergunta é a seguinte. Caso instale o shelly 1, qual é o melhor esquema a usar ??
Ao inicio ia utilizar os interruptores ligados a 2 GPIO dum sonoff basic mas como tenho os 3 fios a passar numa calha e ia precisar de mais um fio passado, mas não estou a conseguir, porque mesmo a puxar um dos fios e daí passar 2 , não consigo, porque vem pelo chão e deve estar alguma coisa a apertar o tubo.

@miruim Não tendo percebido bem o teu problema, o melhor a fazer em comutadores de escada é colocar o shelly/Onofre o que for no final do circuito. Desta forma precisas apenas de um equipamento e nem tens de mexer no outro interruptor.
Quanto aos fios que tens de passar, basta o neutro para o shelly no interruptor onde o colocares, uma vez que a fase já lá está.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade