[DÚVIDA] Fazer ligações Shelly 2 em comutador de escadas

Basicamente eu tenho estes 2 interruptores na sala:

Como o shelly precisa de Neutro, irei ter que instalar no interruptor da Imagem 1, apesar de não se ver está no fundo da caixa.
O que quero saber é como fazer as ligações no shelly e depois do shelly ao interruptor.

Na Imagem 1:
O castanho sozinho liga um conjunto de 6 LEDs neste interruptor e os outros 2 castanhos juntos serve para ligar/desligar outro conjunto de 6 LEDs que tambem é ligado/desligado no interruptor da Imagem 2.

as minhas dúvidas:
No shelly ligo o N e o L (na Imagem 1 é o preto que está ao lado dos 2 castanhos?) que vem do quadro no respetivo sitio do shelly. O que ligo no 01 e 02 e no S1 e S2???

Como podem ver tenho:
2 L(pretos): um que vem do quadro e outro que vai para o interruptor da Imagem 2 (onde ligo este que me “sobra”?)
3 castanhos:onde o castanho sozinho neste interruptor apenas liga/desliga o 1º conjunto de 6 LEDs e os 2 castanhos juntos (na Imagem 1) vao para o outro interruptor (Imagem 2), onde no 1º interruptor consigo ligar/desligar o conjunto 2 de 6 LEDs e no 2º interruptor apenas consigo ligar/desligar o 2ª conjunto.

Se assim não for possível acham que se trocar o interruptor 2 por um de pressão (tipo campainha) irá funcionar?

Desculpem qualquer calinada. Apesar de confuso acho que dá para entender minimamente. Se puderem ajudar a fazer as ligações. Não quero torrar o shelly ou apanhar algum esticão ! :wink:

Nunca montei nenhum shelly assim :exploding_head:

Basicamente tens 2 circuitos, um normal em que a fase entra no interruptor 1 do lado esquerdo e sai para a lampada.
Tens outro que tem uma comutação de escada, que termina também no interruptor 1 do lado direito (esquerda e direta de acordo com a imagem que colocaste)

portanto tens de montar o shelly alimentando o mesmo com fase e neutro (L e N) e Ligas as saídas 01 e 02 às lampadas (01- circuito1, 02-circuito2)

No S1 e 2 vais ligar respectivamente a saída do interruptor correspondente. De modo a que quando alteras o estado de qualquer um deles, vá fazer ‘toggle’ ao S1/2

Para o SW1 ligas o fio de saída do lado esquerdo (são dois é simples) para o SW2 (escada) ligas a saída do lado direito (saída = fio que ia originalmente para a lâmpada)

Isso não é uma ligação directa, vais ter de adicionar fios e ligadores para colocar a funcionar.

Não obstante tudo isto, configura primeiro o shelly e testa com lampadas antes de ligares aí. Assim tens a certeza de que quando ligares a parte do shelly está bem configurada.

O manual da shelly é bastante claro

image

A única coisa que tens de considerar é que a ‘saída’ da fase do interruptor (fio que vai para a lampada) é o que tens de ligar no S1 e S2. Esquece que estás a usar comutação de escada porque o shelly vai ficar no fim do circuito e portanto não tem influencia nenhuma e continua a trabalhar como comutação de escada, mas vai estar a accionar o shelly em vez de ligar a lampada diretamente.

Na foto o interruptor do lado esquerdo é um comutador de escada duplo, o da direita é um comutados de escada simples.

No teu caso segundo li na diagonal, o comutador de escada duplo liga um conjunto de 6 Leds e liga outro conjunto que é ligado nesse local e desligado noutro local onde está o outro comutador de escada simples.

A partir daqui o que pretendes?

isto é a imagem da sala e o que faz cada interruptor: as bolas são as luzes.

o interruptor 1(duplo-2 teclas):
com a tecla esquerda: liga e desliga as luzes a vermelho
com a tecla direita:liga e desliga as luzes a verde

interruptor 2 (simples- 1 tecla):
liga e desliga as luzes a verde

vendo o interruptor duplo (interruptor 1) : (imagem do lado esquerdo do 1ª post) tenho:

do lado esquerdo da imagem: fio preto que vem do quadro e castanho que vem das luzes
do lado direito: preto que vem das luzes e 2 castanhos que vao para o interruptor 2
tem tambem um wago com 3 ligações que liga o fio preto do quadro, o fio que vai para o Interruptor 2 e liga tambem o interruptor 1 (é o fio preto que esta ao lado dos 2 castanhos)

Como ponho aqui um shelly 2 para continuar tudo a funcionar normalmente e através da app do Shelly? :innocent::innocent::innocent:

@Rui

Já te respondi a isso

Este tópico vai ajudar-te

@rui_20_andre

Penso que terás que colocar o shelly na caixa do interruptor 2, pois é onde se encontra o fio (preto) que vai para a lâmpada. No interruptor 1 entra a fase, no interruptor 2 sai para a lâmpada

@rui_20_andre

O shelly 2 é um swtich duplo. Portanto tens de interromper o fio que vai do interruptor de parede para as lampadas e meter o shelly no meio. Nessa interrupção, a parte do fio do lado do interruptor liga no S1 ou S2 e a parte do fio que vai para a lampada liga no 01 ou 02. S1-01 para uma lampada (ou grupo) S2-02 para a outra.

Desta forma, quando alteras a posição do interruptor fisico, o shelly recebe a alteração de estado e age em conformidade. É indiferente ser interruptor simples ou comutação de escada, porque o resultado no fim da cadeia é o mesmo: o fio que vai para a lampada ou tem corrente ou não tem, e é isso que vai fazer actuar o S1/S2 do shelly, fazendo com que altere o estado do 01/02 que são os relés e vão ser alimentados pela fase L. A alimentação das lâmpadas não é feita a partir da fase injectada no S1/S2, aquilo é só para sinalizar alteração do estado.

@rui_20_andre o assunto ficou resolvido?

Boas,

Também tenho algumas dúvidas acerca da comutação de escada com Shelly.

Com a ajuda deste tópico e outro que deixaram link li que a opção mais simples e eficaz é ligar o Shelly 1 ou 2.5 na caixa aonde se encontra o fio que vai para a lâmpada (fio preto/castanho “linha de lâmpada” ).

No Shelly 2 e no 2.5 não tenho dúvidas, até porque já tenho os meus estores a funcionar 5* com Shelly 2.5.

Nunca tinha posto olhos no Shelly 1 e olhando para o esquema ainda não percebi para que serve o “I”. É INPUT de quê?

Nas ligações restantes:

L: fase
N: neutro
SW: fio que vem do interruptor (fase)
O: saída de fase para a lâmpada
I: ??? É para um botão de pressão?? Ou para fazer por exemplo contacto seco por exemplo para um portão?

Parece que para a ligação que referi, terei que meter também fase no “I”…

Alguém me pode iluminar?

Obrigado!

Screenshot_20190420-232720_Adobe%20Acrobat

No Shelly 1 o relé está isolado. Se for para ligar a 230v tens de ligar a fase no L e no I

Atenção à posição do jumper para não queimar o shelly

1 Curtiu

Obrigado pelas dicas! :+1:

entretanto nem tinha visto o teu post anterior na totalidade (telemóvel) mas basicamente disseste tudo. Se não alimentares o relé Input (quando ligas o relé, o que estiver no I passa para o O) podes usar para contactos secos.

Este tipo de desenho tem vantagens a nível de versatilidade, mas é uma real treta para instalar atrás de um interruptor. O espaço já é curto, e obriga a mais fios.

1 Curtiu

Esta opção do Shelly 1 ter relé isolado é mesmo excelente!

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade