Interruptor regular com relé e lâmpadas inteligentes

Boas,

Eu tenho uma série de smart bulbs GU10 em spots no texto falso e nos armários da cozinha. Tenho também uma série de automações para cada lâmpada e para grupos de lâmpadas.

Problema
Todos os meus interruptores são normais e portanto desligar um interruptor imoplica deixar de fornecer energia às lâmpadas e consequentemente parar todas as automações e controlos que tenho sobre as lâmpadas.

A minha dúvida é se existe alguma relé que permita funcionar como soft button quando está conectada ao HA e quando não tem conexão se comporte como uma relé normal, cortando a energia às lâmpadas.

Penso que li algures na comunidade do HA com Tasmota e ESPHome flashar um Shelly para ter esse comportamento, havia inclusivé um thread para implementar o mesmo comportamento nos Sonoff mas todas as soluções implicam usar relés WiFi e eu tenho vários botões para o mesmo grupo de luzes nas divisões o que irá certamente começar a sobrecarregar a rede WiFi além de que preferia usar soluções Zigbee ou Z-Wave, no mercado americano existem soluções destas mas na Europa das pesquisas que já fiz não encontrei nada além dos botões que podem ser usados para cenários como este ZigBee Interruptor sem fios ZigBee Scene Switch, 3 botões com 9 cenas, controlo remoto ZigBee para luzes LED, aplicação Tuya e Smart Life, alimentação com pilhas : Amazon.es: Bricolage e Ferramentas.

Pergunta
Alguém tem alguma sugestão para implementar isto ou qual a melhor forma de conseguir implementar isto?
Ou seja:

  • Opção A (e a preferível)
    Mantenho os actuais interruptores e coloco-lhe uma relé que me permita alterar o comportamento baseado numa potencial conexão ao HA e de preferência usando uma conexão Zigbee ou ZWave

  • Opção B (possível mas a menos apetecível)
    Troco todos os interruptores por interruptores inteligentes que me permitam controlá-los via HA se o HA estiver disponível e senão comportam-se como interruptores normais

  • Opção C (o último recurso)
    Uso Shelly’s e Sonoff WiFi aos quais implemento as alterações que a malta na Comunidade de HA discutiu e que mimificam este comportamento

O que devo fazer e como devo fazer na vossa opinião?

Também tenho este “problema” com umas fitas de led controladas por H801 instalados no tecto, longe dos interruptores.
Ainda não implementei nada, mas o que tenho idealizado seria a tua Opção A, com um pequeno módulo Zigbee daqueles de 10 ou 15€ no Aliexpress a cortar a alimentação à lâmpada.
Depois pensei em ter uma automação no HA, com o trigger a ser o passar do switch de On para Off, condição a luz estar definida como ligada e por fim a Ação, ligar o switch, delay x segundos e desligar a lâmpada.

Isto deve resultar, mas causa um piscar na lâmpada uns segundos depois de desligarmos no interruptor.
Outra forma é controlar só no HA e não fazer a ligação do módulo à Lâmpada, estando esta sempre alimentada. Se falhar o HA, não ligamos nem desligamos a lampada, mas também em muitos casos, esse seria o menor dos problemas caso o HA não estivesse a funcionar…

Agora, se usarmos módulos de switch WIFI, com o ESPhome, já será possível programar logo no módulo para só alternar o estado do switch físico caso não haja conectividade com o HA e alterar um “switch virtual” caso haja conectividade ou até diretamente fazer o tongle à lâmpada configurada no HA, no entanto, lá vamos adicionar clientes WIFI à rede…

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade