@j_assuncao
Eu??? a criar problemas??? Nunca!!!
Ná, a carapuça serve-me… não raras vezes dou por mim a dar a volta mais longa. Mas não é defeito, é feitio!
No entanto, sinto-me ligeiramente incompreendido!
Porque apesar de não estar a usar (ainda) o HA (que julgo não será a unica opção do mercado), tenho um “sistema” que não precisa da internet (os Sonoff não flashados não contam) e onde posso acrescentar mais elementos desde que “falem” a mesma (ou mesmas) linguagem. E com isso estou “livre” de updates e upgrades e serviços que não controlo.
Não consigo competir com o HA (ainda ), mas atinjo o mesmo objetivo, aprendendo pelo caminho…
E algumas soluções e estratégias do HA foram aplicadas no meu sistema.
Em relação aos Shelly, e mais uma vez a minha preferencia por estes modulos, é que têm uma função já integrada para ficarem desligados da cloud. E sim, estão na rede local, e falo com eles por http, para cada ip especifico sabendo a qualquer momento o estado dos mesmos. E até agora, não me falharam (tirando as poucas vezes que “descalibraram” a posição do estore e não conseguiam ir para os 50% porque… já estavam fechados…)
Até acho que os Shelly 1 (e não só) são mais apropriados para outras funções que não esta que pretendo, mas tenho aqui um par deles que queira dar uso. E não gosto de interrupetores com botões, pronto!!!
O Tasmota nos Sonoff está na to-do list, mas até isso parece algo “falivel” (os modelos que tenho, provavelmente copias chinesas, não são iguais a nenhuma versão que vi na net), e com tanta versão e firmware diferente, poderei nunca conseguir converter os mesmos. Por isso esta solução mais bullet-proof que procuro e que no final, até poderia mostrar-se mais económica (se pensar em aplicar na casa toda).
Mas estas vossas sugestões também têm o mérito de me fazer repensar a estratégia. Por isso mesmo volto a agradecer as mesmas.