Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

E em relação aos dados do “Quality of Service” ?
Como é que os posso obter?

Se der erro, nao podes

Boa tarde,
Através dos tutoriais e de vários posts consegui colocar esta solução a funcionar, o meu muito obrigado a quem desenvolveu e partilhou esta solução.
Já tinha o material há algum tempo mas apenas agora consegui um tempo para implementar.
Abaixo o meu cenário:

  • Contador: Landis+Gyr (led verde)
  • Alimentação: via porta HAN
  • Placa: Wemos D1 mini (rx_pin: 14 / tx_pin: 5)
  • SW: ESPHome

O maior desafio foi a localização do ESP e potência wifi do ESPHome de forma a ter ligação wifi estável.
De vez em quando ainda faz um reboot mas neste momento está há quase 3 dias sem reboot.

1 Curtiu

>D
>B

=>SerialLog 0
=>WebLog 4
=>Sensor53 r
=>Sensor53 d0

>M 1

+1,3,mN1,1,9600,X,1,20,r0104000C0007

1,01041CUUuuUUuu@i0:1000,T1,kVA,*,2
1,01041Cx4UUuuUUuu@i0:1000,T2,kVA,*,2
1,01041Cx8UUuuUUuu@i0:1000,T3,kVA,*,2
1,01041Cx8x4UUuuUUuu@i0:1000,T4,kVA,*,2
1,01041Cx8x8UUuuUUuu@i0:1000,T5,kVA,*,2
1,01041Cx8x8x4UUuuUUuu@i0:1000,T6,kVA,*,2
1,01041Cx8x8x8UUuuUUuu@i0:1000,0x0012,kVA,*,2

#

Olá, após vários meses com a porta HAN em funcionamento, parece que deixou de funcionar.

> mbpoll -m rtu -a 1 -b 9600 -d 8 -P none -v -s 1 -t 3:int -c 2 -r 121 -1 -o 10 -0 -B  /dev/ttyAMA0
debug enabled
Set rtu stop bits=1
Set function=3
Set format=int
Set number of values=2
Set start reference=121
Set timeout=10
Set device=/dev/ttyAMA0
mbpoll 1.4-12 - FieldTalk(tm) Modbus(R) Master Simulator
Copyright © 2015-2019 Pascal JEAN, https://github.com/epsilonrt/mbpoll
This program comes with ABSOLUTELY NO WARRANTY.
This is free software, and you are welcome to redistribute it
under certain conditions; type 'mbpoll -w' for details.

Opening /dev/ttyAMA0 at 9600 bauds (N, 8, 1)
Set response timeout to 10 sec, 0 us
Protocol configuration: Modbus RTU
Slave configuration...: address = [1]
                        start reference = 121, count = 2
Communication.........: /dev/ttyAMA0,       9600-8N1
                        t/o 10.00 s, poll rate 1000 ms
Data type.............: 32-bit integer (big endian), input register table

-- Polling slave 1...
[01][04][00][79][00][04][20][10]
Waiting for a confirmation...
<01><84><81><83><60>
ERROR Invalid exception code
Read input register failed: Invalid exception code

O contador está a responder com o ERROR CODE 81. Que segundo a documentaçâo é um erro de previlegios de acesso ao registo, que anteriormente estava a funcionar.

If is made an attempt to access a register disabled in the access profile the exception code should be 0x81 “ACCESS DENIED”, except in the case of address 0x0000 where the error must be 0x02 “ILLEGAL DATA ADDRESS”;

Alguem passou por problema semelhante? Isto começou a acontecer após uma intervençâo remota da e-redes.

Update, com o meu pedido de alteração de titular, a E-Redes decidiu bloquear o meu acesso a porta HAN.
Estou a aguardar que voltem a habilitar o acesso. Espero não ter de pagar 14 euros novamente.

1 Curtiu

Estranho isto… A porta HAN funciona para leitura de dados “básicos” independentemente de pedires ou não acesso a ela. Quando se pede acesso, eles colocam um cabo para meteres o teu leitor de dados. O contador, por regra em legislação, tem de disponibilizar um conjunto básico de dados via a porta HAN. Se já tinhas acesso a porta HAN por um cabo, o contador tem de disponibilizar a informação. Em resumo, o titular do contador não pode alterar o acesso a informação até mesmo porque não há “logon” no mesmo que possa distinguir quem está pedindo a informação.

Pode ser alterado se estiver na rede inteligente.

Podem ter mudado a politica interna.

Ou simplesmente perdeu as chaves

Depois de falar com a E-Redes eles confirmaram que à inverveçâo remota foi mesmo para desactivar a porta HAN. Nâo adiantaram os motivos. Foi pedida a reactivaçâo e estou a aguardar por novidades.

2 Curtiram

Boa noite, preciso da vossa ajuda. Se alguém me poder ajudar agradeço
Eu tenho 2 contadores da Landis+Gyr ZCXe110CRU0L3D2.03 S3 iguais, um contador do ano 2017 está sendo usado no sistema de energia solar offgrid e está com a potência 3.45kVA, eu queria controla-lo assim que o consumo de energia for muita eu corto a energia remotamente para evitar estragarem as baterias.
E o outro contador do ano 2019 está configurado para 10kVA de potência e queria configurar para baixar para 3.45kVA de potência.
O objetivo é ligar o Landis+Gyr ao meu Computador por uma sonda óptica de infravermelhos que têm um íman que eu comprei no AliExpress, e também comprei um conversor de USB para RS422/RS485.
Eu possuo os Softwares da Landis+Gyr mas o problema é que não consigo aceder aos 2 contadores nem com a Sonda e nem por RJ11 ou RJ12.
Porque as mensagens de erro é mais por causa dos parametros como a porta COM2, COM3 e etc, os bis de velocidade e por ai fora, não sei como configurar.
Eu não sei se até podem pensar que eu depois vou evadir os Landis+Gyr dos outros clientes, mas não irei fazer isso, e isso é crime por evasão com multa e prisão, o que pretendo é ter conhecimento como a E-REDES controla os Landis+Gyr que muitos portugueses têm, e assim controlo estes 2 Landis+Gyr que estão aqui comigo.
Alguém me pode ajudar?
Obrigado, Boa noite a todos!

Não me parece que seja legal o acesso ao contador para programação mas apenas para recolha de valores mediante o pedido de acesso à porta HAN.

Tendo em conta que cada escalão de potência tem um tarifário próprio, ao alterares escalão de potencia (seja ele mais baixo ou mais alto que o contratado) estarás a cometer um acto ilegal pois o contratado será diferente do que estará programado no contador. Além de que a programação dos mesmos deverá estar protegida com password.

Legalidades à parte, este é um fórum sobre Home Assistant e a tua pergunta nada tem a ver com o objectivo do fórum. Por este motivo, e segundo as regras do fórum, espero que não insistas nesta questão.

P.S.: O tópico aberto por ti sobre o mesmo assunto foi apagado pelo mesmo motivo. Caso insistas neste assunto ou outro que não esteja relacionado com o HA serão aplicadas as sanções indicadas nas regras.

1 Curtiu

Se isso tiver falha de segurança, eticamente deves avisar a e-redes.

De resto só vai devolver isto:

Via HAN esquece, não há mais nada a descobrir.

Sim certo, eu compreendo perfeitamente as regras deste fórum.
O objetivo não é aceder aos contadores Landis+Gyr das pessoas que esses estão ativos pela E-REDES, basta tirar a tampa pelo parafuso para aceder aos fios e as portas RJ11 ou RJ12 de imediato emite um alarme aos computadores na central da E-REDES dizendo tampa aberta e vêm logo o piquete de urgência ver o que se passou no contador vê que alguém mexeu.
Estes contadores Landis+Gyr estão desativados pela E-REDES, e então comprei-os no OLX, sim é possível aceder aos contadores pela sonda optica ou via RJ11 ou RJ12 porque um está ligado no meu sistema solar offgrid e não existe rede elétrica pública da E-REDES.
Aqui tenho energia elétrica pelos painéis solares, o meu objetivo é diminuir a potência para evitar estragarem o banco de baterias porque quando não estou cá consomem energia exageradamente á noite e é por isso que quero controlar remotamente ou pelo meu PC e se eu vir que estão a consumir muita energia eu corto ou então diminuo a potência e o contador automaticamente desliga a energia assim evito ficar no prejuízo :slightly_smiling_face:

Ninguém sabe esse tipo de configuração.

E se eram da e-redes, continuam com firmware da e-redes.

Só trocando pelo firmware original ou outro que desconheço.

1 Curtiu

Muito obrigado amigo :slightly_smiling_face:
Boa semana!

Boa noite, @ReDaLeRt
[Desculpe, mas ainda não sou fluente em português, Goggle translate!]
Obrigado por esses tutoriais.
E-Redes tendo trocado recentemente o contador [2023/11/09], por um Landis+Gyr [ZCXe110CRU0GL3D2.03 85], havia pedido para conectar um RJ12, mas hoje não consegui. Então pergunte novamente no portal E-Redes [aguardando uma semana], que teve um técnico deslocado [2023/11/16], que conectou um cabo Rj12 do medidor (acessível agora). Conectei temporariamente uma interface RS485 → USB a um RPI3 antigo com HA (Slave) [o outro ODROID N2+ master HA muito longe], e funcionou, estou perdendo os valores (indisponível)?, estamos Verei mais tarde se OK.
Totalizador de energia consumida na tarifa 1 - Vazio
Totalizador de energia consumida na tarifa 2 - Ponta
Totalizador da energia consumida na tarifa 3 - Cheia
Então, nesse meio tempo, fiz um cálculo para a potência ativa. [P=UIcos fi]
Estou esperando uma interface RS485 TTL simples para experimentar um ESP32 (com Wifi e bluetools integrados).
Também estou olhando o que @nikito7 fez.

Resumo

compteur

PS: Eu afrancesei a informação.

Boa continuação a todos.

Bonne soirée !

@+DoM(Ô¿Ô) :vulcan_salute:

Not supported via modbus RTU usb.

A small hack is to change pymodbus:

rtu-tweak

Hack will be lost after update HA.

Olá
Não sei se é para mim?
Mas onde encontramos seu arquivo? “register_read_message.py”
@+Dom

/usr/local/lib/python3.10/site-packages/pymodbus/register_read_message.py

Discord


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade