Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

Se o contador foi instalado em 2020 nao tens grande problema.

Apenas se tiveres o erro 81 vais ter de tirar o chicote…

Eu fui dos primeiros que pediu por email

Nem ficou registado.

Noutro contador diz que está activo. Nunca pedi nada, nem chicote tenho.

Quanto aos ZIV o importante é so mesmo o StopBits 2 e Hardware Serial

Software Serial só suporta 8N1.

De qualquer forma no futuro tudo vai passar para 8N1 (está no pdf)

E eles andam mesmo às aranhas. Ainda hoje me ligaram a dizer que eventualmente tem de trocar o ZIV.

Afinal modbus é muito simples e básico…

O meu vieram instalar cá a cerca de 2 meses mas inda continua com a luz vermelha a piscar. Aqui ainda não há a rede inteligente da EDP. Por isso penso não haver problema… Mas posso tentar a ver se dá não custa nada :). Agora só precisava de saber como troco os pinos no script… Estou a pensar usar um esp01 e para fazer log acedo por telenet.

; change to your gpios and mode
;  v   v             v
+1,18,mN1,1,9600,EB1,17,30....
;  rx                tx

Esp8266 gpio 1 e 3

Ficas sem serial log

1 Curtiu

Bom dia @Norberto_Martins fico contente que já tens o teu a bombar hoje instalaram o chicote no meu contador vou começar com os trabalhos para ver se consigo ter sucesso. :+1:

Mais um ZIV a bombar um especial agradecimento para o @Encarnacao e ao resto do pessoal que ajudou no Discord do HA.PT foram espectaculares . :+1:

5 Curtiram

Boa noite pessoal,
é para agradecer a todos os que tornaram possivel esta integração, o meu contador já esta a funcionar, é 1 “sagemcom S212” nunca seria capaz de fazer esta integração sem ajuda da comunidade portuguesa home assistant.
Numa das fotos esta a comparação entre o contador EDP e um pzem04t V3 , aparentemente tem estado sempre com valores muito identicos.
abraço a todos

2 Curtiram

@nikito7 não tinhas no teu github o código para Esphome? Queria tentar esphome e tive ideia de lá ter visto no teu git o código, mas agora não encontro.

Desisti disso. O código original é daqui: https://github.com/martgras/esphome/tree/modbus_component/esphome/components/modbus_controller

@nikito7 mas porque abandonaste a ideia?

Pode nunca chegar a oficial.

O web server do esphome não é grande coisa.

E até da jeito no tasmota.

O trabalho que se poupava no yaml do home assistant, passa para o esphome.

Para cenas em loop o tasmota é melhor.

Para comandos manuais talvez um dia e só no esphome…

No geral o yaml do esphome fica muito mais complexo, que o processo no tasmota.

E… o esp8266 tem pouca ram

1 Curtiu

E… o api não atravessa subnets.

Tenho um contador “remoto” via 4G (wireguard).

Eventualmente posso fazer outro demo

Olá Nikito, obrigado pela informação, existe um user que vai pegar nesse trabalho e avançar com isso por carolice, depois postamos os resultados assim que for possível.

1 Curtiu

Mais um ZIV integrado! Wemos com tasmota + script alterado e partilhado por @Norberto_Martins. Muito obrigado!!!

1 Curtiu

Olá Miguel, gostei do total feito no script, dá para partilhar essa parte?
Obrigado

Boas @francisco.marques , vai ver no manual do @Encarnacao está lá tudo. :blush:

Depois se poderes manda uma foto do modelo do teu Wemos, tive problemas com o meu.

3 Curtiram

Nao me tinha apercebido do excelente manual referido, obrigado pela indicação e ao @Encarnacao pela partilha.

O wemos que estou a usar adquiri em https://a.aliexpress.com/_mPO9Ulx , arranjo se quiseres.

Na fase de testes, apercebi-me que perdia a configuração, sempre q desligava a alimentacao.
Com o backup+restore resolvia, mas ficava 5* se grava-se a configuracao na memoria nao volatil, alguem sabe como no tasmota?

Isso só perde as configurações em certos casos

https://tasmota.github.io/docs/Device-Recovery/#fast-power-cycle-device-recovery

If you have a weak power grid or frequent power brownouts its best to disable this feature with SetOption65 1 immediately or you’ll end up with firmware default devices after a brownout event.

1 Curtiu

@nikito7 usando a integração do modbus do homeassistant como consegues contornar o problema do pedido 0x0079 uma vez que é uma Double long unsigned existe alguma forma de desmultiplicar o pedido ?
o HA parece ter um problema com pedidos de Double long unsigned
tentei também via NR com modbusTCP e parece queixar se do mesmo pedido 0x0079

Tem de ser seguidos, se falas do esphome.

0x0073

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade