Integração Solax

Não tenho a parte do sensor template. No meu config.yaml. As entidades aparecem como sensor.solax…
Tenho um entities card com os dados que me interessam

Obrigado José,

Acabei por ligar a LAN do inversor, mudei para DHCP na configuração remota na solaxcloud , apanhei-lhe o ip e verifiquei que tinha a porta 502 aberta.
Então coloquei a trabalhar por Modbus.
Para quem necessitar no futuro, usei o config e um dos pacotes desenvolvidos pelo wills106 no Github.
Foi só editar o pacote e criar a pasta packages, colocar o pacote indicado para o sistema e alterar o configuration.yaml com as seguintes linhas:

homeassistant:
  packages: !include_dir_named packages

Tenho todos os dados visíveis do inversor e bateria.
Acabou por não ser um fds perdido :slight_smile:

boa semana!

Boas!
Só agora vi as tuas dúvidas. Também tive o mesmo problema a uns meses atrás e resolvi com o mesmo método do José Magalhães.

Em todo o caso quando andava a tentar integrar tentei fazer o que fizeste, através de ModBUS e não consegui. Tu desligas-te o pocket wifi do inversor?

Já agora quais as tuas baterias? Eu tenho 6.5 kw.

Olá, sim Pocket + Ethernet a funcionar e Modbus , pela Ethernet.

as baterias é a Triplepower de 5,8 Kwh.

estão subdimensionadas, necessitava no mínimo do dobro de armazenamento e mais 50% em PV para só usar o bihorario no carregamento dos VE.

:frowning: é a vida do Português, cobre a cabeça como lençol, ficam os pés destapados.

tb tenho um solax x1, mas nao tenho baterias, no meu caso meti um shelly 1pm e pronto…

Pois eu tenho alguma pena de não ter espaço para por mais uns Paineis. Tenho 12, mas acho que idealmente seriam mais uns 4 painéis

Estão hoje a montar em minha casa o meu sistema fotovoltaico…
e tem um inversor SOLAX X3-Hybrid 5.0

Ainda não está a funcionar e já ando a ver como ligar ao HASS
como era de esperar… com esta ligação consigo potenciar o aproveitamento do sistema.

Alguém testou este método de integração?
https://community.home-assistant.io/t/pv-solax-inverter-cloud-sensors-via-api/277874
parece ser simples…

Obrigado e Abraços

Bom dia…

Na sexta ficou a minha instalação terminada.
Como disse… Com Inversor Solax X3 Hybrid.

Já tenho integrado no HA 100%…TOP
Update dos sensores a cada 1 segundo…
Non stop…

Tive que os excluir no RECODER pois são muitos e saturou a BD histórico…

Se alguém precisar de ajuda… DIGA.
Abraços

Olá bom dia,
Boa! Fizeste a integração por modbus ou através de reverse proxy?

Nota: Tenho um inversor igual ao teu, mas monofásico.

Obrigado, Abr

Por modbus… TOP
Ligado por LAN… Sem poquet wifi
Beber da fonte…Rapido e fiável…

Vai dar para fazer as automaçoes ao milímetro…

Na cloud… Era só de 5 em 5 min
Se alguém precisar de ajuda… Diga

Tenho a funcionar Com reverse proxy via pocket lan mas é bastante instavel e tenho algum receio de segurança. Consegues explicar como ligaste por modbus (partindo do principio que não sei o que é o modbus :slight_smile: )?

Obrigado j_ assunção. Até ai já tinha chegado, tb tenho acesso a wikipedia! A “carinha” queria transmitir um certo grau de ironia! A minha questão para o Gustavo Pinto era como integrar esse protocolo na lan e posteriormente no HA.

O MODBUS pode ser integrado de várias maneiras no HA mas normalmente usa-se um conversor TTL > RS485 que depois liga a um ESP para transmitir a informação. Se pesquisares aqui por “SDM120” vais encontrar um projecto que implementa um desses conversores para enviar os dados do SDM para o HA.

obrigado vou pesquisar

Não é preciso nada de hardware…

Usei a plataforma modbus do HÁ…
Basta saber o IP do inversor a a porta… Que no meu caso é 502

Estou no telemóvel… Qd no PC envio o Link das instruções que segui…

Mas atenção que o Inversor esta ligado ao router por cabo… Numa porta LAN

E como é por cabo… Rápida e estável…

Com o Pocket wifi… Não sei se funciona
Eu tenho o pocket… Mas não esta sequer inserido

Vai ao browser e escrever

http://IP DO INVERSOR:502

Se responder uns carateres estranhos…
Tens a estrada aberta

Tenho que tentar qd tiver luz solar. Obrigado

Não reparei no pormenor do conversor “falar” MODBUS por IP. Nesse caso não precisas de mais hardware nenhum.

Boa noite
Os vossos inversores solax não desligam à noite?
No caso de não desligarem, como fizeram?

Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade