Integração Solax

Boas!
Estou a tentar integrar o meu sistema solar: Solax no HA. Há uma integração oficial mas refere a necessidade de utilizar um “reverse proxy NGINX”. Alguém me pode dizer onde coloco está configuração?
Obrigado

No Hassio podes usar o addon Nginx Proxy Manager.

José, eu tenho um inversor da SOLAX e não precisei de fazer nada disso do “reverse proxy NGINX”.

apenas adicionar ao .yaml o que está na pagina do HA.

Como ligas ao inversor? Com o pocket Wi-Fi?
Na configuração colocas o ip 5.8.8.8?

Podes explicar como se configura isso no Nginx Proxy Manager?
Tentei criar um redirection host com o ip interno de um RPI porta 80 como source e ip do inversor solax (5.8.8.8), porta 80 como destination mas não funciona.

fiz copy/past

# Example configuration.yaml entry
sensor:
  - platform: solax
    ip_address: IP_ADDRESS
sensors:
- platform: template
  sensors:
    total_pv_power:
      friendly_name: "Total PV Power"
      unit_of_measurement: 'W'
      value_template: "{{ (states('sensor.pv1_power') | float) + (states('sensor.pv2_power') | float) }}"
    load_power:
      friendly_name: "Load Power"
      unit_of_measurement: 'W'
      value_template: "{{ (states('sensor.power_now') | float) - (states('sensor.exported_power') | float) }}"

a versão do meu firmware permite me fazer isso :slight_smile: nao preciso de nenhuma proxy

SK-SU3000
Solax_SI_CH_2nd_20160912_DE02

Pois! assim torna-se mais fácil. A ligação de dados do meu inversor é feita a partir de uma “pen” wi-fi que cria uma rede própria. Quando me ligo directamente a essa rede consigo ter acesso à chave API com os dados. O problema é que utilizando um RPi com dois interfaces: um em cada rede não consigo que o trafego utilize o interface wlan0 em vez do eth0. Pode ser que o @j_assuncao me explique como faze-lo com o Nginx proxy manager.

Caro José Magalhães, estou exactamente com o mesmo problema.
Não consigo integrar o meu inversor Solax X1 G3 Hibrido no HA.

Chegou a conseguir?

Olá!
Tenho a integração solax a funcionar. Tenho um RPi com o NGINX a funcionar como reverse proxy ligado por Wi-Fi ao inversor e por cabo à minha lan.

Obrigado… é possivel usar o mesmo RPi que utilizamos como o HA? ou tem de ser um RPi independente? Consegues fazer parametrizações pelo HA ou apenas ver informação? Podes explicar os passos que destes?

Eu tenho andado a tentar… Hoje desliguei a Pen e liguei com cabo ethernet para tentar integrar atraves do ModBus… Mas não estou a conseguir ir buscar a informação.

Boa tarde José, consegue explicar com fez, estou farto de dar voltas e não consigo ultrapassar um novo problema.
Ao ligar ao pocketwifi, embora tenha acesso via LAN do RPi3 e ter as duas ligações ok, tudo o que respeita core_configurator não tenho acesso, e o Rpi fica sem acesso à internet, a nive de menus deixo de ter acesso ( em branco ), embora os serviços estejam a correr. Também passa a dar erro em updates etc.
Penso que a ligação default passa para o wifi, que neste caso, não tem router/gateway.

Como solucionou isto?

Boas!
Aviso desde já que percebo muito pouco de Linux e o que fiz foi googlando passo a passo.
O RPi liga-se por Wi-Fi ao pocket lan e por cabo à rede onde tenho outro RPi a correr o HA. No primeiro RPi tenho o NGINX a correr como reverse proxy, assim quando a integração SOLAX procura o IP do 1o RPi vai buscar os dados ao IP do pocket lan. A configuração foi feita pelo CLI via SSH.

Obrigado pela partilha José, no meu caso tenho apenas um Rpi3, que corre o HA e nginx.
Já liguei o Rpi via wifi ao solax pocketwifi, mas os core_components deixam de ficar acessiveis através do IP da LAN via browser ( embora verifique que estão em funcionamento ) file editor, terminal,supervisor, etc, fica tudo em branco no interface do HA.

O Rpi, parece que passa a enviar o trafego da internet apenas pela wlan0, que neste caso está ligada ao pocketwifi.

Nem chego à fase de criar um reverse proxy porque o HA fica com este problema.

então estou encalhado, neste ponto.

Finalmente tive tempo para resolver isto, acabei por migrar o HASSIO para um VM e usei o RPi3 como bridge entre a rede e o pocketwifi do X1 hybrid com o reverse proxy.

A integração, está a devolver 0W, não sei se está a ler dados do API da solax.
Sabem como posso verificar se a integração solax está a funcionar?
Não obtenho resposta a esta página também no Rpi: http://5.8.8.8/?optType=ReadRealTimeData

tenho esta config:

sensor:
  - platform: solax
    ip_address: 192.168.150.254
    
sensor:
  - platform: template
    sensors:
      total_pv_power:
        friendly_name: "Total PV Power"
        unit_of_measurement: 'W'
        value_template: "{{ (states('sensor.pv1_power') | float) + (states('sensor.pv2_power') | float) }}"
      load_power:
        friendly_name: "Load Power"
        unit_of_measurement: 'W'
        value_template: "{{ (states('sensor.power_now') | float) - (states('sensor.exported_power') | float) }}"

@luisaraujo quando publicares código ou logs deves fazê-lo como texto. Depois deves sublinhar o texto que queres transformar em código e clicar no icone </>. Deverá existir um espaço antes e outro depois do bloco de código para que funcione correctamente. O código em Yaml é muito sensível aos espaçamentos e sem o código devidamente formatado não te poderemos ajudar. E nos logs há pormenores que só devidamente formatados se conseguem ver.
Além disso, existem regras no fórum que devem ser cumpridas e que podes ler nos nossos Termos do Serviço/Regras e na FAQ.`

Vê um exemplo:

Obrigado pela dica. Está editado e regas lidas :slight_smile: .

Experimenta fazer:
curl -X POST http://192.168.150.254/?optType=ReadRealTimeData em qq máquina dessa subnet para ver que recebes a info do inversor

tenho esta resposta:

curl -X POST http://5.8.8.8/?optType=ReadRealTimeData {"type":"X1-Hybiyd-G3","SN":"INVERTERS/N","ver":"2.033.20","Data":[0.0,0.0,0.0,0.0,0.0,0.0,0,0,5.6,79.2,-3723,0,0,0.00,0.00,0,21,0.6,0,2038169.6,0,10,131.4,90.0,31.0,25.0,21.2,18.9,3.3,3.3,6,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,2.09,258.45,0,0,0,0,0,0,0,0.00,0,0,0.0,0.0,0,0.00,0,0,0,0.00,0,0,0,0,0.00,0,0,9,1,26,1.00,0,100,10,20.00,20.00,0,0,0,0,1.9,35.4,79.6,0.0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,0,0,0.00,0.00,1,17,117.4,0.0,0],"Information":[5.000,3,"X1-Hybiyd-G3","OUTROSERIAL",1,3.25,0.00,3.22,1.05],"battery":{"brand":"82","masterVer":"2.02","slaveNum":"2","slaveVer":[2.01,2.01,0.00,0.00,0.00,0.00,0.00,0.00],"slaveType":[0,0,0,0,0,0,0,0]}}

tenho a mesma resposta se for a partir de outra maquina na rede ao 192.168.150.254.

A informação está toda nesse json. Se não me engano sensor template é que não está a funcionar. Tenho que ver na minha conf. Como tenho isso que já não me lembro.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade