Integração Solax

Bom dia.
Eu já não tenho solax… Troquei por Huawei.
Mas acedo por ModBus… Tal como fazia no Solax…

O teu sensor é criado no ModBus… Certo?

• usa a produção total… Sempre a cumulativa
  • a unidade tem que ser kWh… K minúsculo e W maiúsculo

No meu caso… E acho que para o solax tb… O Inversor não da direto a injeção e o consumo total
Então fiz um sensor no HA por Template
E aproveitei para fazem em balanço de 15min

Atenção que para o Energy… O consumo e injeção são duas entidades em valor positivo… Total… Sempre a somar

Ficou fixe

Espero ter ajudado
Exemplo de ontem

Segue aqui a solução para colocar compatibilizar o sensor de energia do solax:
adicionar este excerto no configuration.yaml:

homeassistant:
  customize:
    sensor.solax_xxxxxxxxxx_total_energy:
        state_class: measurement
        last_reset: '1970-01-01T00:00:00+00:00'
        unit_of_measurement: kWh
        device_class: energy

Com o firmware “[618.00122.00_Pocket_WIFI_V2.033.20_20190313_UNLOCKED.usb]”, é possivel, através do endereço IP do pocket wifi 2.0 ler os dados sem precisar de proxy, bastando para isso adicionar o sensor solax:

sensor:
  - platform: solax
    ip_address: 192.168.1.216
4 Curtiram

Consegue-se modelar o “saldo quarto-horário” que a e-redes agora aplica no Home Assistant?

Tenho dois utility_meter com o ciclo quarto-horário, um para consumo outro para exportação, mas está-me a escapar como posso fazer para no fim de cada ciclo calcular o saldo e actualizar outros 2 dois utility_meter.

1 Curtiu

Também estaria interessado em fazer isso! Ainda não me aventurei no utility meter, e também estou a planear fazer a integração do contador através da porta HAN

como funcionará a garantia da solax? se o flash correr mal fica o inversor sem garantia?

Mudas o software no pocket WiFi, não no inversor. E uma boa pergunta a fazeres a quem te vendeu o material

Gostava mesmo de pôr uma senha na rede do Pocket WiFi, aquela rede aberta deixa-me nervoso…

Se mudas a senha de gestão tens o problema resolvido. Embora qualquer um se ligue à rede, ninguém consegue fazer nada

Era bom que assim fosse mas a realidade é que por vezes as senhas não protegem por completo o que visam proteger, devido a falhas de segurança. Já para não falar que numa rede aberta essa senha é fácil de interceptar (a página do PocketWiFi não usa HTTPS).

Boas pessoal,

Depois de ter passado aqui por este topico muito de relance reparei que ninguem referiu o uso de Tasmota para obter os dados do Solax.
Para quem não tem conhecimento o Tasmota tem uma integraçao a funcionar com inversores Solax por modbus, significa isto que podem obter os dados em real time do vosso inversor utilizando um ESP8266 + adaptador para modbus.
Para poderem usar o Tasmota vao ter que compilar o mesmo a partir da fonte, a integraçao vem desligada por default e é preciso alterar um ficheiro de config do Tasmota e compilar o mesmo para o activar.

Exemplo de alguns dos valores que a integraçao disponibiliza:

1 Curtiu

Se puderes abrir mão da cloud, ai o amigo diz que o tasmota lê os dados do inversor…

1 Curtiu

Tenho tudo a funcionar por Modbus

@Serendib, eu tenho um X1 - 3000 com a pen wifi, ligado a um meter SDM230 (modbus) e tentei integrar o meter com o HA. A integração funciona bem sempre que o inversor está off (durante a noite), pois assim que ele arranca e começa a fazer pedidos ao meter, ambos ficam baralhados (HA e SolaxCloud). Como fizeste a tua integração?

Ora, por uma questão de coerência não misturei os sensores Shelly que já disparavam em kWh com os novos criados a partir da integração que permite conversão W para kWh.

Então criei sensores com templates para pegar nos valores negativos (consumo da rede) e passei para positivos. E ignorei os negativos. Depois com a integração passei de W para kWh.
Na injeção na rede foi só pegar nos positivos e ignorar os negativos e depois com a integração mais uma vez W para kWh.

Com as potências que entram e saem das baterias exatamente a mesma coisa.

Basicamente foi isto

Boa tarde tenho inversor solax x1 3.0kw com pen wi-fi tudo a funcionar com solax cloud, instalei um meter chint ddsu666 com ligação rj45 (rs485) ao inversor de acordo com instruções do fabricante mas dá sempre “meter fault”.
Após pesquisa já precebi que a ligação é modbus, mas faltam alguns paramentros que são programáveis no chint.
modbus -ok
8n1 - ok a seguir é programável e 0-99 ( qual é ??) não tenho essa informação no manual solax
baud3 (9600) está certo?

O meu não é chint é eastron. Mas se puder ajudar diga, posso tentar ver os parâmetros do meu.

Boa tarde, se poder enviar os parametros que aparecem no visor agradecia.
ricardomatias76@gmail.com

Bom dia,
Sempre que reinicio o HA e o inversor está desligado o valor do Solar aparece com o valor total e não o parcial do dia. Se não tivesse reiniciado o HA o valor que aparecia era 4.8 kWh. Alguém com problemas deste género? Obrigado
image

Penso que já respondi no Facebook mas é causado por um erro de programação no template sensor que foi usado, ao não lidar com o estado ‘unavailable’.

Na versão HA de Novembro já se pode utilizar os sensores da Solax directamente e esses não sofrem desse mal.

Eu uso a integração do wills106 para o solax via modbus e não conseguia usar este cartão do reptilex por falta de entidades então desenvolvi templates para calcular as entidades em falta.
Está no forum do wils106 em https://github.com/wills106/homsassistant-solax-modbus/discussions/31
para quem estiver interessado!

Posso dizer que este cartão é excelente.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade