Integração do Shelly 2.5 no Home Assistant

Sim, é na aplicação da shelly.
Podes utilizar o mqtt no firmware original do shelly.

Tens de ver nos menus da aplicação. Tenho shelly mas nuca utilizei o firmware original. Nisso não posso ajudar…

Mas antes disso tens de ter o mqtt a funcionar corretamente no home assistant para puderes adicionar o ip, username e password nas configurações do mqtt na aplicação do shelly.

Na app nao dá.
Tens que aceder via browser ao shelly. Qualquer coisa como http://192.168.1.xxx.

Algumas fotos.
1-

2-

3-
No campo server, tens que colocar o endereço de IP do servidor MQTT. Normalmente igual ao do HA.

Desculpa ser sintético mas estou no telemóvel.

Caro @lopitos prático e eficaz :wink: feito!

Caro @FSousa já instalei o MQTT explorer, mas não consigo passar da página inicial…
Já tentei colocar o IP do Shelly juntamente com o User e Pass que configurei, mas nada…

Será que já posso colocar aquele código que mencionei acima, com as respectivas correcções? Qual será o próximo passo?

Obrigado

O que tens de colocar é o IP do HA…

Estás com bocado confuso com a integração do Mosquitto estou a ver. Primeiro que tudo tens que activar esse broker mqtt para o shelly comunicar com o HA.

Na config do Mosquitto tens de colocar algo assim: ( isto é mesmo dentro do add-on mosquitto

Nota que eu tirei o meu username e password, tens de escolher um user e pass teu , não pode ser mosquitto nem broker acho.

Depois disto tens de ir a configurações- integrações e carregar no ( + ) para configurar nova integração e escolher mqtt e depois colocares os teus dados do mosquitto.

Qualquer duvida há vários tópicos neste forúm a explicar como integrar o mosquitto.

Depois disto é adiccionares o shelly2.5 . Tenho um shelly2.5 no HA mas não a funcionar para estores, mas sim para luzes.

Acho que já te disseram tuod em relação ao addicioná-lo no ha , mas pode ser que te ajude este video https://www.youtube.com/watch?v=k115rKALCUw&t=668s

@finipini, muito obrigado pelo tempo que despendeste para colocar uma resposta completa.
Fiz esses passos e coloquei este código no configuration.yaml:


cover:
  - platform: mqtt
    name: Estore Quarto Gs
    state_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxxxx/roller/0"
    command_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxxx/roller/0/command"
    position_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxxx/roller/0/pos"
    set_position_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxxx/roller/0/command/pos"
    payload_available: "true"
    payload_not_available: "false"
    qos: 1
    retain: false
    optimistic: false
    payload_open: "open"
    payload_close: "close"
    payload_stop: "stop"
    position_open: 100
    position_closed: 0
    

Já me aparece supostamente o estore:
image

Acontece que não está a fazer nada. Nem subir nem descer.

Mas sabes se o mosquitto está a funcionar?

Pois… Não sei como verificar. Instalei o Mqtt Explorer, mas não sei o que fazer com ele…

@finipini Testei desta forma e se serve significa que está ok com o mosquito

Só uma pergunta aqueles “xxxxxx” no código do configuration.yaml tu na realidade não
colocas-te isso mas sim o código referente ao teu shelly2.5 não foi? No vídeo que te mostrei é onde aparece o willtopic quando ele está a configurar o mqtt na app da shelly. Também tenho shelly e sei que essa página já não está bem igual, acho que agora pergunta se queremos mudar o nome do tópico e se escolhermos isso aparece o actual nome tal como o número que tens de colocar à frente de shellyswitch25 (onde agora tens os xxxxxx) .

Se tiveres essa parte bem, colocas-te bem os teus dados do mosquitto na app da shelly? (a esta altura quando digo app é através do acesso por IP ao shelly) colocas-te a pass e user do mosquitto mais o IP, que é o IP do teu raspberry pi ou onde tens o HA a correr - assim como exemplo- 192.168.1.64:8123 ( o IP tem de ser o teu mas a terminação :8123 tem de ser sempre essa.)

@finipini mais uma vez obrigado pela resposta detalhada.

Quanto ao “xxxxx” sou uma verdadeira nabiça…não tinha colocado o meu. Entretanto coloquei, voltei a testar e ainda não dava.
Fui ao Shelly 2.5 e de facto o “will” topic não está lá. Existe uma opção “Use custom MQTT prefix”, a tal que referes que tem a designação do equipamento. Experimentei sei clicar nesta opção e clicando nela e colocando à frente “/roller” (como no tal video). Não funcionou com nenhuma das formas.
No Shelly já coloquei também o IP do Rpi

No mosquitto tenho assim:
image

Update: na configuração do shelly estava definido como relé e entretanto mudei para estore.
Testei pelo Shelly e sobe e desce sem problema. No HA é que está tramado…ainda não consegui…

Bem pensei que já tinhas dito que isso já funcionava como controlador de estores na aplicação da shelly.

Em relação ao mosquitto parece tudo bem, até tendo em conta o teste que fizeste.

Agora no código tudo igual ao que colocaste em cima, mas claro tirando os “xxxx” e colocando o numero do teu shelly. Carrega em “Use custom MQTT prefix” mas só para ver o nome do teu shelly , não alteres nada, podes até desactivar isso depois de veres e copiares . Agora estou em casa e vi que é assim que eu tenho para o meu shelly2.5 , embora o meu esteja como relé. Testa e diz algo

Não era mais simples usar o MQTT Explorer para confirmar o tópico?

Sim se calhar seria. Era só para tentar agora tendo em conta que o shelly nunca esteve definido como roller no web browser da shelly. E o perigo era que já estava ligado ao estore.

:grimacing:

Ok. Já está. Agora tirei a plica da opção “Use custom MQTT prefix” e está tudo ok.
Vou agora calibrar e a seguir lá virão as dúvidas da automação…:grinning:

Para já só vos tenho a agradecer imenso o tempo e a amabilidade de me ajudarem!
Um bem hajam! :wink::+1:

1 Curtiu

Malta, já agora, estou a tentar criar uma automação simples de fechar o estore um pouco antes do por-do-sol. Das pesquisas que fiz compus o seguinte código:

    - alias: 'Fechar estore Quarto Gs'
      trigger:
        platform: sun
        event: sunset
        offset: "-00:30:00"
      action:
        service: mqtt.publish
        topic: 'cmnd/shelly01/POWER1'
        payload: 'ON'

Acho que não vai funcionar porque copiei uma parte de alguém e que de certeza não corresponderá ao meu:

        topic: 'cmnd/shelly01/POWER1'

Alguém me pode dizer o que poderei colocar, de modo a por isto a funcionar. (das pesquisas que fiz não consegui encontrar…)
Obrigado.

Eu chamava-o através do nome da entidade. Agora já tenho estas automações no nodered.

Se calhar para ti é mais simples assim.

E depois tem a notificação, caso queiras.

  action:
  - entity_id: cover.o_teu_shelly_2.5
    service: cover.open_cover
  - data:
      message: ESTORE DA SALA ABERTO
    service: telegram_bot.send_message

Caro @dcnilas11, antes de mais, obrigado pela ajuda.
Acho que o código que sugeriste talvez seja sofisticado de mais para o meu HA :joy:

Apareceram-me estes ‘Logs’:

Será que consegues ajudar?
Obrigado

@mqdias antes de te falar sobre a automação, diz-me primeiro umas coisas, para ver se tens o que é necessário.

Em “Ferramentas de Programação - ESTADOS”, escreve debaixo de Filtrar entidades - “shelly”.

E deverá te aparecer algo idêntico a isto:

Confirmas?

Agora vamos supor que a entidade do meu shelly se chama: “cover.shelly_aaaa_25_12345”

O código para fechar é:

  action:
  - entity_id: cover.shelly_aaaa_25_12345
    service: cover.close_cover

Ou se quiseres usar as Automações pelo formulário do HA, será assim:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade