Integração do Shelly 2.5 no Home Assistant

Ok, então 1º problema: não tem lá qualquer shelly:

De qualquer das formas, manualmente está a funcionar.

Pois, tu configuraste o Shelly por MQTT, eu não.

Eu preferi instalar o HACS e depois nele instalar o SheelyforHass:

E depois no configuration.yaml, só preciso mesmo de colocar o IP do shelly e ele importa tudo.

Ex:

#IP's dos Shelly's
shelly:
  discover_by_ip:
    - '192.168.10.20' #shelly 2.5
    - '192.168.10.21' #shelly plugs
    - '192.168.10.22' #shelly 1
    - '192.168.10.23' #shelly pm

Mas então, se quiser manter o mosquitto, o facto de não aparecer o shelly nas entidades, é sinal de algum problema?

Não. Até porque a maior parte do pessoal usa o MQTT para os Shelly. Mas terá que ser algum deles a ajudar-te a fazer a automação, pois eu não tenho esses dados.

ok, obrigado @dcnilas11!!!

@mqdias atenção ao conteúdo das mensagens escritas, por favor não mistures assuntos que nada têm haver com o título do tópico.

Caro @RodolfoVieira, obrigado pelo reparo. Já criei outro tópico para a questão da automação.

Tinha no entanto uma questão ainda relativamente à integração no HA: o código que tenho não mostra a % de abertura como já vi noutros casos, mas nos quais não encontrei o código. Alguém me consegue dizer como poderei visualizar essa barra? (Já tenho a calibração do estore feita e na página do shelly mostra a abertura correcta)

Obrigado.

Bom Dia @mqdias

Em relação à percentagem o @RodolfoVieira também já te respondeu e é que eu estou a usar.

Deves ter o HACS instalado e depois nele instalar esta card .

Em relação às notificações, não encontro onde colocaste a pergunta para te tentar ajudar.

Já agora alguém sabe se é possível usar com tasmota os gpios para adicionar algum tipo de sensor ?

boas,
estou a usar o Shelly for hass do Hacs e tenho quase todos os meus shellys configurados e a funcionar mas tenho um problema.
tenho a seguinte config para ir buscar os nomes dos shellys e descobrir alguns que estão noutro piso noutro router…

shelly:
cloud_auth_key: “XXXXXXXXXXXXXXXXXXX”
cloud_server: “XXXXXXXXXXX”
discover_by_ip:
- ‘192.168.X.X’
- ‘192.168.X.X’
- ‘192.168.X.X’
- ‘192.168.X.X’
- ‘192.168.X.X’
- ‘192.168.X.X’

estou com 2 problemas

  • os nomes no lovelace estão em constante mudança (10 segunda piscam e mudam)
  • os que tento descobrir por IP nao aparecem.

alguem pode ajudar?

O melhor é usares desta forma , caso contrario a cada update do hacs eu perdia os nomes…

shelly:
  username: !secret shelly_user
  password: !secret shelly_pw
  scan_interval: 5
  discovery: true
  additional_information: True
  sensors:
    - all #show all sensors
  devices:      #devices to be added
    - id: 'xxxxx'
      name: 'Medidor energia'
      entity_id: 'shelly_3em'
    - id: 'xxxxxx-1'
      name: 'Medidor energia - Geral'
      entity_id: 'shelly_3em_geral'
    - id: 'xxxxxx-2'
      name: 'Medidor energia - AC'
      entity_id: 'shelly_3em_ac'

Username e password os da shelly app certo?
Os devices to be added são os que quero adicionar ou todos?

Eu não uso a cloud da shelly e aconselho-te a fazer o mesmo se vais usar o HA não faz sentido .

No meu caso o User e Password é porque tenho password de acesso a pagina de configuração do shelly.

Nos devices to be added consegues ver na pagina de configuração o ID , (Settings - Device Info)

xxxx = device ID ,

No shelly 2.5 como tens dois reles terás de passar o relé 1 e relé 2

xxxx-1
xxxx-2


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade