Integração do Shelly 2.5 no Home Assistant

Testa assim:

sensor:
  - platform: mqtt
    name: "SHELLY25A Temperatura"
    state_topic: "tele/shelly25a/SENSOR"
    value_template: "{{ value_json['ANALOG'].Temperature }}"
    unit_of_measurement: "°C"
    availability_topic: "tele/shelly25a/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"

@Luis_Andrade Obrigado. Impecável. Para a temperatura já funciona

1 Curtiu

Entendeste a lógica de apanhar os valores do json?

@Luis_Andrade Sim, entendi. Obrigado

1 Curtiu

@Luis_Andrade Já criei os outros sensores. Tudo a funcionar. Mais uma vez obrigado

2 Curtiram

Um pequena dica:

Visualmente, nem sempre é percetível identificar o pretendido com essa formatação do tasmota. Para simplificar a leitura do json podes utilizar um conversor para diversos outros formatos.
A título de exemplo, podes fazer uma busca no Google por “json converter” e terás diversos disponíveis online como este https://jsonformatter.curiousconcept.com/

Que retorna a formatação de diversas formas e segundo vários formações.

Boas Malta. Estou a pensar adquirir um Shelly 2.5 para os meus estores.

Digam-me uma coisa: em termos de proteção contra ordens contrárias, como funciona? Isto se eu mandar abrir na app e 1 segundo depois mandar fechar no botão na parede.

Cumprimentos.

A ordem que se dá no interruptor vai ao relé ao S1 e S2 (subir ou baixar), a alimentação ao motor dos estores vai sempre pelo relé, por isso no meu entender não há problemas. o relé é que faz sempre a gestão. A questão é se há encravamentos internos no relé, em caso de bug do relé, mas a essa questão não sei responder. Talvez alguém saiba aqui, mas no modo roller, não deveria haver problemas. Eu tenho shelly 2.5 em estores até agora sem problemas.

Já agora aproveito este tópico para perguntar se alguém já fez a integração do shelly 2.5 em modo roller e com a cloud activa no HA. Em modo switch já consegui, está integrado no HA e tenho acesso pela cloud da shelly, mas no modo roller não consigo. alguém consegue ajudar?

obrigado

Desculpa a sinceridade, mas porque é que haverias de querer ter a cloud da shelly, quando tens o HA?! A grande vantagem do HA é mesmo essa - não dependeres de clouds nenhumas… :thinking:

1 Curtiu

Ok eu até entendo, mas para mim o HA serve para integrar todos os diferentes tipos de sensores e plataformas que tenho, numa única plataforma e poder ter acesso e /ou alterar parâmetros. Não entendo porque o pessoal tem de flashar tudo e mais um par de botas, quando por vezes se pode utilizar com o firmware de origem até mesmo as cloud. Neste momento não é minha intenção flashar os relés, vou tentar integralos com o firmware de origem e tentar manter os acessos às cloud. Por exemplo o meu termostato tem uma gestão por parte da honeywell, que leva em conta a temperatura exterior e até mesmo a inércia térmica da casa. Se podia fazer isso tudo pelo HA? Sim conseguia! mas ia levar algum tempo e decidi manter a cloud. Por isso perguntava se alguém já conseguiu integrar o shelly2.5 em modo estores com o firmware de origem e ligado à cloud. No entanto não levo a mala observação :wink:

@SVieira o pessoal não tem obrigatoriamente que flashar tudo o que compra nem é nenhuma obrigação é apenas uma opinião sensata… porque quando a cloud berrar… vais ficar a olhar para ele.
Depois tem uma carga grande de segurança acrescida…entre outros factores, quando aqui se dá opiniões as mesmas não são obrigações.
Cabe ao utilizador final, optar pelo caminho que quer seguir.

Respeito e entendo perfeitamente, no entanto não me sinto à vontade para flashar os relés. E nessa perspectiva e na opinião que enunciei em cima, e sem fugir ao tema pedia a vossa ajuda para integrar os relés em modo estores no HA😁. E nota que agradeço as vossas opiniões, até porque agora vou estudar melhor a questão da segurança e dos benefícios em alterar o firmware dos relés e dependerem unicamente do HA.

A minha questão em nada tinha a ver com flashar os relés… Se bem que é sempre boa ideia.
Os shelly permitem manter o firmware de origem, activar o mqtt para controlo local e desactivar a cloud… QUe, para quem não se quer aventurar permite um misto de controlo local e independência da cloud! E trabalho e risco - 0!

1 Curtiu

Olá a todos!
Ontem instalei o meu 1º Shelly 2.5 num interruptor duplo de estore. Correu tudo bem, já que testei com a app e está tudo ok.
O problema surge agora para integrar isto no HA. Já perdi meio dia a pesquisar e estou baralhado: já vi código para inserir no configuration.yaml, depois coisas de users e pass’s que não vejo em lado nenhum, depois supostas configurações prévias que têm de se fazer no browser do shelly…enfim

Para já instalei o add-on do Mosquitto MQTT. Tudo ok. Necessitava de ajuda para saber quais os próximos passos. De tudo o que pesquisei, queria confirmar se é isto que terei de fazer:

No configuration.yaml:
1- para configuração do MQTT:

logins: []
anonymous: false
customize:
  active: false
  folder: mosquitto
certfile: fullchain.pem
keyfile: privkey.pem
require_certificate: false

2-para código do shelly

cover:
- platform: mqtt
  name: "Estore A"
  command_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxx/roller/0/command"
  position_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxx/roller/0/pos"
  set_position_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxx/roller/0/command/pos"
  availability_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxx/online"
  payload_available: "true"
  payload_not_available: "false"
  qos: 0
  retain: true
  payload_open: "open"
  payload_close: "close"
  payload_stop: "stop"
  position_open: 100
  position_closed: 0
  optimistic: true

Para já, no HA não vejo nada do shelly ainda…nem nas entidades.
Obrigado e peço desculpa pela ignorância…

Tens o código mal formatado. O espaçamento não está bem.
Todo o texto abaixo de cover: tem de andar dois espaços para a frente.

Coloca o retain: true a false.

Utiliza o software para windows mqtt explorer para confirmares os tópicos corretos no mqtt e veres se o shelly está a comunicar corretamente com o broker.

1 Curtiu

O código não é meu. Apenas recolhi das pesquisas que fiz…
Quanto ao software, vou experimentar.

Já agora, o código que coloquei no ponto 1 para activar o mqtt está correcto?

Não tens que adicionar aquele código no configuration.yaml. Se tens adicionado, apaga e vai às integrações no HA e adiciona lá o broker MQTT.

Essas configurações são do addon e parecem estar bem.

No shelly tens o firmware original ou tasmota?
Já tens configurado o mqtt no shelly?

Ok. Obrigado pela dica.
Tenho o firmware original. Já ouvi falar desse tasmota mas se conseguir por a funcionar sem isso, melhor. Menos confusão para a minha cabeça e agora não quero tirar do interruptor. Foi um filme para o meter lá para dentro .

Não tenho configurado o mqtt no shelly. Faz-se na App?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade