Integração do Shelly 2.5 no Home Assistant

Penso que este tutorial ajuda a flashar os shelly 2.5 com o tasmota. https://www.youtube.com/watch?v=kJpE3MpDGe4

os meus shelly 2.5 aparecem sempre como indisponiveis…

O shelly 2 está bem…

Config:

  - platform: mqtt
    name: Estore Cozinha
    command_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxxxx/roller/0/command"
    position_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxxxx/roller/0/pos"
    set_position_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxxx/roller/0/command/pos"
    payload_open: "open"
    payload_close: "close"
    payload_stop: "stop"
    retain: false
    optimistic: false
    position_open: 100
    position_closed: 0

E por acaso não te falta aí o availability_topic?? Sem isso o HA não sabe onde ler o estado do equipamento…

1 Curtiu

sempre que coloco o availability_topic: xxx o estore deixa de funcionar. Agora tenho a funcionar mas tive de colocar essa linha em comentario.

Provavelmente esse tópico está errado ou o firmware não reporta LWT

Aparentemente a configuração está bem. Diz-nos pf se tens a último update, se o ip/user/pass está de ligacao ao mqtt está bem definido e no mesmo ecrã confirma se o shelly tem o tópico exactamente igual à configuração.

Pela app da shelly consegues visualizar e controlar certo?

@mfrodrigues Sim, esta tudo bem, está a funcionar corretamente tanto pela app da shelly, do botão fisico como do HA.

É possivel que tenha tirado o topico availability_topic: de outro lado qq da internet e não ser correto.

Então está operacional desde que não tenha essa linha certo?

Está alinhado com a configuração que está neste post. Não deve mesmo ter o availability topic.

Isso mesmo. Tirando o availability topic fica a funcionar. Usei as configs deste topico.

Não consigo colocar a funcionar o meu Shelly 2.5 no HA por MQTT.
Já configurei no shelly com username, password e ip.
No HA tenho o mqtt broker ativo e com o username e password que coloquei nas configurações do shelly.

No ficheiro de configurações tenho o seguinte:

switch:
  - platform: mqtt
    name: "Luz Sala 1"
    state_topic: "shellies/shellyswitch25-E630D6/relay/0"
    command_topic: "shellies/shellyswitch25-E630D6/relay/0/command"    
    payload_on: "on"
    payload_off: "off"
    retain: false  

  - platform: mqtt
    name: "Luz Sala 2"
    state_topic: "shellies/shellyswitch25-E630D6/relay/1"
    command_topic: "shellies/shellyswitch25-E630D6/relay/1/command"    
    payload_on: "on"
    payload_off: "off"
    retain: false

@Eduardo_Pacheco estás a usar os shelly para que efeito? Acho que tens de tirar o retain.

O shelly está em modo Edge, ligado a uma lampada. Para já está ligado direto a uma lampada, nem sequer liguei a um interrutor ainda.
Alguém pode colocar aqui a configuração do MQTT que tem no Shelly?

Hum. Então não te consigo ajudar. Eu estou a usar em estores. Não sei se a configuração é igual.

Viva,

Eu tenho operacional, exatamente como pretendes. A configuração está bem e similar à minha, mas não tenho o retain: false.

Dito isto, o problema só pode ser na configuração do shelly. Algumas questões para despiste:

#1: Confirma que o Will Topic no interface web do teu shelly é este:

shellies/shellyswitch25-E630D6/online

(se for diferente então tens de colocar a configuração coerente)

#2: Consegues fazer telnet para o ip e porto que tens como broker “Server” mqtt?

#3:: Caso mqtt esteja ativo, tens a certeza que username e password estão certos? Já tens outras coisas a funcionar devidamente com mqtt ou este shelly é o primeiro?

Quando dizes que não funciona, significa que vês o switch no HA, mas carregas e não acontece nada ou aparecem a cinzento?

#1 Sim o will topic é esse
#2 Quando faço telnet a partir do PC para o IP do Hassio vejo nos log do mqtt broker o seguinte:
1560557402: New connection from 192.168.1.68 on port 1883. 1560557455: Socket error on client <unknown>, disconnecting. 1560557760: New connection from 192.168.1.68 on port 1883. 1560557768: Socket error on client <unknown>, disconnecting.

#3 O username e a password são os mesmo que estão no Shelly e nas configuraçoes do MQTT Broker. Este é o primeiro dispositivo que estou a tentar colocar a funcionar

Eu digo que nao funciona porque clico no switch no HA e nao acontece nada.

Onde está online deve ser relay para switch ou roller para persiana

Já coloquei Relay em vez de Online e não funciona. Já não tenho mais ideias, não sei mesmo o que poderá estar errado. Já li tudo e mais alguma coisa e mesmo assim não funciona.

Bom dia. Tenho tasmota nos shelly 2.5. Quando entro directamente com o ip aparece bastante informação relativa a temperatura, voltagem, currente, energia consumida e outras coisas. Há forma de mostrar essa informação no Home Assistant?. Já procurei e não encontrei nada e já tentei inventar mas nada resultou.
Cumprimentos
Sebastião

Podes verificar na consola se a informação está a ser enviada por mqtt em json.

Depois será só “agarrar” o pretendido, por exemplo:

binary_sensor:
  - platform: mqtt
    name: multisensor_1_motion
    state_topic: "stat/multisensor_1/RESULT"
    value_template: '{{ value_json["POWER"] }}'
    sensor_class: motion
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"

Boa tarde @Luis_Andrade. A informação na consola é bastante sucinta:
20:06:58 MQT: tele/shelly25a/SENSOR = {“Time”:“2019-07-09T20:06:58”,“Switch1”:“ON”,“Switch2”:“OFF”,“ANALOG”:{“Temperature”:45.1},“ENERGY”:{“TotalStartTime”:“2019-06-28T23:25:26”,“Total”:0.065,“Yesterday”:0.065,“Today”:0.000,“Period”:0,“Power”:58,“ApparentPower”:103,“ReactivePower”:86,“Factor”:0.56,“Voltage”:234,“Current”:0.442},“TempUnit”:“C”}

Cumprimentos
Sebastião


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade