Integração do Shelly 2.5 no Home Assistant

Creio que esta resposta possa esclarecer as dúvidas:

Tenho um apenas com um L ligado e funciona… mas nos restantes acabei por ligar os dois.

Muito obrigado pelo feed-back. Como eu sou muito ignorante em termos eléctricos, deixo aqui mais um esquema para a ligação do portão, digam por favor se estará correto. A eletrónica é da ditec e já tive lá ligado um wemo com relay, portanto sei que se usam dois fios que quando em contacto ativam o mecanismo, são esses que deverão ir para o SW1 e SW2? ou para o 01 e 02?

Pelo esquema não me parece que vá funcionar.
O S1 e o S2 penso que é para ligação dos comandos (botões, interruptores, etc.), à placa do portão deve ser ligada uma das saidas O1 ou O2. No entanto, como a grande parte das placas dos portões funciona com contacto livre potencial (que não é o caso dos contactos do Shelly), seria necessário usar um relé auxiliar e ligar o O1 ou O2 à bobine do relé e o contacto do relé à placa do portão. Outra questão é se os contactos do Shelly funcionam com impulso, porque para placa do portão é necessário o funcionamento por impulso. Mas como não conheço os Shelly, alguém mais entendido que se prenuncie.

Para o portão ficas mais bem servido com sonoff com contacto seco… Ou wemos e placa de relés… Os Shelly, como tens no esquema, funcionam a 220v… Isso não vai correr bem!

Então não é possível usar estes 2.5 para o portão? nem com um relé? é que comprei-o de propósito :frowning:

Penso que é possível, se na configuração do Shelly permitir colocar uma saída para funcionar a impulso.

Já alguem conseguiu meter o shelly 2.5 a funcionar no HA como roller?
No browser funciona na boa. mas no HA ainda nao consegui que funcionasse.
O codigo que estou a usar é este:

cover:
  - platform: mqtt
    name: Estore Varanda Shelly
    state_topic: "shellies/shellyswitch25-007F28/varanda/0"
    command_topic: "shellies/shellyswitch25-007F28/varanda/0/command"
    position_topic: "shellies/shellyswitch25-007F28/varanda/0/pos"
    set_position_topic: "shellies/shellyswitch25-007F28/varanda/0/command/pos"
    payload_available: "true"
    payload_not_available: "false"
    qos: 1
    retain: false
    optimistic: false
    payload_open: "open"
    payload_close: "close"
    payload_stop: "stop"
    position_open: 100
    position_closed: 0

e nas configurações é este:

mqtt:
  broker: core-mosquitto
  username: !secret mqtt_username
  password: !secret mqtt_password
  discovery: true
  discovery_prefix: homeassistant

Viva,

Eu tenho a funcionar com a configuração que envio abaixo. Os payloads estão bem. Tens a definição de “varanda” quando eu deixei o default que é “roller”. Tirando isso, o command parece estar bem e pelo menos abrir e fechar deveria dar.

O shelly está flashado ou é firmware original? Configuração do shelly para o teu ip do mqtt está bem e com username/password definida?

  - platform: mqtt
    name: office_cover
    command_topic: "shellies/shellyswitch25-ABC/roller/0/command"
    position_topic: "shellies/shellyswitch25-ABC/roller/0/pos"
    set_position_topic: "shellies/shellyswitch25-ABC/roller/0/command/pos"
    payload_open: "open"
    payload_close: "close"
    payload_stop: "stop"
    retain: false
    optimistic: false
    position_open: 100
    position_closed: 0

Alguém sabe se isto é possível? e como seriam as ligações?
Obrigado

@mfrodrigues os shelly ainda têm firmeware origem. Mas gostava de flashar com o tasmota bodemota mas ainda não encontrei nenhum tutorial para o fazer. No browser e localmente funciona tudo bem. Mas no HA não. Quanto aos dados mqtt já meti por diversas vezes para confirmar que estão bem. @Fernmac o que é que queres saber se é possível?

1 Curtiu

Sendo firmware original, diria que a configuração é exactamente igual à minha. Eu tenho ideia que aquele “roller” que eu tenho definido no topic não permite alteração. Em vez de “varanda” não deverias ter “roller” como eu tenho?

Foste ao interface web do shelly configurar o mqtt e colocaste o ip,user e password? Só para descartar se não é problema no servidor mqtt, tens outras coisas a funcionar com mqtt?

Sim. Tenho outros equipamentos a funcionar por mqtt. Esse tópico “varanda” também alterei no firmeware no browser. Mas para descartar essa possibilidade ao chegar a casa vou alterar para “roller”. Também tens o teu a funcionar com estores?

Sim, sim. Tenho precisamente um 25, firmware original a funcionar com estores e estou muito satisfeito com o funcionamento dele!

Só não encontrei o local para mudar o “roller”, pois isso é que perguntei. Mas para descartar algum problema, confirma o seguinte:

Na interface web do shelly tens:

Device type: Roller (acredito que sim, porque já funciona na app e web)

Na configuração shelly do mqtt, confirma novamente username, password e ip e acima de tudo confirma o topic que tens lá. Trata-se do campo Will Topic e supostamente deverás ter:

Will Topic: shellies/shellyswitch25-007F28/online

Essa parte foi onde eu troquei para “varanda” como vi num vídeo no YouTube. Se calhar é isso. Mas no vídeo estava a funcionar e ele trocou para “roller”. Mas vou experimentar e depois dou feedback. Obrigado.

@mfrodrigues tinhas razão, tem mesmo de ficar em “roller”. Já está a bombar. Obrigado

1 Curtiu

Não sei se tens configurado, mas dá inclusivamente para teres aquele slider com a posição do estore. Único requisito é fazeres antes a calibração no endereço web do shelly.

Já agora mais um tema interessante que partilharam recentemente aqui. Caso queiras saber a temperatura do shelly podes criar um sensor com esses dados.

sensor:
  - platform: mqtt
    state_topic : "shellies/shellyswitch25-TEU_ID/temperature"
    unit_of_measurement: "C"
    name: "Temp estore escritorio"
1 Curtiu

Sim, já tenho o slider a bombar também. Obrigado pela dica. Ja integrei os consumos instantâneos e gerais também…

Topico novo criado – Shelly 2.5 Estores com botão de pressão.

Sorry :wink:

1 Curtiu

Por favor abre um tópico novo para não tornares este muito confuso… A tua dúvida é off-topic…

Se der para apagar a minha intervenção força ! ja criei novo topico.
Obrigado e desculpem :wink:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade