Integração do EnergyOT no HA

Tenho um equipamento baseado na cloud chamado EnergyOT (http://www.eot.pt) para poder ver e gerir os consumos energéticos da minha casa.
Será possível de alguma forma integrar este dispositivo no HA?

1 Curtiu

Assim que possível vejo isso e dou-te uma resposta mas pelo que vejo isso é um ESP12 que se liga à net e envia dados para a cloud e depois tu acedes para ver os dados.

Além de pouco seguro, os teus dados estão na net, isso pode ser feito com mais segurança por uns 10€ e alguma paciência sem teres os teus dados a passear na net e com integração total no HA.

Andei a pesquisar e só encontrei isto:

Ok obrigado. Já tinha visto esta documentação mas para mim não me ajuda. Por o que percebo terá de haver desenvolvimento de firmware apropriado para integração com o HA.

1 Curtiu

Sim mas parece-me que a base de equipamentos instalados é muito reduzida para que alguém crie uma integração desse equipamento com o HA.

Eu já nem me lembrava disso, só quando fui ver o site é que me lembrei, mas acompanhei o lançamento disso com alguma expectativa. Depois quando o equipamento foi lançado foi uma desilusão porque foi mesmo à tuga: enriquecer rapidamente e tentar enganar os outros. Aquilo que está dentro da caixa pode ser substituído por uma dev board com ESP12F mais uma LDR para a contagem dos impulsos do LED do contador e fica tudo a preços do eBay por menos de 10€…

Tambem tenho um EnergyOT e gostaria de saber se já alguem conseguiu integra-lo no Home Assistant?

Entrei em contacto via email com a EnergyOT para pedir ajuda, inicialmente mostraram-se disponiveis e foi-me dito que têm uma API com target empresarial, e que para eu a usar tinha de fazer alguma programação, mostrei-me desde logo disponivel para fazer o que fosse necessario mas até agora (já passou quase um mês) ainda não obtive resposta.

1 Curtiu

Também estava a ver o EnergyOT HAN WiFi. Fiz umas questões e-mail e recebi uma resposta em pouco tempo.
Quanto à integração com HA foi me dito que sim e até me deram um exemplo, só não gostei muito do facto da API ter e cito “actualmente um custo de 12euros ano + iva. Para o HA estamos ainda a avaliar e como tal é totalmente gratuito neste momento.”
Aqui vai o exemplo (é necessário a chave da API):
sensor c:

Outra questão que não gostei é o facto de estar completamente dependente da cloud. Isto quer dizer que se a empresa for à falência ou decidir cobrar um balúrdio pelo serviço não há muito que possamos fazer.
Não fossem estas questões era exactamente o que pretendia:

  • ligação (e alimentação) à porta han e envio de dados via wifi;

Alguém conhece alguma alternativa comercial ou DIY simples (para quem não domina a componente eletronica) com estas características?

Olhando para o github acima, não parece difícil flashar o device com esphome, por exemplo, para fornecer os dados directamente ao HA. Parece funcionar por pulsecounter

Isso era o ideal, mas o github parece ser para EnergyOT Pulse e não para o EnergyOT HAN WiFi. Será que este também é baseado no mesmo hardware? E será facil por tudo a funcionar? Ainda me custa dar 70 e tal euros se depois não ter a certeza que depois dá para por tudo a funcionar. Ainda não me aventurei a flashar nada. O meu sonoff morreu antes sequer de tentar flasha-lo. Mas esse custava à volta de 15€.

referia-me ao do @David_Rebelo que não será, pelo que precebi, HAN

Entretanto o pessoal da EOT já me respondeu e temos trocado emails, a integração para o Home Assistant que eles têm pronta neste momento é para o EnergyOT HAN, disseram-me que para eu a conseguir usar com o Pulse eles vão proceder à adaptação da API e assim que a tiverem pronta me informam.
Tenho um EnergyOT Pulse desde 2015 e a minha experiência tem sido fantástica, embora seja uma solução que depende da cloud, até hoje nunca falhou, nem uma única vez e já me salvou a “vida” várias vezes, quando o diferencial da minha cozinha disparou desligando assim o meu frigorífico.
Pelo que percebi o valor da API é para a integração empresarial, não sei se pretendem cobrar esse valor para o uso individual, isso tornaria o seu uso muito desinteressante.
Se a integração do meu Pulse funcionar bem estou a ponderar eventualmente investir no EnergyOT HAN, que disponibiliza muito mais dados que o Pulse como: totalizadores de Cheia, Ponta e Vazio (comumente chamadas “leituras”), tensão das fases, potência instantânea importada e exportada, factor de potência e muitos outros.
Aconselho a quem queiram saber o seu consumo energético a dar um salto a https://www.eot.pt/ e estudar esta solução (tenham atenção que é necessário um dos novos contadores ENERGY BOX, com porta HAN e com acesso externo a essa porta).

Sim Maddoctor, o meu é o EnergyOT Pulse.

Contactei hoje por e-mail a empresa, a quem agradeço publicamente a rápida resposta e ajuda. Tenho neste momento integrado no HA o consumo atual do EOT, conforme imagem abaixo:


Aconselho aos interessados que solicitem a chave necessária para integração, o código no meu caso é o seguinte:
sensor pulso:

1 Curtiu

Update: Já tenho a integração do meu EOT Pulse a funcionar no Home Assistant graças ao Diogo da EOT, a quem deixo aqui o meu agradecimento publico pela simpatia e prestabilidade em adaptar a API para o Pulse.

O Código para o EOT Pulse é este:

sensor c:  
  - platform: rest
    name: EOT_Pulse_Consumo
    resource: https://api.eot.pt/api/pulse/last/power?key=
    method: GET
    unit_of_measurement: w
    value_template: '{{value }}'

Para funcionar falta só a chave do EnergyOT Pulse que será colocada a seguir a …?key=


Sensor EOT Pulse no Home Assistant

1 Curtiu

Que vos parece esta solução?
Parece ser uma boa alternativa a ter que pagar 75€ e ficar pendurado numa cloud.
Já alguém deste forum testou?

1 Curtiu

@Jaime_Silva sim existe um tópico no fórum sobre isso.

Para quem tem o EOT Han deixo a informação que me foi comunicado hoje:

"O acesso à API foi pensado para empresas e grandes clientes que usam integração e tem actualmente um custo de 12euros ano + iva. Para o HA estamos a preparar um plano PRO mas ainda não está à venda.

Para testar, até ao final do ano, oferecemos o plano PRO (beta) e já tem disponível a sua chave em: https://my.eot.pt/keys

A integração com HA, é feita de de forma simples no “configuration.yaml” criando o sensor com a respectiva chave de API.

sensor c:

  • platform: rest

    name: EOT_Consumo

               resource: https://api.eot.pt/api/meter/feed.json?key=XXXXXXXXXXX&results=1&channel=iap_diff
    

    method: GET

    unit_of_measurement: w

    value_template: ‘{{ value_json.channels[0].feeds[0].value }}’

No Link em cima deve colocar a sua chave onde está “XXXXXXXXXX”

2 Curtiram

Já implementei este sensor.
Existe a possibilidade desta implementação mostrar outras variáves? Por exemplo o que é importado e o que é exportado, no caso de quem tem produção fotovoltaico? Outras varáveis/contadores que o EOT regista?

Este tópico aparenta estar meio adormecido, mas como sou cliente da EOT, deixa abaixo o tutorial deles que me foi fornecido esta manhã, caso alguém queira:
https://www.eot.pt/ha.html

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade