Integração de Tomadas Inteligentes no HA

Viva. Estive na duvida se faria sentido abrir novo topico ou usar anteriores mas depois notava que temas similares com 2 anos já.

Resumidamente, ainda nem sequer tenho o HA mas mesmo os componentes para uso imediato que pretendo aquirir, queria garantir antecipadamente que podem sem integrados no HA.
A verdade é que tenho procurado tomadas wi-fi (daquelas externas), de preferencia que controlem consumo mas depois verifico pelas marcas que nada tem integração com HA.

No Forum já vi falar de HACS e componentes para Meross (uma das marcas que estou a pensar). Como funciona isto? E que marcas posso procurar com integraçao directa?

Tens várias opções e marcas. Caso pretendas wifi, provavelmente, a shelly seja a forma mais simples e rápida. Contudo, se puderes ir para zigbee tens várias marcas que de forma simples com um coordenador universal (conbee, CCs,…) podes utilizar no HA, ficando a instalação já preparada para outros equipamentos que mais tarde venhas a adquirir (sensores, lamps,…).

Obrigado pelo feedback. Ir pelo wi-fi facilitava-me o conseguir usar ja, o preço da Shelly Plug S nao me agrafda muito, e depois ate teria interesse me medisse consumos o que a shelly tambem nao faz.
Não valeria a pena tentar outras marcas como a meross e tentar arranjar maneira de colocar no HA. Onde posso ver que “integrações” existem que não sejam oficiais?

A parte do Zigbee até me interessa. A questão é que neste momento ainda estou a organizar-me para escolher o hardware que vou adquirir para o HA logo, ainda nao tenho uma solução definitiva para colocar o conbee). Ou seja é algo que se quisesse usar já já não me seria possivel.

Relativamente ao Shelly Plug S, duas observações:
1 - Faz medição.
2 - Preço. Considerando os teus requisitos e atendendo às restantes ofertas no mercado em altura de promoções, acho muito dificil encontrares alternativas. Caso conheças, era bom partilhares com o resto da comunidade.

Na parte de tentar integrar outros equipamentos, podes verificar no HACS, github,…

Se procurares no forum ou se fores ao discord e falares diretamente com os membros, encontrarás diversos relatos de arrependimento em terem apostado no wifi (tomadas, lamps, sensores,… ) quando começaram e não terem logo comprado zigbee.

Qualquer solução que tenhas ou venhas a ter com o HA, garantidamente, vai dar para ter zigbee. Seja conbee ou outro qualquer coordenador.

1 Curtiu

hm, estive a tentar encontrar essa info e não me surgiu nada, devia estar “cego” a ver as specs.
Sendo o mais honesto possivel ainda nem sequer implementei nenhum dos “projectos” que tenho em mente porque sou daqueles em que logo a partida tudo tem que bater certo, mas esse é um optimo feedback e seclhar vou mesmo fazer por ver mais opiniões do resto dos users em relaçao a zigbee.

A minha ideia era toda a parte de iluminação cobrir com Shelly (wi-fi) e tudo o que fossem sensores optar por Zigbee/Zwave mas entretanto com as tomadas fiquei no limbo e provavelmente a ansia de conseguir ja implementar algo directo estava a fazer-me pensar mal.

Com Conbee consigo gerir diversas “marcas” de Zigbee? Vou ter que explorar isso vs aquelas USB Sonnof. Acabei a ficar com mais dúvidas depois do esclarecimento, mas no bom sentido, evito fazer asneira. Obrigado.

talvez o melhor seja mesmo começares a tentar integrar algo no HA… Eu utilizei alguns sistemas zigbee, mas sem dúvida que a conbee II se tem mostrado de longe a melhor solução. Em relação aos equipamentos wifi, eu sou fã da Shelly, deves sempre ter cuidado com a cobertura, especialmente em casas com vários andares… tenho shellies 1, 1pm, EM, plug S, 2.5 etc… uns com integração directa, outros por mqtt… não tenho tido grandes problemas com eles. Mas voltando ao teu comentário, e por experiencia, tentar utilizar os componentes em sistemas paralelos não me correu nada bem, pelo que reenforço a ideia que o melhor é começares a instalar o HA, nem que seja no teu PC e ires testando aos poucos para te habituares antes de investires num RPI ou num mini PC. Boas automações e coragem :slight_smile:

Obrigado pelo feedback Paulo. E apesar de eu ser daqueles que gosta de começar com “tudo direitinho”, muitas vezes não é o mais pratico por isso vou mesmo começar por ambientar ao HA e expandindo simultaneamente.

A minha ideia, pensando na solução global aqui para casa seria mesmo Shelly para toda a parte de iluminação e depois sensores e restantes Zigbee, optando por uma solução hibrida (na verdade bastante basica). Podias especificar mais o que queres dizer com sistemas paralelos e a dificuldade com os mesmos?

Desculpa perdi a tua questão… o que queria dizer foi que durante algum tempo utilizei o HA, as apps da Xiaomi e Shelly e fui tendo alguns comportamentos estranhos… desde então decidi apenas utilizar o HA sem recurso a qualquer aplicação, com excepção dos casos em que realmente é quase obriagtorio, por exemplo o controlo do ZOE…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade