Integração de Shelly H&T no HA

Boa tarde,

estou com dificuldades em integrar shelly H&T no HA. Quando tento a integrar dá erro " Error while loading page devices".

Alguém consegue ajudar?

Bons projectos.
Obrigado.

Boa tarde
Eu tambem sou novo nestas andanças.
Tambem tenho um sensor destes e a integração foi muito simples com o HACS, depois e so intalar a integração da shelly e esta feito.
É esse que está a usar?

Bom dia,

sim. Já consegui integrar.

Contudo, o sensor fica em deep mode, e para “acordar” tem que se pressionar o botão. Existe forma de o “acordar” por software?

Por exemplo, fazer leituras a cada 15min.

Obrigado.

Boa tarde
Pode configurar na app da shelly para comunicar quando houver uma alteração de temperatura. Eu tenho comfigurado para comunicar a cada 0.5º. A humidade da mesma forma.
Desta forma poupa bateria. No sensor setings configura os limites de temperatura e humidade.

Boa tarde,

pode enviar print onde efectuo essas configurações?

Obrigado

Boas @nunomota

Se a ideia é diminuir o tempo de atualização pode colcoar a opção de “external power” on, assim pela documentação ele envia um update a cada 10 minutos.

image

Depois desse ultimo update a variação minima que ele aceita para enviar o status update é de 1 grau, que em Cº é muito.

Chamo a atenção de que caso o H&T esteja a funcionar com uma bateria, um número muito frequente de updates vai reduzir e muito a carga da bateria. Deixá-lo a enviar updates com diferenças de 1ºC vs updates a 10min, é algo que vai prolongar a duranção da bateria. Para todos os efeitos, se a temperatura não mudou mais do que 1ºC, não é necessário ter o H&T a enviar constantemente os mesmos valores (a não ser que seja pretendido). O acordar para se ligar à rede é o que mais consome.

Eu tb adquiri um shelly destes, e estou a ter dificuldade na conexão… será?
chega apenas a medir a temp de 2h em 2h… num quarto com aquecedor ligado.

ele sugere-me a criar um ip estático na minha rede wifi… alguém teve este problema?

@Pedro_Videira eu tb tenho um Shelly e a comunicar continuamente a bateria nem 3 semanas durou. Neste momento estou a usar a base USB, para estar sempre a ler a temperatura e a humanidade. Todos os sensores WiFi não são mito indicados para muita comunicação nem muito rápidos. Para isso os ZigBee são melhores (só testei da sonoff).

Sobre o IP fixo sim é melhor, pois torna o processo de autenticação mais rápido, logo menos consumo, depois a mensagem não deve voltar a aparecer.

no meu caso, uso este especificamente para controlar um aquecedor no quarto da bebé…
já tive o sonoff e adorei. mas… muitos fios, e complicava com o aspirador, que às vezes desencaicxava o sensor, e lá tinha eu de ir abrir a caixa, etc…
resumindo, se montar a base de alimentação deste sensor, a comunicação é mais fluida?

senão tenho de aplicar uma sonda de tempelatura ao shelly que gere o aquecedor…

(estou a transitar para shelly porque ao meter paineis solares, os leitores de consumo shelly garantem mais opções para aproveitar a energia que é produzida antes de ser enviada para a rede!)

sobre criar um IP estático…
tenho de meter o ip e o gateway… eu não encontro essas configurações da minha net… consegues ajudar?

E quais são essas opções?

Na APP do shelly, vais as opções e tens la Internet/Segurança, ai podes configurar o IP fixo.

@Pedro_Videira Tenho varios shelly H&T de bateria integrados no HA, com uma duração de bateria de 18 meses.
Tal como o @heldercampos1 disse aconcelho-te a colocares os shelly H&T com IP fixo. Para isso usa a WebUI (não a shelly cloud).

Antes de integrares o shelly no HA ou na cloud ligate a rede wireless que o shelly disponibiliza e via browser acedo ao pagina web disponibilizada pelo dispositivo para tal basta escreveres http://192.168.33.1 e vai abrir a WebUI ai tens as opções para configurar.
Vai a Internet/Segurança e configura um IP fix e a ligação a rede wireless.

Se ja o tiveres ligado a tua rede wriless basta usares o IP que foi atribuido em vez do que coloquei acima para configurares.

Colocas o threshold de temperatura no 1 grau e de umidade no 5%, é suficiente.
Como é um dispositivo de bateria ele vai enviar as leituras sempre que esse thresholds forem atingidos.

A comunicação via wireless é o que gasta mais bateria nesses dispositivos por isso ter IP fixos, não ter external power seleccionada (a não ser que tenhas mesmo external power) e não andar sempre a acordar o dispositivo manualmente vai fazer com que a bateria seja economizada.

Para os integrar no HA eu uso MQTT. O HA já tem uma integração para a Shelly, não necessitas do Shelly for Hass, mas a inegração com dispositivos de bateria não é muito fiavel, pois tinha que estar a sincronizar no momento em que os valores estão a ser publicados o que é dificil pois essa publicação não ocorre a intervalos especificos.

tem por exemplo a opção de ligar o aqueceder sempre que estiver a dar à rede 300W… (é um exemplo)

Caro João, muito obrigado antes de mais…

muuitoa informação para processar… vejamos:

Já o tenho na rede… a par dos restantes dispositivos… eu não uso Home assistance. Configuro através da app …

eu só quero configurar o ip sixo, mas, não me aparece nenhuma sugestão no ip… e também não sei o que escrever no gateaway… (ele só dá sugestão para a mask)

João, para esta solução de monitorizar um aquecedor como trigger, aconselhas portanto a usar um shelly pm com sonda de temperatura?

Gateway é o IP do teu router.O IP fixo tens que escolher, não vai aparecer nenhuma sugestão. Tens que colocar um IP dentro da gama que o teu router atribui.
Geralmente o router deverá usar a gama 192.168. 0.0 – 192.168. 255.255 mas pode usar outras gamas de ips internos 172.16. 0.0 – 172.31. 255.255 ou 10.0. 0.0 – 10.255. 255.255.

Vê no teu router o que está a ser usado, Atribui um IP que não esteja a ser usado por mais nenhum dispositivo para não existirem colisões.

muito obrigado João.

sobre a minha dúvida se deva aplicar uma sonda para gerir este shelly pm, que me diz? assim tinha uma medição da temp mais instantânea… que acha?

Para o que descreves diria que sim ou usar o shelly H&T com o adaptador USB para alimentação pois assim vai fazer com que o shelly faça sync de 10 em 10 minutos.
Se tiveres um ambiente com a temperatura e humidade muito estaveis os shelly H&T em bateria vão sincronizar poupas vezes pois os valores não alteram muito.

Pois, exato… se calhar até vou comprar a base com alimentação… porque um dos intuitos de abdicar do sonoff com sensor, era justamento o excesso de fios entre a tomada/cama/aquecedor…

assim com a base, e comunicação de 10 em 10 min já me satisfaz :slight_smile:

João… porventura ja ouviu falar de controlar uma bomba de calor através de um shelly, para depois jogar com o termostato?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade