Integração Aspirador Xiaomi com Google Assistant e Lovelace

Joâo, qual a grande vantagem do Valetudo RE em relação ao firmware original? É só mesmo pela questão da privacidade/controlo local?

Tens zonas para além das divisões (por exemplo, metade da sala apenas). E tens controlo sobre o mapa (consegues saber as coordenadas dos pontos e guardar locais).

E a privacidade. Mais do que privacidade é ter controlo sobre o que é teu. Até ver estou satisfeito, embora tenha usado durantes uns meses sem problemas o original. Perdi alguns WAF (enganei-me em cima) mas acho que os vou ganhar no long-run.

2 Curtiram

@Joao_Carreira, o que são WAFs?

Wife Approval Factor :slight_smile:

2 Curtiram

Bom topico :wink:
Tenho o S50 com firmware original integrado assim:

vacuum:
  - platform: xiaomi_miio
    host: xxxxxx
    token: xxxxxx

O que não disponibiliza o serviço:

Service xiaomi_miio.vacuum_clean_zone

Start the cleaning operation in the areas selected for the number of repeats indicated.

Service data attribute Optional Description
entity_id no Only act on a specific robot
zone no List of zones. Each zone is an array of 4 integer value. Example: [[23510,25311,25110,26361]]
repeats no Number of cleaning repeats for each zone between 1 and 3.

Reparei que usas um serviço “app_segment_clean”. Como fizeste a tua integração para ter este serviço ?

service_data = { "entity_id": entity_id, "command": "app_segment_clean", "params": vaccum_room_param } 

Obrigado :wink:

Olá,

Obrigado :wink:

Tens a versão do firmware com o mapa dividido por divisões? Este tutorial só faz sentido de tiveres essa divisão.

Caso tenhas esse app_segment_clean vai mandar limpar uma dessas “zona/room”.

Sim… fiz upgrade do firmware recentemente da versão que permite definir room’s. E já defini um e fiz restart ao HA… mas não me surge esse serviço para invocar no HA :\

Nem vai aparecer.

O serviço é vacuum.send_command como podes ver aqui:
hass.services.call('vacuum','send_command', service_data, False)

Tudo o resto são opções deste serviço.

Além disso precisas de correr este comando:
miiocli vacuum --ip <IP> --token <TOKEN> segment_clean [<id>]
com diferentes id para saberes quais são os ids das zonas que existem. É tentativa erro.

ok :wink: estava a ver mal. Obrigado João.

@Joao_Carreira porque usas o ifttt para comandos de voz? Eu tenho comandos de voz no HA para aspirar a casa por divisões e não usei o ifttt. Não é uma crítica mas perceber o porquê de usares esse caminho… Obrigado pela tua partilha.

Olá,

Sinceramente não via outra via de receber um parâmetro com o nome da divisão. Só se criasse uma rotina por divisão.

Mas de momento preciso de alternativas porque quero isto a funcionar em PT

OK. Eu realmente criei um script por divisão e depois uma rotina. Para já está a bombar em PT as br… Hihihihihi obrigado por partilhares essa info.

Dizes “Activar limpeza da sala?”

Tenho de fazer isso talvez. Descobri que com scripts ts consigo dizer muita coisa em PT e tenho deixado o inglês de lado. Até porque duas línguas só leva a senhora a atrofiar se toda.

1 Curtiu

Tenho rotinas em que digo. Aspirar a sala. Aspirar a cozinha, ou até mesmo aspirar a casa. Tens aqui um tutorial meu com essa info… :wink:

Ajuda aqui a malta e mete o link :wink:

1 Curtiu

Mas isso funciona em PT. Porque as rotinas personalizadas só consegui em EN. Em brasileiro não funciona. Embora o que eu diga seja detectado.

Talvez as routinas tenham de ter um text específico. Daí o recuso ao ifttt.

Sim funciona. Tenho tudo em Pt-br a funcionar. É raro usar é um facto mas funciona.

Isso é batota :stuck_out_tongue:

Esse tipo de comandos já existem. Eu refiro me a novos que tu personalizas. Esses só consigo em EN

Tens razão, amanha faço um com comandos personalizados do aspirador.
Depois partilho aqui.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade